Atormentada – The Moment
Em quem confiar?
Depois de um intenso caso de amor com John (Martin Henderson), a fotógrafa de guerra, Lee (Jennifer Jason Leigh) descobre que ele desapareceu sem deixar vestígios e passa a acreditar que ela teve algo ver com isso, mas reprimiu a memória.
Ela acaba internada em uma clínica psiquiátrica, onde conhece um homem muito parecido fisicamente com John e resolve desvendar o que de fato aconteceu com seu amante.
Lee e John
O filme Atormentada acompanha Lee, uma fotógrafa de guerra que atualmente vive nos Estados Unidos. Ela é divorciada e tem uma filha chamada Jessie (Alia Shawkat), com quem tem uma relação complicada. Recentemente Lee terminou um relacionamento intenso com John, um escritor cheio de problemas.
A relação de Lee e John é muito passional, mas também é perigosa. Quando John desaparece sem deixar vestígios, Lee passa a acreditar que ela o matou e que reprimiu essa memória.
O filme então, se desenvolve a partir da internação de Lee em uma clínica psiquiátrica, onde ela resolve que vai investigar e tentar entender o que realmente aconteceu, ao mesmo tempo que conhece um homem que é muito parecido com John, que a deixa ainda mais confusa.
O mistério
A trama trabalha bastante com o suspense e isso acontece porque Lee é uma protagonista em quem não podemos confiar. Como ela mesma não se lembra do que aconteceu ou se ela tem alguma participação no desaparecimento de John, a plateia também não tem a menor ideia do que aconteceu com ele.
O longa, então, vai e volta no tempo para mostrar Lee no presente, vivendo na clínica e tentando entender o que se sucedeu, e o que aconteceu entre ela e John. É interessante que o filme mantenha um pouco de mistério e nunca revele totalmente o que aconteceu de fato.
Atormentada não é um filme especialmente bom, ele é bem mediano, mas até se sai bem no suspense que emprega e pode deixar a plateia curiosa por um tempo.
Aspectos técnicos de Atormentada
O roteiro tem seus momentos interessantes. O tema do filme, por exemplo, é bem diferente e poderia desenvolver uma boa trama, no entanto, nada no longa se segura até o final, mas o mistério do que aconteceu com John é uma questão que pode deixar a plateia ansiosa para uma conclusão.
A trama é bem simples, mas ela vai e volta no passado com frequência e nem sempre deixa isso claro, o que pode confundir o telespectador em alguns momentos. A produção também é bem simples e fica claro que o filme é pequeno, mas isso não incomoda, já que tudo se encaixa e nada salta aos olhos de maneira negativa.
Por último, o filme tem um elenco bom, especialmente Jennifer Jason Leigh e Alia Shawkat, mas que soa completamente desperdiçado em um filme que não se preocupa tanto assim com sua trama, embora tenha um bom argumento.
Atormentada pode segurar sua plateia por um tempo e até parte de uma boa premissa, mas se perde no meio do caminho e se torna mais do mesmo.