Ritual Maldito – Um “Found Footage” clichê

Em Ritual Maldito, um grupo de estudantes, seguindo os mapas do avô de um deles, desce aos subterrâneos de São Petersburgo, atrás de uma pedra que, segundo uma lenda, é amaldiçoada. Uma vez lá, eles descobrem um segredo um pouco mais sinistro do que imaginavam.

Found Footage

Ritual Maldito se encaixa perfeitamente no subgênero do Found Footage, que é um filme de ficção gravado como se fosse uma filmagem caseira que foi encontrada. Essa é uma técnica muito usada em filmes de terror, porque além da produção sair mais barata, ela também soa realista e, portanto, mais assustadora.

Ritual Maldito segue uma série de clichês do gênero
Ritual Maldito segue uma série de clichês do gênero

Aqui acompanhamos um grupo de jovens que quer encontrar uma pedra que é supostamente amaldiçoada. O filme se passa nos dias de hoje, por isso, subentende-se que a tecnologia está presente na vida desses personagens e é exatamente isso que acontece.

O grupo de amigos se filma quase que o tempo todo, inclusive quando eles não estão nos subterrâneos da cidade, como uma espécie de blog, o que faz com que Ritual Maldito seja um longa que se desenvolve basicamente em Found Footage.

A trama de Ritual Maldito

A ideia do Found Footage é interessante mas, hoje em dia, já é batida e engana pouca gente. Grande parte do público sabe que está assistindo a filmagens ficcionais, que apenas parecem reais. O filme pode se segurar, no entanto, se a trama for instigante e assustadora, mas não é o que acontece aqui.

O longa não é assustador
O longa não é assustador

O filme acompanha uma jovem estudante que quer encontrar uma pedra supostamente amaldiçoada, que está nos subterrâneos de São Petersburgo. As únicas informações que ela tem são alguns mapas que seu avô lhe deixou e uma aula que ela assistiu. Ninguém leva ela muito a sério mas, mesmo assim, seus amigos topam ir nessa aventura com ela.

É claro que quando eles chegam lá, nada é como imaginavam, e os amigos se veem em um grande perigo. Ritual Maldito segue quase à risca os clichês do gênero: jovens inconsequentes, um mistério a ser desvendado, um segredo bem guardado e forças assustadoras que não podem ser detidas.

Não existe nenhum problema em seguir clichês, eles existem justamente porque funcionam. Entretanto, eles só fazem sentido se ajudam o filme e não é o que acontece aqui. O longa não assusta e nem consegue prender seu telespectador por muito tempo.

A produção é simples
A produção é simples

Aspectos técnicos de Ritual Maldito

Fica claro desde o começo que este é um filme simples e que o uso da técnica de Found Footage é justamente uma maneira de dar a volta nas suas limitações. O estilo não exige equipamentos muito caros ou tecnologias muito avançadas, já que a ideia é parecer uma filmagem caseira e, portanto, mais simples. Isso por si só não é um problema, muitos filmes que tinham orçamento baixo fizeram isso e se saíram bem, mas Ritual Maldito tem alguns problemas.

O roteiro não é exatamente original e nem muito cuidadoso. As cenas são escuras, o que faz sentido dentro da proposta, já que não só as imagens devem parecer amadoras, como também as sombras favorecem o gênero do terror mas, em vários momentos o longa é tão escuro que é até difícil acompanhar o que exatamente está acontecendo.

Ritual Maldito se torna lento com o tempo
Ritual Maldito se torna lento com o tempo

Outro problema é que ele não assusta, o que é um obstáculo grande para um filme de terror e até cria uma expectativa para que algo vá acontecer na missão dos personagens e, embora tenha uma reviravolta, não entrega muita coisa. O filme se torna, aos poucos, chato e lento, ou seja, bem distante do que esperamos de um terror.

Ritual Maldito tem um bom argumento, mas não segura a atenção do telespectador durante muito tempo e nem assusta a audiência. O longa está disponível para compra nas plataformas NOW, Looke, Vivo Play, Google Play, Microsoft e iTunes nas versões dublada ou legendada (com áudio original).

Ritual Maldito - Trailer

Ritual Maldito

Nome Original: Atakan
Direção: Alexandr Grishanin
Elenco: Wladimir Alexejewitsch Kusnezow, Anna Serpeneva, Станислав Гирифанов, Denis Lukichev, Vladimir Kuznezov
Gênero: Terror
Produtora: ?
Distribuidora: A2 Filmes
Ano de Lançamento: 2020
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar