The Thing About Pam

O caso Betsy Faria

Quando sua melhor amiga, Betsy Faria (Katy Mixon) é encontrada morta em casa, vitimada por cinquenta e cinco facadas, Pam Hupp (Renée Zellweger) é a primeira a se oferecer para ajudar a polícia a investigar o caso. Ela acusa Russ (Glenn Fleshler), o marido de Betsy, de ser violento e dá a entender que ele pode ter cometido o crime.

Russ rapidamente é preso e contrata Joel Schwartz (Josh Duhamel) como advogado, que descobre algumas falhas no álibi de Pam e que Betsy tinha mudado recentemente seu seguro de vida para o nome de Pam. Joel e Russ então, tentam provar a inocência de Russ, enfrentando um sistema que está claramente contra ele. The Thing About Pam é inspirado em um caso real.

Renée Zellweger como Pam Hupp em The Thing About Pam
Renée Zellweger como Pam Hupp

Pam Hupp

The Thing About Pam segue a mesma lógica de séries como The Dropout e The Girl from Plainville, onde acompanhamos protagonistas feministas que não são inocentes, e o interesse é justamente tentar entender o que passa na cabeça dessa mulheres, embora nem sempre seja possível. Quando a série começa, não sabemos quem é o assassino de Betsy Faria, que é morta no primeiro episódio, mas é impossível não notar o comportamento estranho de Pam.

E Pam é uma personagem muito interessante porque ela tem muitos lados e porque em vários momentos ela demonstra ser quase uma atriz, ela se comporta de maneira diferente com cada pessoa que ela conversa. Pam Hubb é uma mulher de classe média alta, casada e mãe de dois filhos, então ninguém desconfia dela, ela se mistura perfeitamente na comunidade, sendo, inclusive, muito gentil e sempre ajudando sua melhor amiga, Betsy, que está com um câncer terminal, levando e buscando Betsy na quimioterapia todos os dias. Por tudo isso, parece impossível que Pam tenha alguma coisa a ver com a morte brutal de Betsy, e a polícia rapidamente a toma como fonte, e Pam não se intimida ao insinuar que o casamento de Betsy e Russ não andava bem e que ele era um homem violento.

A série retrata um crime real
A série retrata um crime real

O telespectador, que acompanha Pam em todos os momentos, começa a duvidar de suas boas intenções, porque em alguns momentos ela demonstra quem ela realmente é. Ao mesmo tempo, acompanhamos a investigação de Joel Schwartz, o advogado de Russ, que começa, aos poucos, a descobrir as mentiras de Pam.

Todos contra Russ

A série também constrói o ambiente onde esses personagens vivem, e mostra como tudo parece funcionar a favor de Pam. Isso se dá por vários motivos, mas o primeiro deles é o fato de que Pam não parece ser uma pessoa suspeita, muito pelo contrário, ela parece uma mãe, esposa e amiga exemplar. Em contrapartida, Russ logo é taxado como suspeito, porque o primeiro suspeito é sempre o marido, além do mais, ele é um homem grande e forte, que desperta a desconfiança de Pam.

Mas os problemas de Russ não são só esses, Leah Askey (Judy Greer), a procuradora responsável pelo caso, está convencida de que Russ é o culpado do assassinato de Betsy, e tem até ignorado deliberadamente algumas das provas as quais ela tem acesso.

A série The Thing About Pam tem um tom irônico
A série tem um tom irônico

Em determinado momento da série, até as filhas de Russ e Betsy, Mariah (Gideon Adlon) e Lily (Olivia Luccardi), estão contra ele e muito próximas de Pam. The Thing About Pam deixa claro como Pam passou tanto tempo fazendo o que bem queria, sem despertar suspeitas.

Aspectos técnicos de The Thing About Pam

The Thing About Pam é inspirada em um caso real, mas ela é diferente de outras séries nesse estilo, talvez porque o caso de Betsy seja um caso tão maluco e tão bizarro, que seja necessário narrá-lo de outra maneira. A série tem um tom de ironia que se dá não só nas atitudes estranhíssimas de Pam, mas também na narração em terceira pessoa que segue a protagonista o tempo todo.

A série também é narrada como um programa de crime sensacionalista, comum na televisão americana, o que funciona muito bem dentro do tema. O resultado é uma série sobre crimes reais diferente, mas que não tem o tom de drama, de terror ou de suspense, pois tudo aqui é meio tragicômico.

The Thing About Pam se diferencia de outras séries de true crime
The Thing About Pam se diferencia de outras séries de true crime

A atração também ganha muito com seu elenco, e embora Josh Duhamel, Judy Greer e Glenn Fleshler estejam ótimos em seus papeis, o grande destaque é de Renée Zellweger, que não só está muito parecida com Pam Hubb, através de maquiagem e algumas próteses corporais, como também incorpora perfeitamente essa personagem bizarra e ao mesmo tempo odiosa.

The Thing About Pam tem uma abordagem leve do crime, a plateia não vê nenhuma cena de morte de fato, apenas fica sabendo o que aconteceu pelos diálogos e pela narração, ainda que o crime tenha sido brutal. Os episódios são empolgantes e, por isso, difíceis de largar. A série segue a onda de true crime que vem varrendo o audiovisual, mas é diferente de outras produções do subgênero em função de seu formato.

The Thing About Pam retrata um crime terrível, mas encontra a sua força quando consegue misturar o tom dos programas de true crime com ironia, se tornando assim uma atração original e que prende a atenção rapidamente.

The Thing About Pam

Nome Original: The Thing About Pam
Elenco: Renée Zellweger, Josh Duhamel, Judy Greer, Gideon Adlon, Sean Bridgers
Gênero: Drama, Policial, Biografia
Produtora: Big Picture Co.
Disponível: Star Plus
Botão Voltar ao topo
Fechar