Fourteen, uma década de amizade

Em Fourteen, Mara (Tallie Medel) e Jo (Norma Zea Kuhling) são amigas de infância. Na fase adulta, Jo se torna cada vez mais disfuncional e sempre precisa da ajuda da amiga para resolver suas questões. Jo parece ter alguma doença psicológica que nunca é diagnosticada e portanto, também nunca é tratada. Enquanto isso, Mara tenta ajudar a amiga sem alterar seu próprio cotidiano.

Personagens femininas

Fourteen é um filme que tem duas protagonistas femininas e que fala de verdade sobre elas. As duas personagens são bem reais e tem personalidades muito claras.

Mara e Jo em Fourteen
Mara e Jo

O filme também trata de assuntos que são relevantes para as duas e sai do aspecto de personagens femininas que estão preocupadas apenas com relacionamentos românticos ou com os homens da suas vidas. As tramas que envolvem Mara e Jo vão muito mais além do que isso.

Acompanhamos, por exemplo, a maneira como a carreira de Mara evolui com o tempo e como a de Jo desmorona. Além disso, um dos pontos altos do filme é a amizade entre as duas, que é o que conduz o filme para frente.

A amizade

A amizade entre Jo e Mara é uma questão muito importante em Fourteen. As duas comentam que se conhecem desde a infância e que passaram boa parte da vida juntas.

O filme tem protagonistas femininas realistas
O filme tem protagonistas femininas realistas

Fica claro que as duas se amam e se admiram e essa sensação fica cada vez maior enquanto acompanhamos Mara desmarcar compromissos, socorrer Jo e interromper a sua própria vida para ajudar a sua amiga. A amizade em muitos momentos parece até unilateral.

Essa amizade longínqua dá aos roteiristas os mecanismos necessários para nos contar como é a relação entre Mara e Jo. Em determinada cena, as duas conversam sobre o momento exato em que Jo passou a ter os problemas que tem hoje e como ela era antes disso, deixando claro que a amizade das duas não foi soldada apenas na dependência de Jo e na generosidade de Mara. Fourteen também fala sobre como se cultiva uma amizade e que muitas vezes, apesar de todos os esforços, nós superamos algumas relações ao longo da vida.

Jo tem altos e baixos
Jo tem altos e baixos

A doença

A doença de Jo não é revelada em nenhum momento, embora o espectador tenha vislumbres de seus sintomas. Assistimos altos e baixos, euforia e tristeza e muitos problemas. O diagnóstico não parece assim tão importante na trama, uma vez que o que Fourteen quer ressaltar é a amizade entre suas duas protagonistas.

Claro que o filme só se movimenta e só mostra os seus conflitos em função da doença e do que ela causa em Jo, mas esse nem parece ser o mote do diretor ou do filme. No entanto, Fourteen fala sobre a importância de buscar tratamento e de se cuidar, mesmo que essa seja uma tarefa difícil.

Fourteen cobre uma década de amizade
Fourteen cobre uma década de amizade
Aspectos técnicos de Fourteen

Fourteen é um filme simples, mas muito eficiente, que mostra a que veio. O filme apresenta duas personagens femininas realistas, que poderiam existir na vida real. É verdade que ele se apoia em alguns esteriótipos, como por exemplo, Mara ser um pouco mais tímida e Jo bem mais extrovertida, mas isso não parece prejudicar o longa.

Fourteen reflete quase uma década da relação de Mara e Jo e faz a passagem de tempo de uma maneira bem interessante e diferente. Não nos mostra datas, mas sim que o tempo passou através das roupas, penteados das personagens, assim como pelas maneiras que suas vidas vão se desenvolvendo. Pode demorar um pouco, mas logo entendemos como que a passagem de tempo se dá.

Norma Zea Kuhling em cena do filme
Norma Zea Kuhling em cena do filme

O filme se alonga um pouco mais do que deveria. Assim, em determinado momento, o público pode ter a sensação de que a trama ficou um pouco sem assunto, mas isso não prejudica o filme de uma maneira geral, que é bem sucedido no seu intento.

Portanto, este é um filme que se propõe a falar sobre uma amizade honesta e verdadeira, e consegue fazer isso muito bem. O filme é bonito e interessante ao mesmo tempo. Fourteen entra em cartaz no dia 8 de agosto.

Fourteen

Nome Original: Fourteen
Direção: Dan Sallitt
Elenco: Tallie Medel, Norma Zea Kuhling, Caitlin Mae Burke, Scott Friend, Evan Davies
Gênero: Drama
Produtora: Static Prods.
Distribuidora: Zeta Filmes
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar