Descobri Que Não Faço Falta Quando Parei De Responder

Livros de Poemas para um coração partido, de Caciano Kuffel

Descobri Que Não Faço Falta Quando Parei De Responder reúne uma série de poemas e textos de Caciano Kuffel que descrevem um relacionamento romântico, do começo até o fim.

O poema que dá título ao livro é também o nome do poema mais famoso do autor, publicado anteriormente nas redes sociais. Caciano Kuffel é nascido em Chapecó e escreve poemas, principalmente sobre amor.

Seus textos são, normalmente, postados em redes sociais, e tem o formato perfeito para tal. Ele começou a escrever e publicar suas poesias depois do término de um relacionamento.

O poema que dá nome a coletânea não fala especificamente sobre amor romântico, mas sim sobre solidão, uma vez que ele cita não só que percebeu que não é a prioridade para a pessoa amada, mas também para seus amigos, que nem sempre o procuram.

Os estágios de um relacionamento em Descobri Que Não Faço Falta…

O livro acompanha, através de seus poemas e pequenos textos, um relacionamento desde o começo, quando o casal está se apaixonando, passando pelos momentos de amor, companheirismo e diversão, chegando ao término, e claro, o sofrimento seguido da superação.

Existem alguns pontos que fazem o conceito por trás da obra muito bem pensado: embora o livro seja de poemas – e alguns pequenos textos no final de cada capítulo, que também se relacionam com os temas -, existe uma espécie de narrativa continua entre esses poemas, não é possível saber, por exemplo, se todos os poemas falam do mesmo casal, ou sequer das mesmas pessoas. Os pequenos textos normalmente retratam personagens diferentes, mas existe uma certa lógica no que o autor apresenta. O leitor é primeiro exposto a uma série de poemas de amor, depois a uma série de poemas de término e depois a uma série de poemas de superação.

Trecho de Descobri Que Não Faço Falta...

O outro ponto é que é fácil se reconhecer no livro de Kuffel, justamente porque ele trata de um tema a qual todas as pessoas estão sujeitas, se apaixonar e se desapaixonar. Eventualmente, ele traz à tona outras questões, como a amizade, então, parece até natural que boa parte dos leitores vá sentir que um ou outro poema fala sobre a sua própria vida.

O formato

Kuffel começou publicando seus poemas nas redes sociais, e faz parte de uma geração quem tem a possibilidade de mostrar seu talento e suas habilidades sem ser “descoberto” e que se publica praticamente sozinho. Claro que o sucesso que ele tem nas redes sociais depende da qualidade de seu trabalho.

Boa parte dos poemas que fazem parte de Descobri Que Não Faço Falta Quando Parei De Responder tem o formato exato para um post no Instagram, por exemplo, e são obviamente pensados para a rede social, como acontece com autoras como Amanda Lovelace e Rupi Kaur. Tudo faz muito sentido, não só Kuffel os escreveu pensando em publicá-los daquela maneira, como também eles têm o tamanho exato para que os leitores também possam fazer isso nas suas próprias redes sociais.

Trecho de Descobri Que Não Faço Falta...

O livro por si só é pensado como uma experiência, a imagem da capa está impressa no verso da orelha, e a orelha está dobrada para fora, e assim, todo o poema que dá nome ao livro pode estar na capa. Ao longo do livro, o leitor também vê uma série de ilustrações, muito bonitas, inclusive, que ilustram os poemas e os temas do livro.

A leitura de Descobri Que Não Faço Falta Quando Parei De Responder é rápida e bem prazerosa, os poemas começam mais simples, especialmente quando descrevem o começo da paixão, mas vão ficando mais complexos, conforme o relacionamento se desenvolve. Ainda que os poemas retratem sentimentos comuns e não especialmente inovadores, o diferencial, claro, fica pela escolha de palavras e de formatos do autor.

Descobri Que Não Faço Falta Quando Parei De Responder é um livro com poemas bonitos e bem escritos, que tem a capacidade de criar reconhecimento em boa parte de seus leitores.

Caciano Kuffel

Descobri Que Não Faço Falta Quando Parei De Responder

Nome Original: Descobri Que Não Faço Falta Quando Parei De Responder
Autor: Caciano Kuffel
Editora: Astral Cultural
Gênero: Poesia
Ano: 2022
Número de Páginas: 208
Botão Voltar ao topo
Fechar