11ª temporada de Doctor Who traz mudanças

Elenco e produção

A 11ª temporada de Doctor Who estreou ontem no mundo todo. A série inglesa é um sucesso mundial e é transmitida pela BBC desde 1963.

Doctor Who

Na trama acompanhamos um alienígena conhecido como o Doutor, que pode viajar no tempo/espaço através de uma TARDIS. Além do Doutor, a série também apresenta um companheiro para ele a cada temporada. Eventualmente, o Doutor também pode se regenerar e mudar de aparência, o que justifica a mudança de atores no elenco.

A série já teve 16 atores diferentes no papel do Doutor. Entre eles estão John Hurt, David Bradley, David Tennant e Matt Smith. Já a temporada atual traz uma inovação: Jodie Whittaker, da série Broadchurch. Surpreendentemente, é a primeira vez que uma mulher dá vida ao papel do Doutor, considerado tradicionalmente um papel masculino.

Jodie Whittaker encarna o Doutor na nova temporada
Jodie Whittaker encarna o Doutor na nova temporada

Além disso, ao invés de um acompanhante só, dessa vez o Doutor tem três amigos que o ajudam. Ryan Sinclair (Tosin Cole), Yasmin Khan (Mandip Gill) e Graham O’Brien (Bradley Walsh).

A nova temporada

O primeiro episodio da 11ª temporada apresenta ao espectador uma nova raça alienígena, que, claro, ameaça a Terra. A nova temporada também pretende elevar a qualidade da produção da série, usando mais efeitos e uma fotografia mais próxima do cinema. Segundo Chris Chibnall, o novo showrunner da série, Doctor Who também vai ter mais episódios com cenas de aventuras. Portanto, o espectador vai ver o Doutor em cenas cada vez mais físicas. A comédia também está presente no episódio, sendo que o humor e a personalidade do Doutor continuam os mesmos.

Os novos episódios também parecem seguir a linha de uma série procedural, onde cada um se fecha em si mesmo e o espectador não precisa, necessariamente, acompanhar a série toda para entender. Isso pode ajudar a conquistar mais audiência. Apesar disso, a nova temporada se mantém fiel aos cânones que vem cativando e encantando os fãs durante todo esse tempo.

Dessa vez, o Doutor tem três acompanhantes
Dessa vez, o Doutor tem três acompanhantes

Se mantendo fiel a proposta original, Doctor Who aproveita a mudança de showrunner para se renovar, agradando os fãs antigos, dando a chance para que outras pessoas passem a acompanhar a série e mostrando o porquê da série continuar sendo um sucesso mesmo depois de mais de 50 anos no ar.

Tags

Fernanda Cavalcanti

Formada em cinema, apaixonada por literatura, divide seu tempo livre entre ler, escrever e dançar. Gosta especialmente de terror, mas lê/assiste de tudo. Também escreve para o blog Além da Toca do Coelho.

Matérias Relacionadas

Close