Temporada, a vida na periferia de Minas Gerais
Em Temporada, Juliana (Grace Passô) acaba de se mudar para uma cidade pequena em Belo Horizonte para trabalhar no combate a endemias na região. Ela deixou seu marido em Itaúna e ainda espera noticias dele. No seu novo trabalho ela vai enfrentar as dificuldades do ofício e conhecer pessoas novas, além de entender que a sua relação com seu marido já não é mais a mesma.
Temporada é o o novo filme de André Novais Oliveira.
A realidade
Temporada é um filme um tanto diferente do que estamos acostumados a ver. Ele não tem nenhum grande ponto de virada. Se preocupa mais em retratar o dia a dia de Juliana.
Isso pode fazer parecer que o filme é parado, mas não é o caso. É obvio que Temporada não é um filme de ação, repleto de acontecimentos, mas ele deixa o espectador sempre à espera de que algo vá acontecer, e por isso, prende. Também é por isso que o filme soa realista.
O que fortalece ainda mais a impressão de realidade é que nada no filme é glamourizado. Sejam os figurinos, que parecem muito com roupas que qualquer um de nós usaria no dia a dia; seja a locação, que é basicamente a cidade onde a trama se passa; seja o elenco, que são pessoas comuns, que lembram pessoas que encontramos na nossa vida. Uma parte do elenco, inclusive é composta de não atores.
Assim, todos esses aspectos dão um ar realista a Temporada, que faz com que o filme em determinados momentos, lembre um documentário.
Pessoas que normalmente não são retratadas
Outro diferencial do filme é que ele dá vozes às pessoas que o público não está acostumado a ver. Juliana é uma mulher negra, que vive e trabalha na periferia de Contagem. Ela lida diariamente com a sujeira e o descaso dos outros.
Em quantos filmes já vimos uma personagem como essa?
Leia aqui a crítica de Rasga Coração
Justamente por isso, a personagem é extremamente real e é muito fácil de reconhecer aspectos do seu comportamento e da sua atitude em pessoas que conhecemos.
É ótimo ver um filme que retrata uma personagem que, embora extremamente realista, não é muito vista na mídia. Em muitos casos, é inclusive, ignorada.
O filme também toca bem de leve no tema do racismo, e embora essa ideia não seja explorada com profundidade, ela está presente na trama.
Solidão
Temporada também é um filme que fala sobre solidão. Juliana acaba de chegar em uma nova cidade, onde não conhece quase ninguém. Ela espera o marido que nunca sequer responde suas mensagens. Então é natural que ela se sinta sozinha.
Entre os desafios que Juliana tem que enfrentar estão a tentativa de fazer novas amizades em Contagem. Embora ela consiga fazer isso, na maioria das cenas Juliana está sozinha, seja no trabalho, seja em casa.
Mas o longa também é sobre como Juliana enfrenta e aprende e a conviver com a solidão.
O elenco de Temporada
Este não é um filme que possui um elenco com grande nomes famosos, muito pelo contrário. A produção até se utiliza de não atores.
O destaque é claro, é de Grace Passô, que interpreta a protagonista Juliana. Grace tem experiência no teatro e aceitou o papel, pois também cresceu em Belo Horizonte e conseguiu ver muito da sua história no roteiro.
A atuação de Grace, como todo o filme, é natural e realista.
Temporada pode não ser um filme comum, com o qual o público já está acostumado, mas por outro lado mostra uma realidade que não vemos sempre no cinema, e consegue prender o espectador na vida de sua protagonista.