A Máfia dos Tigres, muito mais surreal que a ficção

A Máfia dos Tigres é uma série documental que acompanha Joe Exotic, criador de animais selvagens, dono de um zoológico e apaixonado por grandes felinos, e sua rival Carole Baskin, também amante de felinos e que tem uma reserva de proteção aos animais e acusa Joe de abusar dos animais que ele tem. Até o dia em que Carole desaparece misteriosamente e a culpa recai sobre Joe.

A Máfia dos Tigres mal acabou de estrear na Netflix, mas já é uma febre. Isso porque a série retrata um acontecimento mais bizarro que o outro. Em alguns momentos, parece que estamos assistindo uma série de ficção, mas o que dá ainda mais potência é o fato de ser uma série documental.

Joe Exotic e um de seus tigres
Joe Exotic e um de seus tigres

A máfia dos tigres

Começamos acompanhando Joe Exotic, um homem apaixonado por grandes felinos, dono de um zoológico com os mais variados tipos de animais selvagens. Ele vende passeios onde o público pode tocar nos animais. Joe é gay assumido e tem dois maridos, bem mais jovens que ele.

O zoológico de Joe parece, a princípio, um paraíso na Terra. Ele parece um homem sem vergonha de assumir todos os seus gostos, por mais estranhos que sejam. Os dois maridos parecem dividir Joe sem reclamar e todos os funcionários do local parecem mais do que felizes de trabalharem lá.

Quando Carole Baskin aparece em cena é que as coisas começam a mudar. Carole também é uma apaixonada por felinos que mantém uma propriedade que resgata animais de zoológicos ou circos abusivos. Ela garante que Joe maltrata os animais de seu zoológico e quer retirá-los de lá. É nesse ponto que a série começa a se movimentar. Carole se torna a principal inimiga de Joe, até o momento em que ela desaparece e A Máfia dos Tigres vira uma série de investigação.

O documentário intercala cenas de entrevistas com cenas dos zoológicos
O documentário intercala cenas de entrevistas com cenas dos zoológicos

Investigação

A série, então, aposta em uma técnica muito parecida com a de outras séries investigativas como Making a Murder e The Staircase. Ela começa a investigar o sumiço de Carole e, enquanto faz isso, vai trazendo diversas outras questões que envolvem tanto Joe quanto Carole.

Os primeiros episódios são focados mais em Joe e ele é o mais é entrevistado. Depois, a série começa a entrevistar Carole e outros funcionários, que vão pouco a pouco contando outros pequenos detalhes. Antes de Carole sumir, Joe tinha de fato a ameaçado e jurado que ia matá-la. No entanto, o primeiro marido de Carole, que sustentava o abrigo para animais dela, desapareceu sem deixar vestígios, gerando um boato de que ela o teria matado e dado seu corpo para os tigres comerem.

Joe, por outro lado, é retratado como um homem que convence garotos mais novos de que eles são gays, e que enreda seus funcionários em uma fantasia, que os convence a trabalhar sem folgas e inclusive, correndo risco de vida. A Máfia dos Tigres vai desmontando pouco a pouco a ilha da fantasia de Joe – e de Carole – mostrando o tanto de absurdos que circundam todas as histórias que envolvem esses personagens.

Carole Baskin
Carole Baskin

Aspectos técnicos de A Máfia dos Tigres

Embora esta seja uma série que, na teoria, retrata um crime real, não é por isso que ela faz sucesso e nem é porque as pessoas estão interessadas em desvendar o crime apresentado, mas sim porque a história e os seus elementos são bizarros demais para sequer parecerem reais. Se A Máfia dos Tigres fosse uma série ficcional, provavelmente ela seria considerada absurda demais e ninguém levaria a sério.

Primeiro a série explora um mundo que só quem estava inserido conhecia, mas que é por si só, muito maluco. Assistimos Joe brincando, conversando e alimentando tigres como se eles fossem gatinhos, enquanto ele persegue mais tigres, por qualquer meio, sejam legais ou ilegais. Quando o público acha que ele é único no mundo, somos apresentados a Carole, que é tão obcecada por felinos quanto Joe, mas que posa como uma defensora dos animais.

A Máfia dos Tigres faz sucesso pelos seus elementos bizarros
A série faz sucesso pelos seus elementos bizarros

A série vai se tornando cada vez mais absurda. Como se não bastasse duas pessoas obcecadas por grandes felinos, os detalhes da vida de cada um deles, são ainda mais surreais, e envolvem coisas como casamentos a três, casos secretos, maridos desaparecidos, roubos em supermercados para alimentar os animais do zoológico, uma espécie de seita de apaixonados por felinos, suicídio e crimes.

Bizarrices

Outro ponto que pode explicar o sucesso da série é que ela tem uma trama que parece ficcional, com direito até a um protagonista (Joe) e uma antagonista (Carole), que eventualmente trocam de lugar. Os acontecimentos que vão sendo apresentados pouco a pouco, quase soam como aqueles roteiros absurdos introduzidos em séries com muitas temporadas e que já não tem mais o que explorar. A única diferença é que o que é retratado em A Máfia dos Tigres de fato aconteceu.

Em termos técnicos, a série é como um documentário clássico, ela apresenta entrevistas com todos os envolvidos no caso, entre eles, Joe, Carole, o marido de Carole, os maridos de Joe e diversos funcionários do zoológico de Joe, ao mesmo tempo que intercala as entrevistas com imagens do zoológico e da reserva de Carole.

Um dos animais do zoológico de Joe em A Máfia dos Tigres
Um dos animais do zoológico de Joe

Antes de entrar em contato com o mundo retratado por A Máfia dos Tigres tudo parece meio absurdo e até meio desinteressante, no entanto, assim que se começa a assistir, é impossível parar. A produção prende seu telespectador desde o primeiro episódio. Se no começo estamos nos divertindo com a excentricidade de Joe, no meio do caminho estamos cada vez mais chocados com o tanto de informação que vai surgindo.

A Máfia dos Tigres é uma série documental de investigação que conquista justamente pelo seu absurdo e porque tem nas suas mãos uma trama capaz de deixar o telespectador progressivamente chocado. A série está disponível na Netflix.

A Máfia dos Tigres | Trailer oficial | Netflix

A Máfia dos Tigres

Nome Original: Tiger King: Murder, Mayhem and Madness
Elenco: Joe Exotic, Carole Baskin
Gênero: Documentário
Produtora: Netflix
Disponível: Netflix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar