Descascado

Protagonista monótono e trama lenta

Breno (Pablo Diego Garcia) é um homem solitário que vive uma vida solitária, mas quando ele conhece Verônica (Marcela Gibo) sua vida muda e ele se torna obcecado pela moça.

A rotina de Breno

Até boa parte do filme, acompanhamos o dia a dia de Breno, que é extremamente tedioso. Ele mal sai de seu apartamento, trabalha lá, come lá e faz praticamente tudo lá. Para combinar com essa rotina tediosa, o filme começa em preto e branco.

O apartamento de Breno também é quase que totalmente em tons de branco, o que aumenta essa sensação de que ele está preso naquele lugar e automaticamente preso naquela vida.

Verônica - Descascado
Verônica

A ideia de trazer para o telespectador o marasmo que está presente na vida de Breno faz sentido, a trama de Descascado parece querer que a audiência entenda como Breno se sente e até se sai bem nesse processo, o começo do longa só não é um tédio completo porque estamos entrando naquele mundo e tentando entender quem é o personagem e para onde a história vai, o problema é que o filme não melhora depois, o tédio não é um instrumento usado pelo diretor para ajudar o filme, só parece completamente inerente à produção.

Verônica

O que parece que vai mudar o roteiro de Descascado é o surgimento de Verônica, uma moça que convida Breno para conhecer sua mercearia, que acabou de ser inaugurada. Diferentemente do protagonista, Verônica é uma jovem divertida, sorridente e simpática, que chama a atenção de Breno.

A partir do momento em que Breno conhece Verônica, a vida dele muda totalmente. Ele passa a sair mais de casa e sente que tem uma amiga e uma motivação. O longa até se torna colorido.

Breno é um jovem solitário e perturbado
Breno é um jovem solitário e perturbado

Mas claro que Breno está se apaixonando por Verônica e que a paixão logo começa a se tornar uma obsessão, o telespectador entende que algo vai dar errado a qualquer momento.

Aspectos técnicos de Descascado

Descascado não tem uma trama especialmente original, a ideia é acompanhar esse personagem que é obviamente perturbado e a linguagem do filme, no começo, parece ser bem interessante e inteligente.

A vida de Breno é parada e monótona e assim também é o longa quando nos apresenta o personagem, o preto e branco que está presente antes de Verônica aparecer ajuda a aumentar essa sensação. Quando Breno conhece a moça sua vida muda tanto, que o filme até fica colorido e se espera que comece, finalmente, a ter algum movimento. Porém, não é o que acontece, o longa continua muito parado, dando a entender que não existe nenhuma linguagem mais profunda, Descascado é monótono porque assim o é seu roteiro.

O filme Descascado é lento e parado
O filme é lento e parado

O filme é muito pequeno, tem pouquíssimos cenários e um elenco composto apenas por dois atores, que têm atuações medianas, como o filme em si.

Se tem alguma coisa que pode ser elogiada em Descascado é a escolha do apartamento pequeno, com muitos tons de branco, que aumentam a sensação de que Breno está preso naquela rotina, naquele lugar e naquela vida, e o uso de alguns filmes que Breno assiste com frequência que conversam com a história do protagonista.

De resto, Descascado deixa muito a desejar, isso porque ele não é nem vagamente assustador, não deixa a sua audiência tensa, tem um roteiro clichê que não é capaz de entregar nada novo e ainda é lento, prejudicando toda a experiência do filme.

Descascado

Nome Original: Descascado
Direção: André Borelli
Elenco: Pablo Diego Garcia, Marcela Gibo
Gênero: Drama, Thriller
Produtora: André Borelli
Distribuidora: Sky Pictures e A2 Filmes
Ano de Lançamento: 2021
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar