Em Chamas, um filme sul-coreano

Em Chamas é o filme escolhido pela Coreia do Sul para representar o país no Oscar 2019. A produção traz a história de Jongsu (Ah-in Yoo), um entregador que, durante um delivery, encontra Haemi (Jong-seo Yun), uma antiga vizinha. Jognsu se depara com um pedido inusitado da moça: cuidar do gato dela enquanto faz uma viagem para a África.

O rapaz é tímido, incapaz de compreender os flertes de Haemi. Então ela insiste, eles se envolvem, mas logo ela parte em sua viagem. Quando a garota volta, apresenta ao entregador um enigmático jovem, Ben (Steven Yeun), que conheceu durante a temporada africana. Um dia, Ben conta a Jongsu sobre um hobby pouco usual que ele pratica. Queimar celeiros.

Haemi: fala bastante, bebe bastante, fuma bastante e dorme bastante
Haemi: fala bastante, bebe bastante, fuma bastante e dorme bastante

A ideia por trás de Em Chamas

O filme foi baseado no conto “Queimar Celeiros” do escritor japonês Haruki Murakami, do livro “O Elefante Desaparece”, lançado no Brasil pela Companhia das Letras.

Haruki Murakami é um dos mais importantes nomes da literatura japonesa no mundo. O escritor tem trinta livros publicados, muitos deles lançados no Brasil. Um sucesso de vendas no Japão e no mundo, com tradução para mais de 50 idiomas. Em Chamas é a adaptação mais bem sucedida do autor, com lançamento mundial no ultimo Festival de Cannes, de onde saiu aclamado pela crítica que deu ao filme o FIPRESCI Prize (prêmio da crítica internacional). Outros filmes que foram adaptados da abra de Murakami são: Um Amor Sublime (2008) e Como na Canção dos Beatles: Norwegian Wood (2010).

Os três contemplam o pôr-do-sol
Os três contemplam o pôr-do-sol

Voltando à trama

Após deixar Jongsu apaixonado, Haemi volta para casa na companhia de Ben, um jovem misterioso e muito rico. No entanto, o rapaz tem um hobby peculiar que deixa Jongsu intrigado.

Jongsu está morando temporariamente na fazenda do pai, por questões jurídicas. Haemi vive num constante drama existencial. Ela arrasta Ben para todo lado, mas sempre convida Jongsu, parecendo até que gosta de torturar o moço. Ben, cercado de dinheiro e mistério, aparentemente só se importa em deixar todos com a pulga atrás da orelha.

A cara da riqueza
A cara da riqueza

“Parece-me que hoje, pessoas de todo o mundo, independentemente da nacionalidade, religião ou classe social, estão com raiva por diferentes motivos. Os jovens da Coreia, por exemplo, estão passando por tempos difíceis. Eles sofrem com o desemprego, eles não têm esperança no presente e veem que as coisas não vão melhorar no futuro. Incapazes de escolher um alvo para direcionar essa raiva, eles se sentem impotentes, desesperançosos. Para muitos jovens, o mundo está se tornando um gigante quebra-cabeça. É um pouco como se sente o protagonista de Murakami, Jongsu” – assim opina o diretor Chang-dong Lee.

Em chamas, é então uma ótima opção para quem gosta da literatura de Murakami. Todavia, para mim já não funciona muito. O único livro que li dele foi Pinball, 1973 e achei chatíssimo. Assim, sabe aquela história lenta e que não acontece nada? Pois é. Mas se você curte um suspense, totalmente fora do circuito hollywoodiano, vale dar uma chance!

Em Chamas

Nome Original: Beoning
Direção: Lee Chang-Dong
Elenco: Ah-in Yoo, Jong-seo Yun e Steven Yeun
Gênero: Drama, Mistério
Produtora: Pine House Film
Distribuidora: Pandora Filmes

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar