Ford vs Ferrari, correndo para a glória

Os vencedores do Oscar, Matt Damon e Christian Bale estrelam Ford vs Ferrari, a incrível história real do visionário designer automotivo americano Carroll Shelby (Damon) e do destemido piloto britânico Ken Miles (Bale). Juntos, eles lutaram contra o domínio corporativo, as leis da física e seus próprios demônios pessoais para construir um carro de corrida revolucionário para a Ford Motor Company, assumir o controle das pistas e derrotar os carros dominantes de Enzo Ferrari, nas 24 Horas de Le Mans, na França em 1966.

A poderosa Ford Motor Company passava por uma séria crise na década de 60, não de vendas, mas de imagem. Seus produtos eram considerados “caretas” e “quadrados” pelos jovens que, após a revolução adolescente dos anos 50, se tornaram grande parte da população economicamente ativa nos EUA.

Buscando se conectar com esse público, executivos da Ford viram nas competições automobilísticas o caminho perfeito para juntar a marca ao fascínio pela velocidade. Mas como fazer isso em tempo hábil levando em conta que fora a participação da marca nas competições da Nascar, a Ford nunca foi um grande nome nesse tipo de competição?

Christian Bale é Ken Miles em Ford vs Ferrari
Christian Bale é Ken Miles

Ford vs Ferrari

A oportunidade surge na possível compra da Ferrari, grande nome das competições e quase imbatível nas pistas mas que se encontrava à beira da falência em meados de 64. Assim, o plano era infalível. Comprar a marca dos italianos e ter participação como Ferrari/Ford nos eventos esportivos, conseguindo então tornar a marca conhecida no mercado internacional.

A tentativa de compra é um fracasso e a Fiat se torna dona da Ferrari mantendo seu folclórico criador Enzo no comando. Então, pra piorar ainda mais as coisas, a “oferta” feita pela Ford é considerada uma ofensa e os executivos são despachados para a América debaixo de uma chuva de insultos.

Henry Ford II, se sentindo atacado em seu orgulho, resolve então fazer o impossível… derrotar a Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, competição em que a equipe italiana mantém recordes de vitórias consecutivas. Para tal desafio é contratado Carroll Shelby, único americano a ganhar a famosa competição e extraordinário preparador de veículos de competição. Ele recebe literalmente um cheque em branco para tornar a Ford campeã no menor tempo possível.

Matt Damon é Carroll Shelby

A relação de Carrol e Miles

Como piloto, Carroll escolhe o problemático mas genial Ken Miles, ex-combatente da segunda guerra mundial. Um excelente preparador de carros, mas péssimo no trato com as pessoas. Quem for assistir Ford vs Ferrari esperando ótimas sequências de corrida como as vistas no clássico Grand Prix e no recente Rush pode acabar se decepcionando. As corridas estão lá retratadas com todo o drama e perigos, mas o foco do diretor James Mangold (Logan) é mais na queda de braço entre Shelby e os executivos da Ford que, sem a paixão pela competição, apenas viam o projeto como uma ação caríssima de marketing. E claro que ter um piloto que diz o que pensa na cara dos engravatados não é o ideal para eles.

O longa personifica toda a visão burocrática e obtusa em Leo Beebe (Josh Lucas, que nasceu pra ser o babaca em todos os filmes). Ele é o alto executivo da Ford que faz de tudo para desmoralizar a equipe chefiada por Shelby aos olhos de Henry Ford II.

Ford vs Ferrari

Leia aqui sobre o filme O Farol

Bale se mostra absurdamente parecido com o verdadeiro Ken Miles e é dele a melhor atuação no longa; Damon também não faz feio mostrando o lado mítico de Carroll Shelby. As cenas entre os dois são as melhores e mostram a parceria de uma amizade de longa data. Ali, discussões podem terminar em socos e pontapés ou numa troca de olhares.

Fica a recomendação do documentário em curta metragem: 8 Meters: Triumph, Tragedy and a Photo Finish at Le Mans, que conta com imagens e entrevistas com personagens envolvidos na edição de 1966 da famosa competição e está disponível no YouTube. Ford vs Ferrari entra em cartaz dia 14 de outubro.

Ford vs Ferrari

Nome Original: Ford v Ferrari
Direção: James Mangold
Elenco: Christian Bale, Matt Damon, Josh Lucas, Jon Bernthal
Gênero: Ação, Biografia, Drama
Produtora: Twentieth Century Fox
Distribuidora: Twentieth Century Fox
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar