Goosebumps: Monstros e Arrepios (2015)

Goosebumps: Monstros e Arrepios tem uma história divertida e descompromissada para molecada. O filme consegue ser creepy na medida certa, operando na “fórmula Jumanji“. A pentelhice espalha várias criaturas por uma cidade e faz com que jovens acompanhados de um adulto improvável precisem resgatar um a um de volta ao seu local de origem. Tudo isso enquanto passam por cenários em um módulo semelhante ao de videogame, com muito CG e gags pontuais.

O elenco de Goosebumps: Monstros e Arrepios é forçadamente caucasiano. O que soa bastante esquizofrênico para uma produção contemporânea, onde se espera uma representatividade mais orgânica. Ainda temos ali Jack Black segurando as pontas como o famoso escritor R.L. Stine (dos livros de terror para jovens, Goosebumps, quase todos já lançados no Brasil pela Fundamento); Dylan Minnette como um equilibrado protagonista (que perde os holofotes conforme a trama avança); a gatinha Odeya Rush (que trás o único plot-twist do enredo) e o alívio cômico Ryan Lee (péssimo e insuportável, mas alguém tinha que ser o palhaço, não?). Os demais adultos são apenas enfeite no tabuleiro.

Jack Black e as "crianças"
Jack Black e as “crianças”

Goosebumps: Monstros e Arrepios

O CG é bastante competente, entregando momentos divertidos e funcionais nas mãos de um diretor que entende do assunto: Rob Letterman (que já fez O Espanta Tubarões, Monstros vs. Alienígenas e As Viagens de Gulliver) e segue uma cartilha básica, que se não surpreende. Mas também não desaponta.

O roteiro é completamente básico e com clichês do gênero, mas seus personagens tem carisma. O vilão boneco de ventríloquo Slappy consegue andar com a trama. Os níveis de cada cenário realmente funcionam como fases de game. Se encaixam na estrutura, dando todas as recompensas para protagonistas e espectadores ao final da sessão. Sem medo de ousar aqui e ali, não com sustos, mas com o efeito gore esperado para uma produção deste porte.

O roteiro quase dá um passo interessante com metalinguagem (tanto na figura do autor, Stine, quanto na estrutura dos 3 atos), mas não passa de um flerte, que fica por isso mesmo. A continuação estreou há pouco tempo e já teve crítica aqui no Vitamina Nerd!

Goosebumps: Monstros e Arrepios (2015)

Nome original: Goosebumps

Elenco: Jack Black, Dylan Minnette, Odeya Rush, Ryan Lee, Amy Ryan, Jillian Bell

Direção: Rob Letterman

Gênero: Aventura, Comédia, Família

Produtora: Columbia Pictures Corporation

Distribuição: Sony Pictures

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar