Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda
Festival une cinema e moda
Gosta de cinema? E de moda? Então, o festival de cinema perfeito para você está chegando a São Paulo: O Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda.
Como o próprio nome já deixa claro, o Feed Dog Brasil é um festival só de documentários de moda e tem 15 títulos na sua programação. O festival conta ainda com vários debates e mesas em instituições de ensino, aberto ao público, sobre sustentabilidade, inclusão e diversidade, uma masterclass com o estilista e ativista Isaac Silva, um encontro com o estilista e figurinista João Pimenta, e a 1ª Mostra Estudantil Fashion Film realizada por estudantes.
Os filmes serão exibidos no Espaço Itaú de Cinema Augusta – Anexo, do dia 13 ao dia 19 de outubro e as sessões são totalmente gratuitas. Separamos alguns dos títulos que estarão presentes no Feed Dog Brasil:
Girl Gang (Girl Gang – Suíça – 1h37min, Susanne Regina Meures)
Leonie, conhecida na internet como Leoobaly, é uma influencer de 14 anos que tem milhares de seguidores. Seus pais não só apoiam o sonho da filha, como também trabalham como seus empresários e compartilham suas vidas nas suas próprias redes sociais.
Já Melanie, de 13 anos, se considera a fã número um de Leonie, e tem até uma página em homenagem a influencer. Melanie inveja a vida de Leonie, que parece perfeita, no entanto, o que Girl Gang mostra é que Leonie vive em uma pressão constante para fabricar conteúdos, não tem muitos amigos, não leva uma vida de adolescente comum e muitas vezes parece estar na internet apenas porque os pais dela insistem muito.
Quant (Quant – Reino Unido – 1h26min, Sadie Frost)
Quant acompanha a trajetória da estilista britânica Mary Quant, a quem se atribui a criação da minissaia – essa informação, no entanto, é debatível, uma vez que o estilista francês André Courrèges também é apontado como o criador da peça de roupa.
Muito mais do que só a criadora da minissaia, Quant é reconhecida por produzir uma moda voltada especificamente para a juventude, que já estava cansada de se vestir como seus pais, por criar e popularizar as meias-calças coloridas, já que era impossível usar a minissaia com a cinta liga e por criar o kit de maquiagem, onde todos os produtos iam na mesma embalagem.
Mode in France (Mode in France – França – 1h28min, William Klein)
Mode in France, de 1985, é na realidade uma colagem de imagens e cenas, que retratam a cena da moda Francesa na década de 1980. O documentário conta com vários estilistas e depoimentos de modelos sobre o que elas acreditam ser a moda.
Let me be me (Let me be me – Estados Unidos – 1h15min, Dan Crane, Katie Taber)
O estilista Kyle Westphal está dentro do espectro autista, mas quando ele era criança nem mesmo seus pais compreendiam por que ele se comportava de maneira diferente das outras crianças. Depois que os pais descobrem qual é o diagnóstico de Kyle, eles participam de um tratamento completamente diferente do que era feito na época e Let me be me acompanha essa jornada.
Subjects of desire (Subjects of desire – Canadá – 1h43min, Jennifer Holness)
Através de um concurso de beleza voltado para mulheres negras, Subjects of desire analisa os estereótipos em que as mulheres negras são colocadas, tanto na ficção, quanto fora dela, as mensagens que mulheres negras recebem sobre seus corpos, cabelos e aparência e como a cultura maisnstream se apropria da cultura negra quando lhe interessa, ao mesmo tempo que rechaça e marginaliza os negros.
Riveted: The History of Jeans (Riveted: The History of Jeans – Estados Unidos – 53min, Michael Bicks, Anna Lee Strachan)
O jeans é praticamente uma roupa universal, que quase todo mundo usa e se sente confortável e aceito quando o veste, Riveted: The History of Jeans explora a origem desse tecido, como ele começou a ser fabricado, como se tornou o fenômeno que ele é hoje e todas as mudanças pelas quais ele já passou.
Il Patto della Montagna (Il Patto della Montagna – Itália – 1h 15min, Manuele Cecconello, Maurizio Pellegrini)
Durante a segunda guerra mundial, a comuna de Biella assinou um acordo que visava manter as mesmas condições de trabalho para homens e mulheres nas fábricas têxteis. Hoje em dia, o local ainda é o distrito têxtil mais antigo do país e várias marcas famosas produzem suas roupas lá.
No documentário, o estilista Christian Pellizzari se encontra com Argante, a última testemunha viva do acordo.
Para saber mais sobre o Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda, acesse www.feeddog.com.br