Exorcismos e Demônios
Exorcismos e Demônios conta a história de uma jovem e cética jornalista (Sophie Cookson) que se vê frente a frente com a investigação da morte de uma freira (Ada Lupu), que aconteceu durante um suposto ritual de exorcismo e da condenação do padre (Catalin Babliuc) que realizou o procedimento. Nicole, a jornalista, viaja para o pequeno vilarejo aonde tudo aconteceu com a intenção de descobrir mais detalhes sobre a história.
Antes do filme começar, a audiência é avisada que a história é baseada em fatos reais.
O que o filme narra não é nada de espetacularmente novo, o cinema já vem fazendo filmes sobre exorcismos há muito tempo. O grande chamariz da produção seria sem dúvida o fato de ser supostamente baseado em acontecimentos reais.
O roteiro se desenvolve de maneira regular, utilizando-se de vários flash backs, enquanto Nicole faz algumas das entrevistas, o que é uma maneira interessante e até inusitada de se contar a história. De uma certa maneira, o filme prende o telespectador, que pode se interessar em descobrir o que de fato aconteceu com a freira.
As cenas de terror são bem feitas e contam com bons efeitos, mas o filme se apóia em soluções fáceis e clichês do gênero do terror, como sustos em momentos inesperados e algumas cenas gores, fazendo dele mais um filme de terror aonde a platéia vai dar pulos enquanto assiste. Não existe preocupação em trazer elementos do terror psicológico ao longa.
Como esse tema já é meio batido em Hollywood, não vemos nada de novo em relação as cenas de exorcismo que já não vimos em outros filmes do gênero. Exorcismos e Demônios tenta em muitos momentos ser diferente na maneira que trata a história, já que o conteúdo é ligeiramente repetitivo.
O elenco também não tem grande destaque, o longa não conta com nenhum nome de peso e os atores são medianos, cumprindo a função que lhes foi incumbida, mas sem nenhuma grande performance.
O longa também não é especialmente assustador, embora ele use de bons efeitos especiais e mexa com temas que são naturalmente horripilantes,o filme se resume a alguns sustos e não tem o suficiente para manter quase ninguém acordado a noite.
Ao final do filme, fica a sensação de que os realizadores não gastaram muito tempo ou muito orçamento, e portanto, o filme chega aos telespectadores como uma diversão momentânea, que não ficará guardada na memória.
Exorcismos e Demônios entra em cartaz no dia 3 de Maio.
Exorcismos e Demônios
Nome original: The Crucifixion
Elenco: Sophie Cookson, Corneliu Ulici, Ada Lupu, Brittany Ashworth, Mathew Zajac
Gênero: Horror, Mistério, Thriller
Distribuidora: Imagem Filmes
Direção: Xavier Gens