Clifford, o Gigante Cão Vermelho

O amor de uma criança por um animalzinho de estimação não tem medidas. Quer dizer, na ficção tem sim e a premissa de “Clifford, O Gigante Cão Vermelho“, filme baseado em uma série de livros infantis, é justamente essa: existe um filhote de labrador que cresce de acordo com a quantidade de amor que a personagem-mirim protagonista do filme tem por ele.

Como consequência dessa mágica aí, Clifford vira um cachorro de aproximadamente dois metros e meio de altura. Considerando que o cachorro tinha cerca de 20 centímetros no começo do filme, dá para estipular o tamanho do amor da menina em uma razão proporcional de dez vezes. Pensando matematicamente no assunto, ela não parece amar ele tanto assim.

Clifford, o Gigante Cão Vermelho

Cachorro de peso

Mas é claro que um cachorro de três metros é o suficiente para causar algum estrago. Pelo tamanho do animal no começo do filme, é possível estipular que o filhote tenha entre 10 a 15 semanas, no máximo. Se o cachorro se alimentar de forma proporcional ao seu tamanho, ele deve comer cerca de 3 quilos por dia.

O grande problema é que não deve ser esse o caso e o mais provável é que sua alimentação seja proporcional ao seu peso. E descobrir o peso do cãozinho é uma tarefa mais complexa do que uma simples regra-de-três.

No filme, um veterinário fracassa nessa missão: quando Clifford sobe em uma balança, ela quebra na hora. “Era uma TX9000 último modelo“, lamenta o veterinário ao ver seu equipamento quebrado. Infelizmente, não existe nenhuma balança TX9000, mas a fala do personagem dá a entender que ele possuía um equipamento top de linha.

Clifford, o Gigante Cão Vermelho

Buscando as melhores balanças veterinárias do mercado, é possível encontrar uma bem semelhante à mostrada no filme. A capacidade dela é de 136 quilos e a sobrecarga aceitável é de 300%, o que indica que ela suportaria com tranquilidade um cão de 400 quilos. Como a balança quebrou, é seguro afirmar que o cachorro pesa bem mais do que isso, batendo todos os recordes de cão mais pesado do mundo (que pertencia a Zorba, um Old English Mastiff de 156 quilos).

Grandezas matemáticas

Se um filhote de cachorro pesa cerca de 8 quilos e seu tamanho aumentou dez vezes, seu peso não deveria aumentar proporcionalmente, resultando em 80 quilos? Por que a balança quebrou?

A explicação para esse fenômeno é matemática e tem a ver com grandezas cúbicas. Simplesmente não é possível aplicar uma regra-de-três simples em grandezas vetoriais diferentes. Logo, se a altura do cachorro cresceu n vezes, a sua área deve crescer . E, por consequência, o seu volume deve crescer em n³, na mesma proporção que o peso.

Como Clifford teve um crescimento de 10 vezes sua altura, é seguro afirmar que seu peso cresceu 1000 vezes, num valor de amor mais aceitável, mas ainda bem inferior ao amor que a filha do Homem de Ferro tinha pelo pai (que é de 3000 vezes).

Então, Clifford pesa cerca de oito toneladas e come cerca de trezentos quilos por dia, o que com certeza vai aumentar muito as ações da Petz do bairro.

O filme

Claro, tem que falar do filme, já estava esquecendo. Ele é bestinha, apesar da aparente pretensão em ser um novo Stuart Little. O cachorro em CG é péssimo, mas o timing cômico de Jack Whitehall dá uma salvada no negócio.

Clifford – O Gigante Cão Vermelho I Trailer 3 Oficial | DUB | Paramount Pictures Brasil

Clifford, o Gigante Cão Vermelho

Nome Original: Clifford the Big Red Dog
Direção: Walt Becker
Elenco: Darby Camp, Jack Whitehall, Izaac Wang, John Cleese
Gênero: Aventura, Comédia, Família
Produtora: Paramount Pictures
Distribuidora: Paramount Pictures
Ano de Lançamento: 2021
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar