Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão

A estreia de Almodóvar

Pepi (Carmen Maura) vive sozinha, mas ainda é sustentada pelos pais e, sem qualquer perspectiva de emprego, decide que irá vender sua virgindade. Seus planos mudam quando ela é estuprada por Juan (Félix Rotaeta), um de seus vizinhos, que é policial. Pepi, então, decide se vingar.

Ela entra em contato com Luci (Eva Siva), a esposa de Juan, e a apresenta para sua amiga, Bom (Alaska), uma cantora punk que passa a tratar Luci como submissa. Luci, no entanto, revela que é masoquista e as três se tornam cada vez mais unidas.

A movida madrileña

Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão é o primeiro filme de Pedro Almodóvar, escrito enquanto ele trabalhava em uma empresa de telecomunicações espanhola, mas já mostra alguns dos elementos que seriam comuns na carreira do diretor. Aqui, ele usa como pano de fundo a movida madrileña, um movimento de contracultura que surgiu em Madri na década de 1970, quase como uma resposta para o fim da ditadura de Francisco Franco.

Bom, Luci e Pepi
Bom, Luci e Pepi

O movimento, que era embalado pelo punk rock e pelo synth-pop, pregava um estilo de vida mais hedonista, com liberdade sexual e uso de drogas e vinha como uma maneira de modernizar a Espanha e se opor a ditadura que durou mais de trinta anos.

O longa, então, circula por esse cenário. Pepi e Bom, duas das protagonistas, são jovens mulheres independentes que frequentam a noite de Madri, Bom, inclusive é vocalista de uma banda punk. Mais do que isso, o filme também fala sobre a sociedade espanhola que ainda se apoiava no sistema da ditadura. O policial Juan é truculento, machista e criminoso, mas sua esposa Luci continua com ele justamente por isso, já que ela é masoquista. Juan representa o passado da Espanha, enquanto Luci representa o saudosismo de pessoas que acreditam que as coisas eram melhores na época da ditadura.

Personagens femininas fortes

Só pelo título do filme já fica claro que a ideia de Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão é retratar uma série de personagens femininas, o que se tornaria comum na carreira de Almodóvar. O longa tem como protagonista Pepi, que vive sozinha, mas ainda não é completamente independente, e também acompanha duas de suas amigas, Bom e Luci.

O filme é focado em personagens femininas
O filme é focado em personagens femininas

Um dos pontos interessantes é justamente a amizade entre as meninas. Pepi e Bom parecem se considerar acima de qualquer coisa, embora elas conheçam outras pessoas e se relacionem com homens ou com outras mulheres, elas se mantêm principalmente leais uma a outra. Já Luci se junta a elas de uma maneira inusitada, quando Pepi resolve se vingar de Juan pelo estupro e pede que Bom comece um relacionamento masoquista com Luci, mas logo Luci revela que, na realidade, gosta de ser humilhada, e as três se unem.

O filme também apresenta uma série de personagens femininas coadjuvantes, mas que ainda têm chance de falar sobre suas vidas e mostrar seus problemas. Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão dá bem menos destaque a seus personagens masculinos, que aqui só ganham notoriedade de maneira negativa, como acontece com Juan, que é violento com a esposa e estupra Pepi.

Aspectos técnicos de Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão

É óbvio que este é um filme com baixo orçamento e com uma produção pequena, por isso, boa parte da diversão do longa está presente no roteiro. A ideia é bem interessante, já que não só mergulha na subcultura de Madri, como também apresenta personagens femininas fortes e independentes.

Carmen Maura e Eva Siva em cena do filme
Carmen Maura e Eva Siva em cena do filme

Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão tem algumas semelhanças com filmes posteriores de Almodóvar, como as tramas que envolvem mulheres, e a estética, que usa de cores fortes e vibrantes, mas este é um filme um pouco mais cru e que em alguns momentos toca em assuntos pesados e desagradáveis, ainda que em tom de comédia. A maneira com que o estupro de Pepi, por exemplo, é tratado, pode soar um pouco desrespeitosa, ainda que faça sentido dentro do que se vê em cena.

O filme também tem boas atuações, que de certa maneira se complementam, como as de Alaska e Eva Siva, ainda que o grande destaque seja de Carmen Maura, perfeita no papel de Pepi.

Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão é um filme diferente de Almodóvar, mesmo que traga vários dos elementos comuns nas obras do diretor, mas ainda apresenta um roteiro bem escrito e diverte a audiência. O filme chegou ao Belas Artes à La Carte no dia 02 de dezembro.

TRAILER PEPI, LUCY Y BOM

Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão

Nome Original: Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Carmen Maura, Félix Rotaeta, Alaska, Eva Siva, Kiti Manver
Gênero: Comédia
Produtora: Figaro Films
Distribuidora: Belas Artes à la Carte
Ano de Lançamento: 1980
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar