Duque e as Mortes, HQ de Frank Tartarus e Adan Marini

Duque de Caxias, o personagem histórico, é protagonista central de Duque e as Mortes, história em quadrinhos lançada por Frank Tartarus (roteiro e cores) e Adan Marini (ilustrações).

A graphic novel apresenta Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque, na última etapa da vida, em uma conversa franca com um amigo poeta (ou a própria morte?). Assim, o diálogo rico entre os dois percorre histórias da juventude, batalhas, conquistas, segredos e confissões do velho militar. Agora cansado da guerra e da vida, desarmado mas com suas cartas na manga, Duque de Caxias apresenta um mapa da sua trajetória e convida o leitor a percorrê-lo confirmando verdades e inventando, com os autores, a história por trás da História.

Duque e as Mortes

Duque e as Mortes

A profunda pesquisa histórica dá ao roteiro a legitimidade para a invenção e é eixo para a graphic novel. Além disso, o traço talentoso da arte e o apelo filosófico do diálogo – característica da dupla – conduzem o leitor à poesia e ao prazer da leitura da HQ. Nas últimas páginas, o livro dedica espaço à contextualização histórica e mostra como “achados” da biografia do Duque aparecem no roteiro e na arte. Certamente auxiliam na compreensão do momento histórico que viveu o Duque.

Eis então uma graphic novel de ficção histórica sobre sangue derramado e almas perdidas. Com muita filosofia, eventos históricos reais e outros nem tanto, Duque e as Mortes tem diálogos intensos e ilustrações poderosas. A HQ é aconselhável para maiores de 18 anos, afinal, tem bastante nudez.

A HQ integra a lista de títulos lançados pelo Tesla Studio, coletivo criado em Caxias do Sul em 2014. Duque e as Mortes foi custeado via Financiarte e será comercializado a R$ 35. Até 24 de maio ocorre a pré venda através do Catarse.

Acesse nossas resenhas de quadrinhos

Nome Original: Duque e as Mortes
Autor: Frank Tartarus e Adan Marini
Editora: Tesla
Gênero: Mistério
Ano: 2019
Número de Páginas: 84

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar