A Caminho de Casa, a relação de um cachorro e seu dono

Em A Caminho de Casa, a cachorrinha Bella (dublada por Bryce Dallas Howard) vive em harmonia com seu dono Lucas (Jonah Hauer-King) e a mãe dele (Ashley Judd). Até que um dia o controle de animais, a considerando um pitbull, determina que ela deve ser levada a um abrigo. Lucas então manda Bella para a casa dos tios de sua namorada, Olivia (Alexandra Shipp) até que ele resolva a situação.

Bella, por sua vez, decide sair numa jornada em busca de Lucas, onde ela vai encontrar diversas pessoas especiais, mas também muitos perigos.

Ponto de vista de Bella

A Caminho de Casa é narrado do ponto de vista de Bella. Desde as primeiras cenas, quando descobrimos onde ela nasceu, quem nos conta a história é a cachorrinha.

A cachorrinha Bella em A Caminho de Casa
A cachorrinha Bella

Existem muitos pontos interessantes nessa técnica, o que deixa o filme mais divertido. Primeiro podemos reparar o quanto a maneira de falar e o vocabulário de Bella vão mudando conforme ela vai crescendo e superando obstáculos. E segundo, é que o público pode ver o mundo pelos olhos de um cachorro.

É muito divertido ouvir o que Bella tem a dizer sobre as brincadeiras que ela e Lucas fazem ou ainda sobre as broncas que ela leva, mas que na sua visão são brincadeiras também. E nos momentos em que Bella procura seu dono, podemos ver todo o amor que ela sente em relação a Lucas.

Humanos e cachorros

A Caminho de Casa também é uma verdadeira aula sobre a relação entre cachorros e seus donos. O filme desmente a ideia de que os humanos escolhem seus cachorros, pois é Bella quem escolhe Lucas. E a partir desse momento, acompanhamos a enorme dedicação e o enorme amor que Bella sente por ele.

Durante sua jornada, Bella encontra diversos personagens a caminho de casa
Durante sua jornada, Bella encontra diversos personagens

Bella também é uma ótima ajuda para a mãe de Lucas, uma veterana de guerra que está deprimida. Como acompanhamos o filme do ponto de vista da cachorrinha, sabemos que ela percebe que precisa tanto de seus donos quanto eles precisam dela.

E se o amor que Bella sente por seus donos é retribuído, o filme mostra casos diferentes, como o de um homem que a cachorrinha encontra pelo caminho que não liga para o seu cachorro Dutch, embora Dutch seja tão dedicado ao seu dono quanto Bella é aos seus. Ao longo da jornada, Bella encontra diversas outras pessoas e animais que se envolvem na sua história e que a ajudam ou a atrapalham.

Bryce Dallas Howard dá voz a Bella
Bryce Dallas Howard dá voz a Bella

Aspectos técnicos de A Caminho de Casa

O filme é relativamente bem produzido. Muitos dos animais que aparecem são bonitinhos e perfeitos para fazer a plateia se apaixonar, inclusive a protagonista Bella. Incomoda um pouco, no entanto, as cenas que usam de efeitos especiais para retratar os animais. Seja porque eles aparecem fazendo coisas que um animal adestrado não faria, seja porque a cena em questão retrata algum animal selvagem.

As atuações são boas, mas não chamam atenção especialmente, mesmo porque não tem muito tempo em cena. A dublagem de Bryce Dallas Howard, por sua vez, é bem expressiva e divertida. O filme é bonitinho, mas não existe grande preocupação em relação ao roteiro, que é bem simples e lembra em muitos aspectos o filme A Incrível Jornada. Por outro lado, não parece ser a intenção dos criadores que o filme fosse muito complexo.

Bella e sua família
Bella e sua família

Um filme de animalzinho diferente

Sem dúvida nenhuma, o longa consegue emocionar, e certamente vai agradar as crianças. Por isso ele pode facilmente se encaixar na categoria de filme para a família.

A Caminho de Casa é um filme simples e até bobinho, mas que cumpre o papel que se propõe e que provavelmente vai agradar ao público alvo. Ele funciona como um bom entretenimento, mas não apresenta nada de novo. O filme entra em cartaz no dia 28 de fevereiro.

A Caminho de Casa

Nome Original: A Dog's Way Home
Elenco: Ashley Judd, Jonah Hauer-King, Edward James Olmos, Bryce Dallas Howard
Direção: Charles Martin Smith
Gênero: Aventura, Família
Produtora: Bona Film Group
Distribuidora: Sony Pictures
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar