The Commitments – Loucos Pela Fama, 1991
Mais um musical de Alan Parker
The Commitments – Loucos Pela Fama é um filme de 1991, dirigido por Alan Parker (Fama e Evita), baseado em um livro de Roddy Doyle.
Jimmy Rabbitte (Robert Arkins) é um jovem de 21 anos, que vive em Dublin e sonha em empresariar uma banda de soul. Ele então, começa a fazer testes para encontrar músicos e acaba contratando músicos inexperientes. No entanto, a banda acaba fazendo um certo sucesso e começa a marcar shows. Mas, naturalmente que o sucesso vem junto a outros problemas…
Ponto de vista diferente
Existem diversos filmes que falam sobre bandas ficcionais, sejam eles musicais (como The Wonders – O Sonho Não Acabou) ou não (como Quase Famosos), mas tem alguns aspectos que tornam a banda de The Commitments – Loucos Pela Fama diferente da maioria das bandas ficcionais já criadas.
O primeiro aspecto é que a banda desse filme é de soul irlandesa, o que já a diferencia de outras bandas, que geralmente são americanas e de rock. O fato do filme se passar na Irlanda também implica que vamos conhecer um pouco da situação do país, o que nem sempre vemos em filmes.
The Commitments também tem uma formação um tanto quanto difusa da que estamos acostumados. A banda tem muito mais integrantes, o que dá ao filme uma quantidade maior de personagens. Assim, dá ao público mais histórias para acompanhar. Claro que temos protagonistas que aparecem mais e pessoas que não ganham tanto destaque na trama. Mas a ideia é que possamos assistir a um pouco da vida de cada um.
Outro aspecto que torna esse filme diferente é que o seu protagonista, Jimmy, deseja ser empresário. Geralmente é o líder da banda ou vocalista que resolve juntar os membros. Mas neste filme, quem faz isso é Jimmy, o que dá ao espectador uma visão um pouco diferente e que geralmente não recebe muito foco.
Trajetória de uma banda
The Commitments – Loucos Pela Fama também narra a trajetória da banda, que também é interessante. Ao longo do filme, começamos a acompanhar outros personagens além de Jimmy, e nos envolvemos com suas histórias pessoais.
Além disso, acompanhamos os sucessos da banda e naturalmente passamos a torcer por ela. Mas com a fama também surgem problemas como divisão de dinheiro, briga de egos, ciúmes e até relacionamentos e amizades que começam a se desfazer. Nesse aspecto, o filme pode dialogar com a história de qualquer outra banda.
O filme também fala sobre a relação das pessoas de uma maneira geral, afinal, nós também nos relacionamos dentro de um grupo de amigos, onde brigamos, criamos laços, amizades, nos apaixonamos e assim por diante. O filme mostra que uma banda, por maior que seja, não deixa de ser um grupo de amigos.
Aspectos técnicos
O musical é uma produção relativamente simples. Ele se escora bastante no seu roteiro, que por sua vez é inspirado em um livro. O filme tem bons personagens que são bem escritos e bem desenvolvidos. De uma certa maneira, o filme lembra Fama, outro musical do mesmo diretor, que também acompanha diversos jovens enquanto eles tentam ter sucesso em carreiras artísticas.
Outro ponto alto do filme é, claro, a sua trilha sonora. Não há músicas compostas exclusivamente para o filme. O supervisor musical Marq Roswell passou meses escolhendo músicas que poderiam ser usadas no filme. Depois, ele e o diretor foram filtrando até chegarem na trilha sonora.
24 dessas músicas são interpretadas pelos atores em cena, geralmente em momentos de apresentações e shows da banda. Entre as músicas presentes na trilha sonora estão Mustang Sally, Chain Of Fools, Destination Anywhere, Try a Little Tenderness, In The Midnight Hour e Bye Bye Baby.
O legado de The Commitments – Loucos Pela Fama
Embora o filme não tenha feito muito barulho na época do seu lançamento, o musical acabou ganhando um ar de filme cult com o tempo e hoje tem diversos fãs. Ele é considerado por muitas pessoas um dos melhores filmes irlandeses já produzidos.
Diversos atores do filme seguiram carreira na música. Entre eles, Maria Doyle Kennedy e até a banda The Corrs, que fez pequenas participações no filme. Com sua popularidade posterior, as vendas do livro de Roddy Doyle também aumentaram.
The Commitments só chegou ao teatro em 2013, no West End. A peça depois fez um tour pelo Reino e Unido e pela Irlanda em 2017.
The Commitments – Loucos Pela Fama conta a história de uma banda amadora em busca de sucesso, ao mesmo tempo que fala sobre a própria vida.