A Camareira, retrato do contraste de mundos

A Camareira conta a história de Eve (Gabriela Cartol) que trabalha em um hotel de luxo na cidade do México. Enquanto limpa os quartos e resolve problemas, Eve sonha em um dia ter uma vida melhor, como a das pessoas que se hospedam no seu local de trabalho.

A personagem principal de A Camareira é Eve, mas o filme também fala sobre os hóspedes que usam os quartos que Eve limpa. É nesse contexto que Eve (e, automaticamente, os espectadores) vê de tudo que é possível e imaginável.

Eve, a camareira
Eve

O filme também fala sobre os hábitos que as pessoas têm quando estão sozinhas e de como cada um é diferente em casa (ou no quarto de hotel) e na rua. Eve limpa o quarto de pessoas diferentes, com ideias diferentes e que se organizam (ou não se organizam) de maneiras diferentes. O que é interessante nessa ideia é que o filme mostra que pessoas são diferentes e tem hábitos diferentes, mesmo que escondam isso da maioria das pessoas.

A Camareira – Sonhos, desejo e inveja

No entanto o grande tema do longa é, além da rotina de Eve, o desejo dela de ser como as pessoas que frequentam o hotel. Quanto mais Eve limpa os quartos e fica conhecendo a intimidade das pessoas, mais ela deseja ser uma delas.

O filme acompanha o dia a dia de Eve
O filme acompanha o dia a dia de Eve

Nesse sentido, a trama não fala só de Eve e da sua situação específica, mas também traz uma crítica social, que faz sentido na maioria dos países. Eve é uma mulher pobre que precisa aceitar um subemprego para se sustentar. Enquanto isso, as pessoas no hotel sempre parecem ter uma vida muito mais fácil e muito melhor que a dela.

Eve então se esforça e trabalha com mais afinco sempre visando a vida que ela tanto deseja, mas parece nunca conseguir o que os outros tem. Claro que a inveja de Eve é um dos temas do filme, mas mais do que isso, o filme parece querer dizer que a vida não é fácil e raramente é justa.

Eve deseja mudar de vida
Eve deseja mudar de vida

Aspectos técnicos

A Camareira é um filme que se foca bem mais no roteiro do que na produção, mesmo porque a trama do longa é bem mais importante do que seus efeitos. O roteiro por si só não é complexo, mas funciona e apresenta ao público não só Eve, como um grande número de personagens, como os hóspedes e os funcionários do hotel.

O filme se passa basicamente no hotel em que Eve trabalha, quase como se a personagem não existisse fora dali. Naturalmente, o hotel é bem caracterizado, o que ajuda a colocar o espectador dentro da trama. O longa apresenta cenas mais puxadas para os tons escuros quando mostra os lugares que são restritos a Eve e os outros funcionários do hotel e tons mais claros quando mostra os lugares que apenas os hóspedes podem aproveitar, ressaltando bem essa diferença que existe entre a vida que Eve tem e a vida que ela deseja.

O filme A Camareira fala sobre injustiça social
O filme fala sobre injustiça social

Eve é a protagonista e a personagem que mais se destaca, por isso a atuação de Gabriela Cartol chama a atenção. Ela carrega o filme nas costas devido a importância de sua personagem e se sai muito bem no papel.

A Camareira é um filme que quer falar sobre injustiça social e usa a vida de Eve, uma camareira, para tal. O filme entra em cartaz no dia 14 de novembro.

A Camareira

Nome Original: La camarista
Direção: Lila Avilés
Elenco: Gabriela Cartol, Teresa Sánchez, Agustina Quinci, Alan Uribe
Gênero: Drama
Produtora: Foprocine
Distribuidora: Supo Mungam Films
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar