Doutor Sono, a continuação de O Iluminado

Mais de 30 anos se passaram desde que Danny Torrance escapou do Hotel Overlook. Agora, um homem adulto e conhecido como Dan, ele trabalha em uma casa de repouso. Lá ele facilita a passagem das pessoas para o outro mundo e por isso é conhecido como Doutor Sono.

Então, Dan fica sabendo da existência de Abra Stone, uma menina que tem o mesmo poder que ele, mas em uma potência muito maior. E também de uma seita chamada O Verdadeiro Nó, que se alimenta do poder de pessoas, como Dan e Abra.

Resquícios do Hotel Overlook

Doutor Sono é a continuação de O Iluminado, um dos livros mais famosos de Stephen King. A história se passa bastante tempo depois do primeiro livro e foi escrita mais ou menos 30 anos depois. Mas o que King ressalta muito bem é que nem esses 30 anos foram o suficiente para fazer com que Dan esquecesse os acontecimentos que marcaram a sua infância.

Jack Nicholson em cena de O Iluminado
Jack Nicholson em cena de O Iluminado

Dan é o iluminado cujo título do livro faz referência. Mas enquanto lemos temos a sensação de que acompanhamos a vida de Jack Torrance, o pai de Dan. Isso porque O Iluminado, na verdade fala sobre uma fase da vida de King em que ele próprio bebia e usava drogas. Quando ele escreveu o livro, em 1977, ele queria apenas colocar para fora o que vinha sentindo.

Em Doutor Sono, Dan é um homem adulto, no entanto, ele repete os comportamentos do seu pai que tanto o fizeram sofrer na infância. Dan também é alcoólatra e tem uma tendência a se tornar violento. O que King deixa claro em Doutor Sono é que estamos fadados a repetir os erros dos nossos pais.

Gosta dos livros de Stephen King?

A intenção de King não é explicar porque Dan cresceu para se tornar o adulto que ele é, mas é natural que o leitor faça esses questionamentos. Certamente um pouco disso deriva das predisposições genéticas do vício, e também da ideia de repetir o que você viu e absorveu na infância. Mas quanto da situação atual de Dan vem da dificuldade de ter que lidar com o que aconteceu no Hotel Overlook? E em uma escala maior, de lidar com os poderes que ele tem?

Doutor Sono é um livro com tramas sobrenaturais, mas que também apresenta temas mais próximos de nós e um deles é o trauma.

Danny Loyd como Danny Torrance em O Iluminado
Danny Loyd como Danny Torrance em O Iluminado

Assombração ou loucura?

Outro mote de O Iluminado circunda no questionamento de se o que aconteceu no Hotel Overlook é verdade ou fruto de imaginação. O Jack Torrance que o leitor conhece no livro é um homem que está tão afundado na bebida, que não tem qualquer capacidade de discernir o que é real e o que não é. Ele se encontra com mulheres fantasmas dentro dos quartos do hotel e conversa com um bartender morto há anos.

O leitor, por sua vez, pode interpretar tudo isso como assombrações que vivem no hotel. Ou como fruto de uma mente que está cada vez mais presa dentro da loucura, estimulada pelo álcool. Dan também vê assombrações e também no caso dele as duas interpretações podem ser feitas. Seriam assombrações ou apenas a imaginação fértil de uma criança sozinha, que não recebe atenção dos pais e está presa em um hotel no meio da neve? Não é à toa que Dan vê com frequência as duas garotinhas que perguntam se ele quer brincar com elas.

Os Torrance chegam ao hotel Overlook
Os Torrance chegam ao hotel Overlook

Todas essas dúvidas poderiam ser sanadas em Doutor Sono, mas não é o que King faz. Dan ainda consegue ver assombrações, mas ele aprendeu a controlar as suas visões. Por outro lado, assim como seu pai, Dan é um alcoólatra. Portanto, a pergunta permanece na mente do leitor: seriam as assombrações mais uma vez fruto de delírios alcoólicos de Dan?

Abra Stone

Em Doutor Sono, somos apresentados a Abra Stone, uma garotinha que, assim como Dan, tem habilidades psíquicas. A diferença entre os dois, no entanto é clara. O poder que Dan tem não é nem a metade do poder que Abra tem. Como Dan quando criança, Abra sofre porque não consegue entender e nem lidar com as suas visões. Ela também vive em um mundo consideravelmente mais perigoso que o que Dan vivia. Seus poderes são alvos de interesse de um grupo de pessoas que deseja fazer mal à menina.

O Danny Torrance da minissérie de 1998
O Danny Torrance da minissérie de 1998

Cabe a Dan, então, ensinar a Abra como lidar com seus poderes. Assim como Dick Hallorann, outro iluminado, uma vez ensinou a Dan. O ciclo mais uma vez se repete, quando Dan, um homem quebrado, tanto por seu vício, quanto por seu trauma, passa seus conhecimentos para Abra, uma menina assustada.

Doutor Sono é um livro que repete ciclos, seja o de vício e alcoolismo, seja o de ensinamento. Dan não só ensina Abra a lidar com o poder que tem, ele também luta ao lado dela contra O Verdadeiro Nó. E protegendo a menina, Dan consegue expurgar seus próprios erros e finalmente, quebrar o ciclo, que começou com seu pai.

Adaptação de Doutor Sono

Não é de se espantar que o livro logo fosse adaptado para o cinema, levando em conta o sucesso de O Iluminado e do filme de Stanley Kubrick inspirado na obra de King.

Ewan McGregor, que vai interpretar Dan em Doutor Sono e Danny Loyd, que interpretou Danny em O Iluminado
Ewan McGregor, que vai interpretar Dan em Doutor Sono e Danny Loyd, que interpretou Danny em O Iluminado

O filme inspirado em Doutor Sono é considerado uma continuação do filme de Kubrick. Será dirigido por Mike Flanagan (que dirigiu Jogo Perigoso, também inspirado na obra de King), e tem no elenco Ewan McGregor como Dan e Rebecca Ferguson como Rose, chefe de O Verdadeiro Nó. O filme está previsto para entrar em cartaz só em 2020.

Doutor Sono é a continuação de um dos livros mais famosos de Stephen King. A leitura é interessante, sendo ideal para os fãs de O Iluminado que querem saber o que aconteceu com cada personagem. Mas também tem potencial para agradar a todos, uma vez que trata não só de terror, mas de diversos temas.

Nome Original: Doutor Sono
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Gênero: Romance, Suspense
Ano: 2013
Número de Páginas: 531

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar