Cine São Paulo, um doc sobre arte e resistência

Cine São Paulo acompanha Seu Chico, um homem de 72 anos que luta para manter o cinema que herdou de seu pai. Cine São Paulo é um documentário que quer falar de um cinema especifico, o cinema de rua que Seu Chico herdou. Para isso, o filme também apresenta o próprio cinema, o lugar físico.

Ele também mostra o que aquele cinema representa para Seu Chico e para os outros frequentadores. Essa é, provavelmente, a questão mais interessante do filme. O cinema é apresentado como um lugar onde seu proprietário se sente mais feliz e parte de alguma coisa maior. Muito mais do que um local onde são exibidos filmes, o Cine São Paulo é um lar para Seu Chico.

Certamente, o filme também fala sobre o cinema como arte. Seu Chico exibe diversos clássicos do cinema e fala sobre eles e de como a sua paixão pela arte está diretamente ligada à sua paixão pelo local.

Seu Chico em Cine São Paulo
Seu Chico

Cine São Paulo e Seu Chico

O doc também apresenta à plateia Seu Chico, tão icônico quanto o cinema que possui e pelo qual luta veementemente. Seu Chico é um homem sonhador e determinado, que só deseja manter o projeto de vida de seu pai.

É extremamente interessante conhecer uma figura como ele e testemunhar sua luta para manter o cinema vivo. Sua batalha não é só para manter um cinema, mas também para divulgar a arte. Assim como é contra o descaso de quem tem poder, mas não faz nada para ajudar.

O que mais comove no documentário é justamente ver o amor e a dedicação que Seu Chico aplica nesse local, mesmo que ninguém mais pareça se importar.

Aspectos técnicos

Cine São Paulo é um documentário clássico, que mostra entrevistas com Seu Chico e outros frequentadores do cinema, além disso, há algumas imagens de sessões e eventos no local e cenas de outros filmes. Tudo isso ajuda a construir a atmosfera que o documentário quer passar.

O filme é importante porque apresenta o espectador a um personagem que pouca gente conhece, mas que é cativante e que luta contra tudo e todos para manter seu sonho de pé. O filme consegue nos passar, pelo menos em parte, a sensação que Seu Chico e os frequentadores têm quando estão nesse local e esse sentimento é tão forte e tão poderoso, que nós nos sentimos literalmente dentro do cinema.

O cinema
O cinema

Cine São Paulo não é um documentário só sobre um local, mas também sobre a arte, a resistência e o amor pelo que se faz. Bonito e emocionante, Cine São Paulo é um filme para todos os apaixonados por arte ou para qualquer pessoa que já se sentiu em casa, mesmo que estivesse fora da sua própria casa.

O filme entra em cartaz  no Centro Cultural São Paulo, às 19h do dia 07 de novembro, quinta-feira. A exibição é gratuita e será seguida de debate com participação dos diretores do filme, da diretora da Spcine, Laís Bodansky, do crítico de cinema Sergio Rizzo e do arquiteto Ricardo Ohtake, ex-secretário de Cultura do Estado de São Paulo e atual diretor do Instituto Tomie Ohtake. O tema do debate é a importância dos cinemas de rua para a preservação do patrimônio cultural brasileiro e para a democratização do acesso ao cinema.

Cine São Paulo

Nome Original: Cine São Paulo
Direção: Ricardo Martensen, Felipe Tomazelli
Elenco: Não há
Gênero: Documentário
Produtora: Trilha Mídia
Distribuidora: Taturana Mobilização Social
Ano de Lançamento: 2017
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar