Diante dos Meus Olhos, doc sobre a banda Os Mamíferos

Diante dos Meus Olhos acompanha os integrantes da banda Os Mamíferos, 45 anos depois do término do grupo. Para tal, os ex-integrantes Afonso Abreu, Mario Ruy e Marco Antonio Grijó, agora longe dos holofotes, dão entrevistas e refletem sobre o período em que fizeram parte da banda.

Os Mamíferos foram uma banda que fez certo sucesso na década de 60, com letras irônicas e divertidas. A banda era composta por Afonso Abreu, Mario Ruy e Marco Antonio Grijó. Uma busca rápida no Google pode esclarecer o espectador que não conhece a banda, mas o documentário que se propõe a falar deles também deveria fazer isso. Claro que é possível assumir que quem vai assistir ao filme, saiba tudo sobre a banda, mas essa ideia restringe um pouco o público.

Os Mamíferos
Os Mamíferos

Diante dos Meus Olhos

Se você não sabe muito sobre Os Mamíferos, você sai da sessão com a mesma sensação que entrou. O documentário não se preocupa em explicar quem foram Os Mamíferos e por que eles são tão importantes para a música brasileira.

O filme tem algumas cenas de arquivo, o que é compreensível, pois se faz 45 anos que a banda não se reúne é natural que não existam muitas imagens de boa qualidade e algumas fotos antigas. Nada disso impediria, no entanto, que houvesse uma recapitulação da carreira de Os Mamíferos.

O filme Diante dos meus olhos entrevista os integrantes da banda
O filme entrevista os integrantes da banda

A vida “normal”

A intenção de Diante dos Meus Olhos parece ser mostrar a vida dos integrantes depois do fim da banda. É para isso que o documentário se preocupa em mostrar cada um dos integrantes no seu dia a dia.

É assim que o público tem a dimensão de como a vida deles mudou de “integrantes de uma banda de sucesso” para “pessoas com a vida normal”, ou seja, que não são reconhecidos na rua. Mas também, para conseguir passar toda essa situação, o ideal seria que o espectador tivesse mais vislumbres de como era a banda e do quanto ela era importante e famosa.

A ideia por trás de mostrar os ex-integrantes da banda na rua e fazendo atividades do seu dia a dia é boa e tem um certo sentido dentro do filme, no entanto, acaba se tornando cansativo e confuso, principalmente no começo quando o público ainda não entendeu o que o filme está mostrando.

Diante dos Meus Olhos mostra a vida da banda depois do término
Diante dos Meus Olhos mostra a vida da banda depois do término

Aspectos técnicos de Diante dos Meus Olhos

Este é, certamente, um documentário diferente, que não se preocupa em explicar nada ao público, o que atrapalha o filme. Não existe nenhuma legenda de quem é quem entre os entrevistados, e isso pode confundir até quem conhece a banda, que pode não saber como os integrantes estão hoje em dia.

Também não existe muito esclarecimento sobre as situações que são apresentadas. Assim, cabe à plateia compreender tudo o que aparece na tela, o que não é uma ideia comum em um documentário, que é um filme que, geralmente, se assiste em busca de algum conhecimento, mesmo que já se tenha alguma ideia do assunto abordado.

É verdade que Diante dos Meus Olhos se distancia de outros documentários justamente porque tem formas diversas de mostrar seus depoimentos, o que é um ponto positivo, mas o resultado não é totalmente bom.

Diante dos Meus Olhos é um documentário diferente
Diante dos Meus Olhos é um documentário diferente

Cansativo

Além disso, as cenas na rua são um pouco cansativas e soam um tanto sem sentido. No meio do filme, algumas imagens aleatórias, que não se relacionam com a banda ou com a história dos três integrantes aparecem meio do nada. Isso nos deixa pensando que aquelas cenas foram colocadas no filme quase de maneira acidental.

Certamente, Diante dos Meus Olhos aborda um tema interessante, importante e suficiente para um documentário, mas a falta de explicação deixa o filme muito restrito ao público que já conhece a banda. Já os que não conhecem, ficam confusos e sem entender a importância de tudo aquilo.

O filme está em cartaz com exclusividade no Instituto Moreira Salles.

Diante dos Meus Olhos

Nome Original: Diante dos Meus Olhos
Direção: André Félix
Elenco: Afonso Abreu, Marco Antônio Grijó, Mario Ruy
Gênero: Documentário, Musical
Produtora: Clareia Produtora, Serena e Pique-Bandeira Filmes
Distribuidora: Pique-Bandeira Filmes
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar