A Vida em Si, um drama multi-geracional
A Vida em Si é uma história de amor memorável. Dividido em capítulos, em cada um deles conhecemos alguém que é essencial para a vida de outra pessoa.
Capítulo 1 – O Herói
Will (Oscar Isaac) nos introduz à sua história por meio da narração de Samuel L. Jackson fazendo papel dele mesmo. Assim, o que poderia ser uma comédia, num piscar de olhos se transforma em tragédia. Nos vemos então na sala da analista de Will. A Drª. Cait Morris é interpretada por Annette Bening. Através das sessões de psicoterapia, Will nos conta sobre seu último relacionamento, o namoro e o casamento com Abby (Olivia Wilde).
Já no trailer podemos perceber o amor que este rapaz sente pela moça. E podemos sentir também o tamanho das emoções que o filme quer passar. À medida que Abby e Will vão do romance universitário ao casamento e ao nascimento do primeiro filho, reviravoltas inesperadas criam reverberações que ecoam por diferentes continentes e vidas. O filme apresenta afinal, uma história multigeracional marcada por uma tragédia familiar, mas rodeada de calor e esperança.
Capítulo 2 – Dylan Dempey
Dylan (Olivia Cooke) não tem esse nome por acaso. Pois sua mãe sempre foi apaixonada pelo cantor Bob Dylan. Não tinha como não dar seu nome à sua filha. Porém, Dylan nasce e vive em meio à tragédias. Então não é à toa que ela se torna uma “bad ass girl“. Se veste com roupas escuras. Canta músicas tristes e pesadas em uma banda em bares underground. Mas carrega consigo uma grande tristeza.
O filme é embalado pela música Make You Feel My Love do álbum de 1997 de Bob Dylan, Time Out of Mind. Esta canção foi regravada por diversos artistas e teve grande repercussão comercial com eles também. Entre os cantores que lançaram covers dessa música estão Adele, Garth Brooks, Bryan Ferry e Kelly Clarkson.
Capítulo 3 – A Família Gonzalez
Nesta parte de A Vida em Si, vamos para o sul da Espanha conhecer um rapaz que trabalha colhendo azeitonas. Ele é Javier (Sergio Peris-Mencheta) empregado do Sr. Saccione (Antonio Banderas). Sua história se passa então, alguns anos antes dos capítulos anteriores.
A ideia aqui é entender como se formou a família de Javier com Isabel (Laia Costa); como seu patrão acabou entrando em sua vida; e posteriormente na vida de seu filho, Rodrigo (Àlex Monner). Além disso, Rodrigo dá nome ao capítulo 4 do filme e da sua conclusão: todos somos parte de uma grande história.
A Vida em Si
Tanto quanto os relacionamentos são românticos e apaixonados, eles não vêm sem luta. “A vida em si nos prega peças. Ela nos induz a erros. Pinta um homem como herói, quando pode muito bem ser um vilão”, relata Olivia Wilde.
Portanto, é um tanto difícil dizer como a história de cada personagem se relacionará sem dar spoilers. Mas é certo que a emoção permeará toda narrativa. “Este filme aborda grandes perdas, grandes tragédias, grandes amores, grandes momentos. É como um romance maior do que a vida, que você segue geração após geração”, afirma Dan Fogelman, diretor da obra.
Curiosidades
O roteiro de A Vida em Si foi destaque na famosa “Black List” de Hollywood em 2016. Esta lista traz os melhores roteiros em busca de um produtor.
Enquanto escrevia o roteiro, Dan Fogelman ouvia o já mencionado álbum de Bob Dylan. Principalmente a música Love Sick, que abre o filme. Escrito após o divórcio do cantor de sua segunda esposa, este álbum duplo fala de amor e luto com melancolia.
A Vida em Si é o segundo longa do diretor. Ele ficou famoso pelo roteiro de Amor a Toda Prova e como criador e apresentador da série de sucesso This Is Us. A Vida em Si entra em cartaz no dia 06 de dezembro.
https://www.youtube.com/watch?v=jizKmpTxc_U&feature=youtu.be