Caça aos Gângsteres, filme de máfia moderno

A versão moderna e anabolizada de Os Intocáveis diverte do começo ao fim

Em 2016, Antoine Fuqua refez Sete Homens e um Destino de maneira mais pop, talvez numa tendência de Hollywood de revitalizar alguns clássicos. Aqui, e três anos antes, o diretor de Zumbilândia e do recente Venom, Ruben Fleischer, explora o terreno dos filmes de gângsteres com Caça aos Gângsteres.

Então, montado com a estrutura clássica das histórias de assalto, quando um líder obstinado por uma missão precisa reunir uma trupe de desajustados, cada qual com uma habilidade, para combater um mal em comum. Além do já citado Sete Homens, você já viu isso em Armageddon, Inception, Atração Perigosa e uma infinidade de outros longas.

Com estes elementos estabelecidos, Fleischer explora todos os clichês do gênero de maneira desavergonhada, fazendo bom uso das ferramentas que tem em mãos para narrar a jornada de um sargento honesto, que recebe autorização para montar uma equipe secreta com outros policiais – que atuam sem grilhões, mas não são corrompidos – a fim de tentar derrubar o rei da máfia na Los Angeles de 1949.

Caça aos Gângsteres
Josh Brolin, Giovani Ribisi e Ryan Gosling em cena

Caça aos Gângsteres

Portanto, mesmo que você adivinhe o próximo passo e quem serão os dois membros da equipe a morrer (e como morrerão), assim como será o destino romântico de um e o desfecho recompensador de outro, o filme ainda consegue sustentar um enredo encorpado, com ótimas frases de efeito e cenas de ação realmente intensas.

Claro que o elenco é parte do grande charme da produção. Encabeçado por Josh Brolin e Ryan Gosling, temos dois protagonistas típicos e opostos, o líder durão e obstinado, e o romântico galante despreocupado, que começa a ficar balançado com a também típica “moça envolvida com o vilão”, vivida pela sempre linda Emma Stone.

Caça aos Gângsteres
Emma Stone e Ryan Gosling antes de La La Land

Robert Patrick, Anthony Mackie, Michael Peña e Giovanni Ribisi marcam presença, mas fazem personagens sem profundidade, que funcionam dentro das operações práticas de suas habilidades. Por sim, Sean Penn transforma seu chefão Mickey Cohen em uma caricatura extremamente estereotipada dentro do gênero, muito aquém de seus atributos enquanto ator de primeira.

Apesar de previsível, Caça aos Gângsteres é um competente filme de máfia. Assim, mais pop e moderninho, mas que cumpre todos os requisitos esperados e que recompensa o espectador antes dos créditos subirem.

Caça aos Gângsteres

Nome Original: Gangster Squad
Direção: Ruben Fleischer
Elenco: Sean Penn, Ryan Gosling, Emma Stone, Josh Brolin
Gênero: Ação, Crime, Drama
Produtora: Warner Bros.
Distribuidora: Warner Bros.
Ano de Lançamento: 2013
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar