Google Classroom – Conheça suas funcionalidades

Hoje daremos mais detalhe sobre o Google Classroom. Este poderoso app é capaz de criar um ambiente de sala de aula virtual, possibilitando o acesso através de qualquer dispositivo, trazendo assim maior comodidade e conectando professores e alunos, não importando a distância ou circunstância.

Mas afinal o que é o Google wClassroom? 

É o aplicativo responsável por criar e gerenciar todo o ambiente virtual de sala de aula, ou seja, onde aluno e professor promovem interações ligadas diretamente com a matéria. Assim, uma vez configurada a sala de aula virtual, os alunos e professores terão acesso facilitado às tarefas, um mural para recados e dúvidas e um drive particular da sala para armazenamento das atividades.

Como utilizar

Para ter acesso ao Google Sala de Aula é necessário que sua instituição tenha acesso ao G Suite for Education (efetuar a inscrição na Google for Education).

Partiremos então do principio que sua instituição já está cadastrada e está tudo certo. Para se obter o acesso à plataforma/app existem duas maneiras. Através do download do(s) aplicativo(s) via dispositivos móveis (celular e tablet) ou via web, através do computador ou notebook.

Dessa forma, se optar por utilizá-lo via desktop ou notebook não é necessário efetuar nenhuma instalação. Basta acessar via Gmail ou pelo link do próprio Classroom. Caso você queira deixar instalado no celular e ou tablet, sejam eles dispositivos Androids ou não, basta acessar a loja de apps adequada ao seu dispositivo (PlayStore ou AppleStore) e efetuar o download do Google Sala de Aula.

Você, professor ou administrador que deseja criar uma sala de aula virtual, basta clicar no botão de + presente na tela e criar a sua sala virtual. Este certamente é um processo bem simples e intuitivo de ser feito.

criar-google-classroom-google-sala-de-aula-vitaminanerd

Funcionalidades do Google Sala de Aula

Mural

Local onde é possível visualizar o código de turma, as próximas atividades e deixar e programar um recado para a turma. O(s) alunos(s), além de você, como professor, podem criar avisos, programar avisos, anexar arquivos e links.mural-google-classroom-google-sala-de-aula-vitaminanerd

Atividades
Este é um dos menus mais importantes dentro do Google Classroom. Temos aqui duas visões a serem analisadas, a do professor e do aluno.

Visão do professor

Você terá acesso a criação e compartilhamento das atividades, provas e trabalhos para o seu grupo de alunos, além do acesso à pasta da turma onde ficam armazenadas todas as provas, atividades e trabalhos que os alunos fazem.

Atividades-google-classroom-google-sala-de-aula-vitaminanerdVisão de aluno

Ele terá acesso a todos os seus trabalhos, acesso direto à agenda da turma e a pasta dentro do Google Drive, contendo arquivos e material de apoio que o professor ou colegas podem adicionar.

Além das visões descritas acima, tanto o aluno quanto o professor terão acesso à agenda da turma.

Pessoas
Neste menu você poderá convidar seus alunos, coordenadores e/ou até mesmo um professor convidado para a sua sala de aula virtual. Também é possível retirar a inscrição de alunos e convidados caso necessário

pessoas-google-classroom-google-sala-de-aula-vitaminanerd

Notas
Toda atividade, trabalho, prova que você desejar atribuir uma nota está aqui! Este é o menu onde você terá uma visão global de todos os seus alunos. Além das atividades enviadas a cada e um, há um acompanhamento bem detalhado de quem entregou, se entregou com atraso ou se ainda está pendente de entrega.

Espero que tenham gostado ! Fiquem ligados que em breve sairão vídeos e mais postagens sobre essa e outras poderosas ferramentas!!

Tudo que abordamos aqui pode ser conferido em vídeo no meu canal do Youtube

Quer aprender na prática de como utilizar o Google Sala de Aula? Clique aqui.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar