BIOS: Vidas que marcaram a sua – Mauricio de Sousa

Apresentado por Fábio Porchat, BIOS: Vidas que marcaram a sua conta a trajetória de sucesso de um dos maiores cartunistas brasileiros. A produção original brasileira da National Geographic escolheu nos apresentar a trajetória de Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica.

O filme revela as origens de um dos maiores cartunistas do Brasil. Passamos então pela história e trajetória profissional do gênio que é o primeiro personagem brasileiro retratado na série de documentários latino-americanos BIOS: Vidas que Marcaram a Sua. Para tal, a produção visitou lugares que fizeram e ainda fazem parte de sua vida.

BIOS: Vidas que marcaram a sua – Mauricio de Sousa

Fábio Porchat é o responsável por redescobrir o homem por trás do visionário brasileiro de 83 anos. O humorista repassa junto a Mauricio os momentos mais memoráveis de sua vida. Ou seja, esta é uma jornada reveladora e cheia de emoção sobre esta lenda que acompanha o crescimento de milhares de crianças ao redor do mundo. O próprio Porchat volta à infância a cada quadro que avançamos. Eu bem que queria estar no meio dessa produção maravilhosa que pode nos trazer tanto do passado e do presente dessa turma. Afinal, eles fizeram parte da minha infância também.

Mauricio e Fabio com o desenhista Sidão, que inspirou o personagem do Louco em BIOS: Vidas que marcaram a sua
Mauricio e Fabio com o desenhista Sidão, que inspirou o personagem do Louco

Este documentário apresenta uma verdadeira história de vida. Da minha vida! E o pessoal da produção conseguiu informações que nunca haviam sido abordadas em outros trabalhos biográficos a meu respeito“, enaltece Mauricio de Sousa.

Toda a nostalgia do bairro do limoeiro

BIOS: Vidas que marcaram a sua mistura cenas do passado gravadas pelo próprio artista. Estrelando, principalmente, sua avó Dona Dita, e entrevistas com personagens importantes na vida de Mauricio. Assim, entram em cena seus filhos Mônica, Magali, Mariângela (Maria Cebolinha), Marina, Mauricio (Do Contra), Mauro (Nimbus), Vanda e Valéria (as gêmeas da Turma da Mônica jovem) e Marcelo (Marcelinho, personagem criado em 2015). Além disso, temos também depoimentos de sua prima Terezinha; seu amigo Luiz Carlos da Cruz, que inspirou a criação do Cebolinha; Sergio Graciano, arte-finalista que trabalhou mais de 50 anos com Mauricio, além de celebridades como Xuxa e o próprio Porchat.

Antiga entrada do Parque da Mônica
Antiga entrada do Parque da Mônica

Todos eles tem histórias para contar, opiniões sobre o pai e seu legado, e também carinho a demonstrar. Assim fica difícil segurar as lágrimas com tantas emoções. No meu caso, abri a torneira dos olhos quando vi imagens de arquivo do antigo Parque da Mônica, que esteve no Shopping Eldorado de 1993 a 2010. Em 2015 o parque reabriu com novo endereço, no shopping SP Market. Mas depois de grande, nunca mais voltei. Como é chato ser adulto!

O que esperar do doc, além de se emocionar…

O especial de uma hora e meia busca ilustrar o passado de um dos maiores quadrinistas brasileiros, famoso mundialmente. Esta será a primeira biografia documental do criador da Turma da Mônica. Então, Mauricio abre para a televisão a casa de sua infância em Mogi das Cruzes (SP), além de passar por seus estúdios e pelo atual Parque da Mônica. A produção também vai às redações de jornais paulistanos, como Diário de S.Paulo e Folha de S.Paulo, para encontrar nos arquivos os primeiros quadrinhos publicados de Mauricio.

O documentário estreia no sábado, dia 13 de abril às 21h, na National Geographic e no Nat Geo App com reprise no domingo, dia 14 às 18h45. Vale conferir, então prepare-se para se emocionar!

BIOS: Vidas que marcaram a sua - Mauricio de Sousa

Nome Original: BIOS: Vidas que marcaram a sua - Mauricio de Sousa
Direção: Equipe National Geographic
Elenco: Mauricio de Sousa e família, Fábio Porchat, Xuxa
Gênero: Documentário
Produtora: National Geographic
Distribuidora: National Geographic
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar