Anotações Sobre um Escândalo, de Zoë Heller

A solidão que leva a obsessão

Anotações Sobre um Escândalo conta a história de Barbara Covett, uma professora solitária de 60 anos, que está sempre em busca de uma amiga. Quando Sheba Hart (apelido de Bathsheba) começa a dar aulas de arte na escola, Bárbara sente que finalmente encontrou a amiga que procurava.

No entanto, quando ela descobre que Sheba está tendo um caso com Steven Connolly, um aluno de 15 anos, as coisas mudam um pouco.

Solidão

O assunto mais pungente em Anotações Sobre um Escândalo é a solidão. Barbara é uma mulher extremamente solitária, que só deseja ter uma amiga. Por outro lado, na sua narração, Barbara comenta que a sua dificuldade para manter amizades aumentou muito. Isso porque todas as mulheres de quem ela se aproximava acabavam assustadas com seu comportamento depois de um tempo.

Cate Blanchett e Jude Dench no filme de 2006
Cate Blanchett e Jude Dench no filme de 2006, Notas Sobre um Escândalo

Sheba, por sua vez, parece o exato oposto de Barbara, mas na verdade não é. Quando Barbara começa a frequentar a casa de Sheba, ela acha que a amiga tem a vida perfeita. Um marido perfeito e dois filhos. Mas quando as duas começam a ficar cada vez mais próximas, Barbara (e o leitor) percebe que nada disso é verdade.

O marido de Sheba é bem mais velho que ela e muitas vezes ela se sente entediada ao lado dele. Sua filha mais velha, Polly, vive enfrentando a mãe e é um lembrete constante de que Sheba está ficando velha. Isso automaticamente a empurra para um caso com um adolescente. De alguma maneira, é a solidão que liga Barbara e Sheba, mesmo que elas não percebam.

Anotações Sobre um Escândalo explora a relação de Barbara e Sheba
Anotações Sobre um Escândalo explora a relação de Barbara e Sheba

Obsessão

O comportamento de Barbara em relação à Sheba beira a obsessão. A professora veterana fica hipnotizada pela mulher mais jovem. Assim que ela a chama para almoçar em sua casa, Barbara tem certeza que as duas estão destinadas a uma amizade duradoura.

Para Sheba, as coisas são um pouco diferentes. Ela não vê tanto significado no almoço que oferece a Barbara. Quando a mulher começa a se sentir como uma figura importante na sua vida, Sheba rapidamente dá uma cortada.

A coisa se desdobra de outra maneira, quando Barbara descobre o caso entre Sheba e um de seus alunos. Essa informação primeiro se torna um motivo de ciúmes para Barbara, que a essa altura já se sente dona de Sheba. Mas depois, quando Sheba deixa claro que Barbara não é tão importante para ela quanto Barbara pensava, a informação se torna um trunfo em suas mãos.

Sheba mantém um caso com seu aluno em Anotações sobre um escândalo
Sheba mantém um caso com seu aluno

Adaptação de Anotações Sobre um Escândalo

Anotações Sobre um Escândalo virou um filme em 2006, chamado Notas Sobre um Escândalo. No elenco estão Cate Blanchett, que interpreta Sheba, Judi Dench como Barbara e Bill Nighy, interpretando o marido de Sheba. Tanto Blanchett, quanto Dench estão perfeitas nos seus papeis e o conflito do filme é excepcionalmente bem construído, prendendo o espectador do começo ao fim.

Além disso, o filme aumenta a ideia de que Barbara possa ter um interesse amoroso em Sheba, o que no livro é colocado mais em subtexto e não fica tão claro. Notas Sobre um Escândalo é um filme bem fiel ao livro e as duas obras são ótimas.

A relação entre as duas mulheres é obsessiva
A relação entre as duas mulheres é obsessiva

O filme recebeu quatro indicações ao Oscar: melhor atriz por Judi Dench, melhor atriz coadjuvante por Cate Blanchett, melhor trilha sonora e melhor roteiro adaptado. Mas infelizmente não levou nenhum.

Livros com personagens femininas fortes

O fato da prosa do livro, que é narrado em primeira pessoa por Barbara, ser tão prazerosa, facilita muito a leitura de um tema que é interessante, embora pesado.

Judi Dench como Barbara
Judi Dench como Barbara

Muita coisa é colocada no prato do leitor: a relação de Barbara e Sheba; o caso de Sheba com o aluno, que também é um crime; a obsessão de Barbara por Sheba; a solidão das duas personagens e claro, a relação de poder que se estabelece não só entre as duas mulheres, mas também entre Sheba e Steven, depois de um tempo. Tudo no livro é muito bem pensado, o que torna a história crível.

Anotações Sobre um Escândalo é um livro extremamente bem escrito, que tem como protagonistas duas mulheres e fala sobre temas como solidão e obsessão.

Nome Original: Anotações Sobre um Escândalo
Autor: Zoë Heller
Editora: Record
Gênero: Drama
Ano: 2003
Número de Páginas: 320

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar