Sobre Rodas, uma aventura pelo interior

Sobre Rodas é o primeiro longa de Mauro D’Addio e já foi eleito o melhor filme no TIFF Kids – Festival de Toronto (Canadá), no Chicago International Children’s Film Festival (EUA) e na Mostra Geração, no Festival do Rio.

O filme conta a história de Lucas (Cauã Martins), de 13 anos, que volta para a escola depois de um acidente que o deixou sem movimento nas pernas. Lá, ele conhece Laís (Lara Boldorini), também com 13 anos, e juntos partem por estradas de terra interioranas em busca do pai que a menina nunca conheceu. Nesta aventura, eles certamente acabam conhecendo melhor um ao outro.

Laís e Lucas na escola em Sobre Rodas
Laís e Lucas na escola

Os protagonistas

Lucas já não era muito popular. Seus amigos o chamavam de BV (boca virgem) e geralmente o deixavam de lado no futebol. Ou seja, não passavam muito a bola para o garoto. Contudo, num momento de empolgação, Lucas marca um gol, a bola corre para a estrada e ele dá de cara com um caminhão. O resultado: cadeira de rodas e mau humor eterno.

Já Laís é uma garota sempre contente e que conhece todos da cidade de interior onde mora. Ela ajuda sua mãe a vender bolo e café para os caminhoneiros. E também ajuda Seu Cesar (Arthur Kohl) a paquerar sua avó. A única mancha na história de Laís é a ausência do pai. A foto que ela tem dos dois teve o rosto do pai rasgado pela mãe. Decerto, um claro sinal de que coisa boa ele não aprontou.

Os pais de Lucas são atenciosos e fazem de tudo para ver o menino feliz. O último presente que o garoto ganhou foi um triciclo motorizado. Uma espécie de motor que se acopla na cadeira de rodas fazendo com que ela quase vire uma moto. Lucas não dá bola pro presente, pois se sente infeliz com a situação. Mas quando Laís propõe que eles saiam pela estrada à procura de seu pai, Lucas se lembra do presente e descobre que ele pode ser muito útil!

Lucas e Laís fazem paradas pelo caminho em busca do pai da menina em Sobre Rodas
Lucas e Laís fazem paradas pelo caminho em busca do pai da menina

Sobre Rodas

O filme nasceu de um desejo de movimento, de viagem, de navegar a vida e descobrir o mundo. Queria contar a história desse momento de passagem da infância para a adolescência, esse momento belo e tumultuado de nossas vidas, quando saímos da ‘concha’, fazemos amigos, nos apaixonamos“, conta Mauro, que também assina o roteiro.

Sobre Rodas é um filme sensível que traz à tona uma porção de questões para refletir. A primeira delas, claro, é a questão da mobilidade e da acessibilidade. Lucas enfrenta muitas dificuldades por todo lugar que passa. Seja na escola, como em paradas pela estrada, as escadas e degraus estão sempre presentes em sua vida. Outra questão igualmente importante é o pai ausente, uma grande constante no Brasil. Laís não conhece seu pai não só por ele ser caminhoneiro, mas por ser um homem que não cria raízes e sai mundo afora fazendo filhos.

Cauã Martins, Lara Boldorini e Mauro D'Addio falam sobre o filme Sobre Rodas
Cauã Martins, Lara Boldorini e Mauro D’Addio falam sobre o filme Sobre Rodas

Além disso, o filme nos traz também o protagonismo juvenil, onde essas “crianças” fazem sua própria história. Nada de vitimismo por aqui. A ideia é ser protagonista de sua própria vida. Ou seja, nunca deixar a peteca cair, seguir em frente e conquistar seus sonhos. Não posso deixar de mencionar o fato de Sobre Rodas ter muitas mulheres fortes em cena. Laís, que vem de uma família primordialmente feminina, mora com a mãe e a avó. Nenhuma delas depende de homem para seguir sua vida.

O elenco e equipe

O elenco todo está muito bem em seus papeis. Mas o destaque, é claro, vai para a dupla protagonista. A participação mais do que especial de Arthur Kohl traz o diálogo com os jovens pais, que podem ter acompanhado a carreira de Arthur na TV Cultura. Assim como eu, vão sentir um conforto nostálgico no coração ao vê-lo em cena.

Arthur Kohl é Seu César, caminhoneiro que paquera a avó de Laís em Sobre Rodas
Arthur Kohl é Seu César, caminhoneiro que paquera a avó de Laís

Produzido pela Klaxon Cultura Audiovisual e Hora Mágica Filmes, Sobre Rodas já foi selecionado para mais de 20 festivais ao redor do mundo e lançado na Romênia e na Bélgica. No Brasil, o filme foi exibido nas mostras infantojuvenis dos festivais de Gramado, Rio, Brasília, CineBH, Tiradentes, Panorama Coisa de Cinema e FICI.

Sobre Rodas é um filme brasileiro que olha com admiração e cuidado para as relações humanas. Tem dinâmicas familiares, construção de amizades e de amores, conflitos e amadurecimento. Super fofo, Sobre Rodas entra em cartaz dia 14 de março! Assistam!

Sobre Rodas

Nome Original: Sobre Rodas
Direção: Mauro D'Addio
Elenco: Lara Boldorini, Cauã Martins, Arthur Kohl, Georgina Castro, Marcio Magno
Gênero: Aventura, Drama, Família
Produtora: Klaxon Cultura Audiovisual e Hora Mágica Filmes
Distribuidora: Klaxon Cultura Audiovisual
Ano de Lançamento: 2017
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar