5 séries documentais sobre crimes reais

A curiosidade em relação a crimes reais é natural no ser humano, tanto que existem milhares de livros sobre o assunto. No Brasil, isso não é tão comum, mas nos Estados Unidos existe até uma sessão nas livrarias voltada para o assunto, chamada de “true crime”.

Em 2015, a Netflix lançou a série documental Making a Murderer, que foi maratonada a exaustão por boa parte dos assinantes e inclusive trouxe mais atenção ao caso de Steven Avery, retratado na série. Depois do sucesso de Making a Murderer, várias séries no mesmo estilo foram produzidas e ou compradas pelos serviços de streaming. Nessa lista, eu coloquei cinco série documentais sobre crimes reais dignas de maratona!

1- Making a Murderer (2015): Em 1985, Penny Beerntsen foi atacada e estuprada em uma praia em Lake Michigan. Ela reconheceu Steven Avery como o culpado pelo ataque e ele foi preso. Dez anos depois, outro homem foi preso e confessou o ataque a Penny e Avery foi solto.

O caso muda completamente de figura, quando, em 2005, a fotógrafa Teresa Halbach é dada como desaparecida e a última informação que se tem sobre ela é que ela encontraria Avery para fotografar um carro que ele estava vendendo. O corpo de Teresa, então, é encontrado dentro de um carro, na propriedade de Avery. A policia encontra o sangue de Avery no carro, o sobrinho dele diz que participou do assassinato de Teresa e Avery é mais uma vez enviado para prisão.

Making a Murderer é certamente a série mais famosa do gênero, e se dedica a investigar uma possível conspiração da polícia e consequentemente, fala sobre o sistema de justiça americano. Repleto de imagens de tribunais que mostram com clareza as provas a favor de Avery e a possível falsificação de evidências, Making a Murderer é uma série impossível de largar, mas recomendo que você assista já sabendo que algumas informações que poderiam prejudicar Avery não foram mostradas.

Steven Avery

 

2- The Jinx (2015): O caso mostrado em The Jinx é tão estranho, que parece facilmente tirado de um livro de suspense. Em 2001, um tronco humano foi encontrado boiando na Baia de Galveston. O tronco foi identificado como sendo de Morris Black. Quando a polícia começou a investigar, descobriu que Black era muito próximo de uma vizinha, que era surda-muda. A surpresa foi descobrir que a tal vizinha não era surda-muda e na verdade, era um homem chamado Robert Durst.

Quando a polícia se embrenhou na vida de Durst, descobriu que existiam vários outros mistérios bizarros onde ele estava envolvido, como o desaparecimento de sua esposa, Kathleen e a morte de sua melhor amiga, Susan Berman.

A série acompanha Durst e o espectador assiste diversos de seus depoimentos onde ele alega ser inocente, mas ser só extremamente azarado (daí o nome da série). A trama de The Jinx é muito interessante e intrincada e o final da temporada fez com que a polícia, de fato, reabrisse os casos de Kathleen e Susan.

Robert Durst

3- The Keepers (2017): Cathy Cesnik, uma jovem freira querida por todos, que trabalhava como professora em um colégio interno só para meninas, desaparece misteriosamente em uma noite. Alguns meses depois, seu corpo é encontrado no seu carro e como ninguém consegue resolver o assassinato, o caso é encerrado.

Em 2017, duas de suas ex-alunas resolvem investigar o caso e entram em contato com outras alunas do colégio interno, que relatam casos de abusos e estupros envolvendo os padres e membros da diretoria da escola e revelam que Cathy iria denunciar esses abusos.

A série intercala depoimentos de familiares de Cathy com os de suas ex-alunas e é pesadíssimo porque trata de pedofilia e abuso de poder dentro da igreja, mas também é extremamente interessante e arrepiante.

Os padres responsáveis pela diretoria do colégio interno

4- The Staircase (2004): Em 2001, o escritor Michael Peterson ligou para a emergência alegando que sua esposa, Kathleen tinha caído da escada e que estava inconsciente.

Kathleen então morre, e a polícia começa a desconfiar da história de Peterson, já que não só seu corpo estava em uma posição estranha, mas também tinha muito sangue na escada. Mais tarde, descobre-se um possível motivo para o crime: Kathleen teria descoberto e-mails que Michael havia trocado com outro homem, referentes a encontros sexuais. O caso dá outra reviravolta quando a polícia descobre que a mãe das duas filhas adotivas de Michael também foi encontrada morta no pé da escada, em 1985 e que Michael foi a última pessoa a estar com ela. The Staircase narra uma história surpreendente, assustadora e quase absurda. As teorias que circulam na internet, então, são mais absurdas ainda.

Embora a série seja extremamente viciante, é bom saber que os cinegrafistas foram contratados por Peterson e portanto, a série defende um lado bem claramente.

Michael Peterson e seu advogado

5- The Investigator: A British Crime Story (2016): Diferentemente das outras séries que eu citei aqui, The Investigator: A British Crime Story já tem duas temporadas e cada uma delas é focada em um caso diferente. Na primeira temporada, Mark Williams-Thomas investiga o desaparecimento de Carole Packman, mãe de família que, segundo seu marido, Russell, largou tudo, em 1985. Mais tarde, Russell chegou a confessar o assassinato da esposa, mas o corpo nunca foi encontrado e ele se recusa a falar sequer o que aconteceu. A filha dos dois, então, entra em contato com Thomas para que ele descubra onde o corpo de sua mãe está.

Já na segunda temporada, Thomas começa investigando o caso de Louise Kay, uma jovem de 18 anos, que desapareceu sem deixar rastros após uma noite de festa, mas acaba encontrando uma trilha de mulheres desaparecidas ou mortas que vai da Inglaterra até a Escócia.

Mark Williams- Thomas

E você, também gosta de saber sobre crimes reais? Tá esperando o que pra deixar sua sugestão de série nos comentários?

Tags

Fernanda Cavalcanti

Formada em cinema, apaixonada por literatura, divide seu tempo livre entre ler, escrever e dançar. Gosta especialmente de terror, mas lê/assiste de tudo. Também escreve para o blog Além da Toca do Coelho.

Matérias Relacionadas

Close