E Agora? A Mamãe Saiu de Férias 2!
E Levou a Família...
Decepcionante continuação de E agora? Mamãe saiu de férias (10 giorni senza mamma¸ 2019), divertidinho filme que discute a questão do machismo numa família patriarcal em que a mãe, sempre neglicenciada em seus afazeres, resolve se rebelar e fazer um retiro sabático.
De maneira completamente desnecessária e apenas um ano após o lançamento do anterior, agora a mãe (Lodovini) recebe uma proposta de trabalho em Estocolmo enquanto o pai (Luigi) está desempregado. Então, numa iniciativa dele, a família embarca numa viagem à la Chevy Chase num trailer da Itália até a Suécia para acompanha-la até o local da entrevista. Tornando-se um banal road movie em formato de comédia, eles encontram no caminho um maltrapilho que diz ser Papai Noel e, aí, a loucura começa.
E Agora? A Mamãe Saiu de Férias 2!
E, na verdade, loucura é transformar a proposta de crítica social do primeiro longa em algo tão comercial e propício a esta época. Não há nada nessa parte 2 que não seja clichê e não tenha sido visto antes, inclusive em outros filmes que enfocam dar carona ao bom velhinho. O desperdício é o uso pobre dos dois atores principais, certamente merecedores de trabalhos mais aprofundados.
Há uma grande perda de oportunidade aqui: a inversão de papeis socialmente determinados (a mulher sustenta financeiramente a casa enquanto o homem cuida da casa e dos filhos) poderia render elementos interessantes de comédia e análise social. Entretanto, em nenhum momento isso é utilizado; pelo contrário, todas as cenas de humor são baseadas em situação já batidas. Todos os pontos estão aqui: os filhos pequenos que conturbam o ambiente, o caroneiro que afeta o roteiro de viagem, o carro velho e cheio de problemas… enfim, já vimos tudo isso antes.
De todo modo, poderia ser pior: a ideia da dúvida se o Papai Noel é o Papai Noel mesmo, que se mantém até quase o fim, gera alguns momentos divertidos e com gags auditivas. Também, a ambientação em alguns espaços de beira de estrada no caminho são bem legais. Mas é pouco, muito pouco. Uma boa premissa do filme anterior foi desperdiçada.