Ela Disse, Ele Disse, a história de um primeiro amor

Ela Disse, Ele Disse é inspirado no livro de mesmo nome de Thalita Rebouças. Na história, Rosa (Duda Matte) e Léo (Marcus Bessa) acabam de entrar em uma nova escola. Rosa é mais tímida e parece ter mais dificuldade em se enturmar, já Léo logo mostra habilidade no futebol e se enturma entre os alunos mais populares, como Júlia (Maísa Silva).

Quando Rosa e Léo se conhecem, eles se tornam amigos imediatamente.

Marcus Bessa e Maisa Silva em cena do filme Ela disse Ele disse
Marcus Bessa e Maisa Silva em cena do filme

Ela Disse, Ele Disse: Pontos de vista alternados

O livro que inspirou o filme é dividido em capítulos que alternam os pontos de vista de Rosa e Léo. O filme segue a mesma ideia. Claro que essa é uma transposição um pouco mais difícil no cinema do que na literatura, que pode simplesmente usar a primeira pessoa para mostrar ao leitor tanto o pensamento de Rosa, quanto o de Léo, mas o longa se sai relativamente bem.

Para tal, os atores falam com a câmera quando os personagens desejam expressar seus pensamentos, que é uma maneira interessante de passar para o cinema o que está no livro. Pode parecer que o filme fica confuso, mas na realidade é bem claro quando Rosa e Léo estão transmitindo pensamentos e quando eles estão falando com outras pessoas.

Júlia
Júlia

Essa também é uma ideia que rende cenas divertidas e momentos engraçados, como quando Rosa fala uma coisa para Léo e para a câmera fala exatamente o contrário. É dessa maneira que conseguimos acompanhar o romance que está nascendo entre os dois protagonistas. Ele é retratado de uma maneira inusitada, já que o espectador que vê de fora consegue perceber tudo que acontece na trama, mesmo que os protagonistas não percebam.

A adolescência

Ela Disse, Ele Disse também tem muito sucesso em retratar a adolescência. De maneira bem simples, o que o filme narra é um primeiro amor e todas as dúvidas que vêm com ele. A ideia de mostrar os pensamentos tanto de Rosa, quanto de Léo, é interessante e diferente, uma vez que na maioria dos filmes do gênero, acompanhamos ou o menino ou a menina.

Rosa e as amigas
Rosa e as amigas

Quando se tem acesso ao dois, é mais fácil que haja reconhecimento de boa parte da audiência, afinal, qualquer pessoa já esteve ou vai estar na situação dos dois. É importante dar vozes tanto aos meninos, quanto às meninas, já que a adolescência é um período repleto de dúvidas, que estão relativamente bem contempladas na trama.

O filme também aborda outros temas, como o bullying, seja ele na vida real, seja na virtual, as inseguranças em relação à aparência e o corpo, a amizade e a empatia. Ela Disse, Ele Disse é um filme que possivelmente vai ecoar nos adolescentes, mas também na audiência que já passou dessa fase e que pode se reconhecer no que aparece na tela.

Ela Disse Ele Disse fala com o universo adolescente
Ela Disse, Ele Disse fala com o universo adolescente

Aspectos técnicos de Ela Disse, Ele Disse

O longa vem na onda de outros filmes nacionais voltados para o público adolescente, como Fala Sério, Mãe!, Tudo Por um Popstar – ambos inspirados em livros da Thalita RebouçasEu Sou Mais Eu e Cinderela Pop. Nesse aspecto, Ela Disse, Ele Disse é importante, uma vez que até pouco tempo atrás, os filmes voltados para o público jovem eram basicamente, filmes americanos. Existe uma grande diferença entre retratar a experiência de um High School americano e de um colegial brasileiro, embora os adolescentes do mundo todo vivam os mesmos dilemas e passem por situações parecidas.

Ela Disse, Ele Disse se passa nesse contexto de filmes de colegial e embora fale de uma escola brasileira, com alunos brasileiros, se guia por algumas regras típicas dos filmes adolescentes americanos. Existe a protagonista que não se encaixa, embora esteja completamente dentro dos padrões; o mocinho bonitinho e gentil; a menina malvada que quer separar os dois e, claro, muitas cenas fofinhas para fazer os adolescentes sonharem.

Isso é necessariamente ruim? Não, o público adolescente é um público que vai ao cinema e precisa ser contemplado. Também é ótimo que pela primeira vez em muitos anos, esse público possa ver uma experiência adolescente mais próxima da sua. Por outro lado, Ela Disse, Ele Disse está longe de ser o melhor filme do gênero lançado recentemente e não traz muitas inovações.

Júlia e Rosa disputam a atenção de Léo
Júlia e Rosa disputam a atenção de Léo

Ou seja…

É bonitinho, os protagonistas são divertidos e o casal é fofo, mas é só isso. O filme também não é ruim, ele cumpre seu papel, mas não vai além disso.

O longa também tem uma linguagem bem jovem, repleta de gírias atuais e que fala bastante em redes sociais. Isso é resultado de uma adaptação feita pela autora, que também é responsável pelo roteiro, uma vez que o livro foi publicado em 2010, que é extremamente bem-vinda, porque fala com os jovens dos dias de hoje, o público alvo do filme.

O elenco

Ela Disse, Ele Disse tem, no entanto, boas atuações. Duda Matte é uma boa atriz, que parece ter um futuro no cinema. Sua personagem nos convence e, inevitavelmente, nos faz torcer por ela. Marcus Bessa funciona muito bem como o mocinho da história, ele é simpático, divertido e com certeza vai despertar paixonites adolescentes por todos os lados. E Maisa Silva, que sempre se sai relativamente bem nos seus papeis, interpreta um papel bem diferente do que está acostumada, mas que rende momentos divertidos.

Léo e Rosa em Ela disse Ele disse
Léo e Rosa

O filme ainda conta com participações de Fernanda Gentil, Maria Clara Gueiros, da influencer Bianca Andrade e da própria Thalita Rebouças.

Ela Disse, Ele Disse certamente não é uma obra prima cinematográfica, mas provavelmente essa nem é a intenção do filme. O longa, com certeza, vai agradar os adolescentes, seja pelo elenco, seja pela história que é bonitinha e feita na medida para derreter corações.

O filme entra em cartaz no dia 3 de outubro.

Ela Disse, Ele Disse

Nome Original: Ela Disse, Ele Disse
Direção: Cláudia Castro
Elenco: Duda Matte, Marcus Bessa, Maisa Silva, Bianca Andrade, Maria Clara Gueiros
Gênero: Romance, Comédia
Produtora: LC Barretos Productions, Filmes do Equador, Globo Filmes
Distribuidora: Imagem Filmes
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar