8 ½ Festa do Cinema Italiano no Espaço Itaú

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival cinematográfico com mais de dez anos de história. Nascido em Lisboa em 2008, o festival expandiu bastante a sua programação. E assim, alcançou sucesso em diferentes países de língua portuguesa como Angola e Moçambique.

O festival chegou ao Brasil em 2014 por Porto Alegre onde aconteceu a primeira edição no país. Com o intuito de promover a qualidade do cinema italiano junto ao público brasileiro e encontrar espaço sempre maior na oferta cultural do País para o cinema italiano, em 2016, já na sua terceira edição chegou à sete capitais brasileiras. Neste ano o evento ocorre em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Salvador, Natal e Recife.

Festa do Cinema Italiano

8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso em colaboração com Mottironi Editore; em parceria com o circuito Espaço Itaú de Cinema, o Cinema São Luiz, o Cine Jardins e o Cine Líbero Luxardo. Assim como conta com o apoio institucional da Embaixada da Itália em Brasília; a Rede Consular Italiana no Brasil; dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e do Instituto Luce Cinecittà. Em São Paulo, os filmes tomam conta do Espaço Itaú de Cinemas da Rua Augusta. De 8 a 14 de agosto.

Festa do Cinema Italiano

O Melhor da Juventude

O grande destaque da programação é o longa O Melhor da Juventude, exibido em duas partes. O filme conta a história de uma família italiana de 1966 até 2003, data de lançamento da película. Nicola (Luigi Lo Cascio) e Matteo (Alessio Boni) são dois irmãos que vão reviver acontecimentos e lugares que tiveram papel crucial na história da Itália. Ou seja, veremos as cheias de Florença, a luta contra a máfia, jogos de futebol, movimentos estudantis, terrorismo. Além disso, há as canções que marcaram gerações, crises e superações. Os personagens perseguem seus sonhos atravessando a história. Atravessam também o coração do público, visto que não tem como não se apegar a esses personagens. O filme está presente na lista dos 1001 filmes para se ver antes de morrer. Mesmo com suas 6 horas de duração, não há nada irrelevante para a trama, que, afinal, merece ser apreciada.

Cena de O Melhor da Juventude
O Melhor da Juventude, de Marco Tullio Giordana

Euforia

Outro destaque na programação é o filme Euforia. Nele, novamente temos dois irmãos de comportamentos e histórias de vida distintos. O despojado Matteo (Riccardo Scamarcio) e o sisudo Ettore (Valerio Mastandrea). Eles acabam se reaproximando mediante uma notícia que impactará a ambos e a toda a família. É interessante o olhar feminino da diretora Valeria Golino (atriz em A Casa de Veraneio) sobre um drama predominantemente masculino: as construções já formadas e novos arranjos da relação entre os irmãos têm a condução delicada da diretora, permitindo que entendamos que o re-conhecer deles não seja revolucionário em suas vidas, mas sim calcado nos seus maneirismos e suas experiências anteriores.

Festa do cinema italiano
Euforia, de Valeria Golino

Também estão na programação os filmes: Silvio e os Outros, Noite Mágica, Lucia Cheia de Graça, Entre Tempos, Bangla, Dafne, Desafio de um Campeão, Michelangelo – Infinito e Caravaggio – A Alma e o Sangue.

Os ingressos custam R$20 a inteira e R$10 a meia. O Espaço Itaú de Cinema fica na Rua Augusta, 1475. Saiba mais em https://www.festadocinemaitaliano.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar