Forza Horizon 5

Finalmente chegou o mais novo jogo da tão aclamada franquia de corrida exclusiva da Microsoft, Forza Horizon, e chegou a hora de falar um pouco desse, que pode ser considerado o primeiro jogo de corrida da nova geração tecnológica de games.

Forza Horizon 5 ficou disponível para os players em 9 de novembro de 2021, prometendo visuais realistas, cenários que beiram a perfeição e melhorias em sua jogabilidade, mostrando a competência da Playground Games e Turn 10 Studios em fazer um jogo magnífico. Quem comprou a versão Suprema do jogo recebeu acesso antecipado, podendo jogar a partir do dia 5 de novembro de 2021.

O conceito é o mesmo dos anteriores, um festival de carros com diversas corridas e desafios por todo o mapa, onde o objetivo é você se tornar a maior estrela da festa ganhando fama a cada vitória ou proezas realizadas pelas estradas.

Forza Horizon

Forza Horizon 5 – Visual

Forza Horizon 5 tem seu novo festival situado no México, trazendo montanhas, cidades grandes, outras mais simples, praias, desertos e, como prometido, o jogo dá um verdadeiro show de visual, principalmente quando jogado em uma tela 4K e utilizando um Xbox Series X ou um computador tão potente quanto.

Todo o seu cenário foi feito com muito capricho, onde foram usadas câmeras com qualidades 12K que capturaram o cenário durante 24 horas por dia para registrar todas as possíveis mudanças climáticas e as alterações que o local poderia sofrer com isso. E o resultado é simplesmente sensacional, toda a influência que uma chuva traz ao cenário, uma tempestade de areia ou quando chega a noite, trazendo uma experiência muito boa e empolgante. Certamente é o jogo de carro mais bonito já feito.

Jogabilidade

A jogabilidade continua bem parecida com o anterior, mas com uma leve melhoria, mesmo quando colocado na dificuldade Simulação, o carro está mais fácil de ser controlado, principalmente na câmera interna, que você realmente se sente dentro do veículo, pois o som do motor muda, a câmera treme de acordo com o terreno em que você está andando e a luz do sol reflete no painel do veículo no para-brisas, deixando tudo o mais realista possível.

A parte de customização dos veículos continua igual, conseguindo fazer alterações nos motores, pintura, adesivos e rodas, mas ainda continua limitado na questão estética, como para-choques, capôs e aerofólios, mas poderiam ser adicionadas mais variedades para você conseguir deixar o carro ainda mais customizado, assim como é feito em Need For Speed Underground 2 (2004) e NFS Heat (2019).

O mundo aberto traz uma sensação de liberdade muito boa, onde você pode ir a qualquer lugar com o seu veículo, mas está ainda melhor que antes, pois agora é muito mais difícil você andar com sua Ferrari em uma estrada de terra sem usar a suspensão e jogo de pneus apropriados para o local, chegando a ter dificuldades do carro sair do lugar, ou então um carro com todo o preparo de Drift andando nas montanhas no meio do mato. Tudo parece ser melhorado em relação ao anterior, deixando mais desafiador e empolgante.

Forza Horizon

Modo online e solo

O modo online também continua parecido com os anteriores, onde você consegue criar comboios pelo mapa, chamando amigos para sua seção ou até convidando qualquer pessoa que esteja no seu lobby para correrem juntos contra a máquina ou entre o próprio comboio. A conexão com os servidores parece estar com menos latência e mais estável, onde dificilmente você vê os carros dos amigos correndo de modo esquisito ou teleportando na sua frente. Mas ao mesmo tempo, acontecem alguns drops, onde você simplesmente se desconecta dos servidores e joga off-line, mas isso não acontece frequentemente.

Existem vários modos de jogos online, desde corridas comuns em circuitos pré determinados, arrancadas, sprints, como desafios de metas de pontos, capture a bandeira e infectados, esse último talvez o mais conhecido e amado pela comunidade.

Já em relação ao modo solo, a essência da franquia foi mantida, mas com algumas mudanças em missões e desafios novos, variando um pouco em relação aos anteriores. As quatro estações do ano ainda estão presentes, mas diferentemente do FH 4, aqui você não passa pelas estações conforme você vai subindo de nível (como se fossem temporadas), mas o bioma local é afetado de acordo com a estação, onde você terá tempestades de areia em um clima mais seco, ou muitas folhas caindo das árvores no outono.

Também temos uma boa variedade de carros (491 confirmados até o momento), não tão grande quanto a da franquia Forza Motorsports, mas com veículos novos como o novo Toyota Supra ou a Mercedez-bens AMG One (capa do jogo). Vale ressaltar que alguns carros são adquiridos através de transações feitas dentro da loja do jogo, como os passes de carros e DLC’s.

Trilha sonora e personagens

Foram adicionadas vozes e mais físicos para os avatares, onde agora o seu personagem realmente participa dos diálogos, pois nos anteriores você apenas ficava nas cenas gesticulando e balançando a cabeça, mas agora além de conversar durante as cenas, em algumas missões o seu avatar conversa com a pessoa que está sentada ao lado no carro, deixando o jogo mais animado.

A trilha sonora como sempre é muito boa, trazendo todas as rádios do evento com ótimas músicas de diversos tipos, algumas bem conhecidas e também a rádio local, com músicas típicas da região.

Dica inicial: Ao iniciar o jogo, você recebe 3 carros diferentes, o ideal é que gaste a menor quantidade possível de dinheiro nesses primeiros carros, ou até mesmo nem gaste nada, para que depois você possa comprar carros melhores e de diferentes categorias, pois nas corridas feitas em modo solo, normalmente o jogo te coloca contra adversários virtuais de mesmo nível, não exigindo um upgrade nos veículos. Vale lembrar que conforme você sobe de nível e ganha corridas, prêmios são concedidos, sendo eles dinheiro, cosméticos para o avatar e carros novos. Outra dica é você ter um carro voltado para Rally, que ajudará muito na exploração do mapa na procura de placas de XP, celeiros de Carros Abandonados e até percorrer estradas de terra, pois por mais que um carro de Rally não seja tão rápido quanto um Super Esportivo, ele consegue andar em qualquer tipo de terreno.

Forza Horizon

Veredito

Forza Horizon 5 é um espetáculo visual unido com uma jogabilidade extremamente leve e agradável, é divertido e ainda mais imersivo que os anteriores, fazendo com que o jogador passe algumas horas jogando sem se cansar. Além de trazer algumas melhorias, mesmo que sutis, mas que fazem uma boa diferença, cumpre a promessa de um excelente jogo e é tudo que um fã da franquia esperava.

O game está disponível para os consoles da linha Xbox One (fat, S e X), Xbox Series S|X, PC e Xcloud, com suas versões Padrão (essa inclusa no GamePass), Luxo (R$309,00) e Suprema (R$399,00), preço oficial da loja na Xbox Live.

Forza Horizon 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar