Escape Room 2: Tensão Máxima
Escape Room 2: Tensão Máxima é a sequência do thriller psicológico que foi sucesso de bilheteria e assustou o público por todo o mundo. No novo filme, seis pessoas se encontram presas em uma nova série de escape rooms. Elas buscam o que têm em comum para sobreviver… e descobrem que já jogaram esse jogo antes.
Mais decidida do que nunca, Zoey (Taylor Russell) quer acabar com a empresa de escape rooms, a Minos Company. Assim, ela conta com o apoio de Ben (Logan Miller), o outro sobrevivente do primeiro filme, para ir com ela à Nova York desmascarar a companhia e provar para si mesma que ela é capaz de incriminá-los.
Entretanto, por conta de seu medo de voar, Zoey e Ben vão de carro para a cidade, sendo assaltados ao chegar. Correm pra lá e pra cá e se veem presos novamente em salas de escape rooms, com mais quatro estranhos. A primeira sala, inclusive, é bem mirabolante, visto que a empresa teve que contornar mil aspectos para colocar aquelas pessoas em um vagão do metrô que descarrilha e dá início ao jogo. E, assim como no primeiro filme, é jogar ou morrer.
Escape Room 2: Tensão Máxima
O primeiro longa, tirando algumas coisas forçadas, foi bem empolgante e animador, mas não é um filme que se recomende assistir mais de uma vez. Aqui, em Escape Room 2, parece que a pressa foi grande em criar uma franquia, adiantando o que poderia ser, sei lá, o 5º filme da série, com um torneio de campeões.
Somos apresentados de forma rasa aos outros participantes, que acabam desabafando que já haviam jogado o jogo da Minos Company antes, sendo os sobreviventes de seus respectivos grupos. Pense, estamos somente no segundo filme da franquia e eles já nos empurram campeões para correr contra o tempo? Não seria mais interessante se tivéssemos assistido às suas tentativas e sucessos pregressos? Certamente teríamos mais empatia pelos personagens.
Infelizmente, o roteiro ainda força a barra em alguns aspectos, fazendo com que o público engula algumas coisas nada a ver, como “se você não viu a morte acontecer, ela não aconteceu”. Ou seja, prepare-se para rever alguns rostos.
Curiosidades
Está rolando na internet uma versão estendida com 8 minutos de filmagem adicional. A versão inclui uma abertura e um final totalmente diferentes daquele que chega aos cinemas essa semana. Além disso, fornece alguns insights sobre a identidade do misterioso Games Master.
Uma certa personagem está ausente no corte estendido, enquanto Isabelle Fuhrman (de A Órfã) e James Frain (de Gotham) são apresentados como Claire e Henry, o quebra-cabeças, além da participação não creditada de Tanya van Graan como Sonya, esposa de Henry e mãe de Claire. Sério, são dois filmes bem diferentes, caso você esteja pensando em ver no cinema e já tenha assistido à versão “fora da lei”.
Uma curiosidade aleatória: The Escape Room Company tem o nome do rei mitológico Minos. Minos fez Dédalo criar um labirinto no qual o Minotauro moraria. Então, deu sete meninos e sete meninas ao monstro para serem comido a cada nove anos. Interessante, não?
Escape Room 2: Tensão Máxima pode ser uma boa pedida como entretenimento, se você está com vontade de passar nervoso, quebrar a cabeça com os enigmas (na verdade os personagens resolvem tudo tão rápido que nem dá tempo da plateia pensar em soluções) e pirar nas salas de escape. Não espere nada muito profundo, curta a sessão e pense bem caso te convidem para um Escape Room!