A Justiceira, ação com Jennifer Garner

Riley North (Jennifer Garner) tinha uma vida tranquila no subúrbio, ao lado de seu marido, Chris (Jeff Hephner), e de sua filha, Carly (Cailey Fleming). Na noite do aniversário de dez anos da menina, Riley presencia o assassinato de sua família. Apesar de seu testemunho, os criminosos são inocentados. Assim, consumida pelo desejo de justiça – não cumprida pelo sistema corrupto de policiais e juízes –, ela transforma sua raiva em motivação pessoal. Durante anos escondida, aperfeiçoa sua mente, corpo e espírito para se tornar “A Justiceira”.

A família reunida antes da tragédia
A família reunida antes da tragédia

A Justiceira

O filme começa com Riley lutando com um homem dentro de um carro. Assim que o rende, ela diz: “Você não se lembra de mim?”. Conhecemos então, a Justiceira, uma mulher que vive em um bairro de periferia e que faz justiça com as próprias mãos. Quando duas crianças do bairro deixam um presente para ela em sua van, somos transportados ao flashback que mostra o que aconteceu com sua família.

Era aniversário da filha, e ninguém tinha ido à sua festinha. O marido tinha acabado de cancelar um esquema de roubo. Os três foram ao parque curtir a noite. Porém, o traficante que seria roubado por Chris e um colega ficou sabendo dos planos e mandou matar os infelizes. Assim, Riley presencia a morte do marido e da filha, sendo atingida também.

Grafite no bairro em que Riley North vive
Grafite no bairro em que Riley North vive

Não existe justiça

Após sair de um coma, Riley identifica os suspeitos e participa do julgamento. Porém, o sistema é corrupto. Os bandidos são soltos, o juiz parece comprado e ela é encaminhada para um programa de saúde mental. Obviamente, ela consegue fugir e a partir daí, se transforma na justiceira.

Logo que se uniu ao projeto, Garner iniciou um treinamento intensivo de fortalecimento corporal e desenvolvimento de habilidades. Diariamente, durante horas, a atriz dedicou seu tempo a aulas de boxe, krav maga, musculação, condicionamento físico e dança. “Eu cresci como dançarina e acho que é por isso que a ação faz tanto sentido para mim, é tudo coreografado e usando um método baseado na dança, que funciona muito bem para as cenas de luta”, explica Garner.

Ela não vai deixar ninguém passar
Ela não vai deixar ninguém passar

É ação que vocês querem?

Além do condicionamento físico, ela passou um tempo com os membros da marinha americana para melhorar suas técnicas táticas e de manuseio de armas. “Eu tinha uma compreensão básica de como usar uma arma e trocar a munição, mas já fazia muito tempo”, conta a atriz, que aprendeu a manejar armas para seu papel em O Reino, de 2007.

A Justiceira é um filme completo de ação. Tem armas, bombas, perseguições, mortes elaboradas. O roteiro não fica devendo referente ao passado de Riley e sua família. Porém, há alguns clichês, normal. Como o momento de identificar os suspeitos, que pareceu muito fácil, visto que todos eles tinham tatuagens no rosto. Há também a conspiração para que Riley não saia sem enlouquecer dessa história, onde o juiz é comprado, o advogado tenta comprá-la, etc.

Jennifer Garner é Riley North
Jennifer Garner é Riley North

Mas é claro que nossa protagonista é mais forte que tudo isso e nos entrega uma atuação forte. Mesmo com os clichês, o filme não é ruim, só é mais do mesmo. Lembrou aquele Desejo de Matar com Bruce Willis (2018) ou com Charles Bronson (1974). Afinal, vingar a morte da família a qualquer custo é uma premissa bem explorada no cinema.

Jennifer trabalhou em conjunto com sua dublê, Shauna Duggins, que a apoiou em tudo. Garner conta: “Shauna tem sido minha dublê há quase vinte anos e é uma das minhas amigas mais próximas. A menos que a cena seja um atropelamento ou cair das escadas, o que ela nunca me deixaria fazer, ela ficou ao meu lado dando instruções e me ajudando a fazer todas as coisas malucas. Então o que será visto na tela sou realmente eu. Espero que o público pegue um grande balde de pipoca no cinema e aproveite”.

A Justiceira

Nome original: Peppermint

Elenco: Jennifer Garner, John Gallagher Jr., John Ortiz, Juan Pablo Raba, Annie Ilonzeh, Jeff Hephner

Direção: Pierre Morel

Gênero: Ação, Drama, Thriller

Produtora: Huayi Brothers, Lakeshore Entertainment, STXfilms

Distribuição: Diamond Films

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar