A Pé Ele Não Vai Longe, o novo filme de Gus Van Sant

A Pé Ele Não Vai Longe acompanha a história de John Callahan (Joaquin Phoenix), um homem que, quando bêbado, sofre um acidente de carro que o deixa tetraplégico. Ele então, resolve começar a frequentar os Alcoólatras Anônimos, aonde conhece Donnie (Jonah Hill), que se torna seu padrinho. Juntos eles vão revirar o passado de John para que ele entenda como ele chegou onde está.

A Pé Ele Não Vai Longe é baseado no livro de mesmo nome, escrito pelo próprio Callahan.

rooney-mara-joaquin-phoenix
Rooney Mara e Joaquin Phoenix em cena do filme

Cinebiografia

Esta é uma cinebiografia, mas que é filmada a seu próprio modo. O filme não segue os passos da maioria das cinebiografias, que acompanha o biografado desde seu nascimento, até a sua morte ou até o ponto da vida aonde ele está.

O filme começa mostrando a vida que Callahan levava antes de seu acidente. Ele era pintor de paredes e passava a maior parte do seu tempo bebendo. O filme não é exatamente linear e por isso, acompanhamos Callahan pré e pós acidente quase ao mesmo tempo. Isso pode fazer com que o público demore um pouco para entender o que está acontecendo, mas também é uma forma interessante e diferente de filmar.

Callahan então, nos conta o que aconteceu no dia do acidente que o deixou tetraplégico. Assim ficamos conhecendo Dexter (Jack Black), o amigo que o convenceu a ir em diversas festas na mesma noite. E que o acompanhou nas diversas bebedeiras e que estava dirigindo o carro quando houve o acidente.

joaquin-phoenix-jonah-hill
Callahan conversa com seu padrinho Donnie

A Pé Ele Não Vai Longe

Ao mesmo tempo que vamos conhecendo os acontecimentos que deixaram Callahan onde ele está, que não começam na noite em que ele sofreu o acidente, também acompanhamos seu tratamento no Alcoólicos Anônimos. E consequentemente, sua evolução. No começo, Callahan se recusa até a participar de algumas dinâmicas, mas com o tempo ele vai se soltando.

É notável que ele quer melhorar e que ele sente que não pode mais levar a vida dessa maneira. Mas também é possível ver que ele luta contra milhares de demônios que estão dentro dele. A Pé Ele Não Vai Longe não é só uma cinebiografia sobre John Callahan, que se tornou um grande cartunista, mas também é um filme sobre perdoar. Tanto as outras pessoas quanto a si mesmo.

Superação

Embora o longa esteja bem longe do gênero que retrata personagens com dificuldades superando desafios, é impossível não ver isso em A Pé ele não Vai Longe.

joaquin-phoenix-john-callahan
Joaquin Phoenix como John Callahan

John Callahan passa de um homem bêbado e amargo, que sente pena de si mesmo o tempo todo e que coloca a culpa de todos os problemas da sua vida em outras pessoas, para um homem que consegue entender que muito dos acontecimentos da vida são consequências das suas ações, mesmo que indiretamente; que é visivelmente mais feliz; que aprende a lidar com a sua deficiência e claro, se torna um cartunista de sucesso.

O personagem evolui muito, mas o filme mantém sua originalidade. Já que mesmo se tornando um homem diferente, Callahan mantém seu senso de humor depreciativo, que ele usa, na maioria das suas obras.

Para que essa mudança seja feita, Callahan conta com a ajuda de Donnie, também ex-alcoólatra, que aceita ser padrinho do protagonista na sua empreitada. Os pensamentos e as conclusões de Donnie durante o filme são extremamente interessantes e surtem efeito não só em Callahan, mas também na plateia. Donnie tem propriedade para falar sobre o assunto, já que ele já esteve na mesma situação e teve que aprender as mesmas coisas que Callahan tenta agora.

O filme mostra o pré e o pós acidente de Callahan
Joaquin Phoenix é John Callahan

O filme também mostra as dificuldades que Callahan tem para fazer tarefas que antes eram simples para ele. No começo, ele precisa da ajuda do seu cuidador para tudo, inclusive para abrir uma garrafa de bebida. Mas mais tarde, acompanhamos ele desenhando sozinho e tentando andar com sua cadeira de rodas em uma pista de skate.

Mais uma vez o filme se diferencia dos filmes do gênero, porque mostra isso de maneira distinta. Mostra também dificuldades diferentes das que estamos acostumados a ver. Acompanhamos os tratamentos de Callahan, mas também acompanhamos suas bebedeiras e suas aventuras sexuais após o acidente, que são coisas que raramente são mostradas.

Aspectos técnicos

Sendo um filme de Gus Van Sant (Gênio Indomável e Elefante) é natural que o filme esteja bem longe dos padrões Hollywoodianos. A Pé ele não Vai Longe é uma cinebiografia que não se encaixa nos clichês do gênero, ele é aliás, bem diferente.

Rooney Mara interpreta a namorada de Callahan
Rooney Mara interpreta a namorada de Callahan

Além disso, a fotografia também é muito interessante e original. Nas cenas que se passam nos Alcoólatras Anônimos, Van Sant filma em uma linguagem quase documental, aonde ele não se preocupa em filmar apenas Joaquin Phoenix, o protagonista, mas sim todos os personagens que se encontram na sala. Nessa cena, a filmagem não parece tão cuidadosa quanto no resto do filme. Uma outra cena, que é interessantíssima, é filmada de trás de um aquário onde Callahan mantém um hamster de estimação, quase como se acompanhássemos a cena do ponto de vista do hamster.

As atuações também chamam atenção. Joaquin Phoenix faz um trabalho excelente como John Callahan, ainda mais levando em conta que ele não só interpreta um personagem tetraplégico, que exige todo um estudo corporal, mas também interpreta uma pessoa que de fato existiu, o que exige uma verossimilhança com a realidade. Além dele, a atuação de Jack Black também chama a atenção, e Jonah Hill interpreta o personagem mais carismático do filme. No elenco de A Pé Ele Não Vai Longe também estão Rooney Mara, Carrie Brownstein, Mark Webber e a cantora Beth Ditto.

A Pé Ele Não Vai Longe é uma cinebiografia diferente que fala sobre superação e perdão. O filme entra em cartaz no dia 27 de dezembro.

A Pé Ele Não Vai Longe

Nome Original: Don't Worry, He Won't Get Far on Foot
Direção: Gus Van Sant
Elenco: Joaquin Phoenix, Jonah Hill, Rooney Mara, Jack Black,
Gênero: Biografia, Comédia, Drama
Produtora: Amazon Studios
Distribuidora: Diamond Films
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar