Desaparecidos
Suspense mediano
Depois que um corpo maltratado é encontrado em Seul, o detetive Jin-ho (Yoo Yeon-seok) busca a ajuda de Alice Launey (Olga Kurylenko), uma especialista forense.
Os dois juntos começam a investigar não só a identidade do cadáver, como também chegam à conclusão de que o crime não é um assassinato comum e que ele pode ter relação com o tráfico de órgãos.
Os crimes
Desaparecidos é um thriller, por isso é natural que exista um mistério por trás de sua trama. Aqui ele começa quando um corpo maltratado e praticamente impossível de ser identificado é encontrado. O caso cai nas mãos do detetive Jin-Ho, que busca Alice Launey para que ela o ajude a descobrir a identidade da mulher morta.
Claro que não fica só nisso, com o tempo, Jin-Ho e Alice descobrem que aquele não é o único crime com características semelhantes naquela região e pensam na conclusão mais lógica: um serial killer.
A trama, então, passa boa parte do tempo investigando esses crimes e tentando estabelecer como eles se relacionam. Os dois protagonistas são especialistas no assunto, por isso é fácil acreditar nas descobertas que eles fazem. O longa flerta um pouco com o noir, e até tem um desenrolar interessante e uma finalização diferente, mas de uma maneira geral, é bem mediano.
A vida pessoal
O filme também aposta em contar um pouco sobre a vida pessoal de Jin-Ho e de Alice. Dele conhecemos a família, que mais tarde se torna importante até na investigação, e dela sabemos um pouco do passado e do que a levou a trabalhar como legista.
Mais uma vez o longa usa de técnicas muito comuns nos filmes noir, onde os detetives sempre têm traumas passados, tragédias pessoais e crimes não resolvidos que os assombram à noite, mas a ideia é sim, interessante, já que nos mostra esses detetives para além de seus trabalhos e quem eles são como pessoas.
De certa forma, as vidas pessoais e os traumas também moldam esses personagens e fazem eles reagirem da maneira que reagem em relação ao que estão investigando. Essas questões aparecem de maneira um tanto quanto superficial, já que o foco são os crimes, mas complementam esses personagens e essa trama.
Aspectos técnicos de Desaparecidos
Este é um longa com boa produção, sua fotografia é bem-feita e aposta nos tons escuros nos momentos de mistério. Os figurinos combinam bem com seus personagens e somos levados a cenários bonitos e instigantes de Seul. Tudo se completa bem e existe uma tentativa de relacionar o filme ao gênero noir que está presente até na trilha sonora e que funciona, embora o longa não seja um noir clássico.
O roteiro tem pontos bem pensados, como por exemplo, a motivação por trás dos crimes, que passa por um assunto retratado não com tanta frequência no cinema. A investigação dos personagens também prende a atenção por um tempo.
O elenco se sai bem, especialmente os dois protagonistas, Yoo Yeon-Seok e Olga Kurylenko, os personagens são criveis e fazem sentido dentro da trama.
Desaparecidos não é um filme ruim, ele até é um bom entretenimento, mas é um trabalho absolutamente comum que não chama a atenção especialmente e que muito possivelmente vai ser esquecido assim que a sessão acabar. O longa não é uma perda de tempo, porque é possível se divertir – ainda que o tema não seja engraçado, mas dificilmente se tornará o favorito de alguém. O filme chegou aos cinemas no dia 4 de agosto.