Hotel Artemis, proibido matar os hóspedes

Em Los Angeles, num futuro não muito distante, um hospital para criminosos funciona sob a fachada de um hotel há mais de 20 anos. No comando está a Enfermeira, responsável por manter as regras do local: não insultar funcionários, não portar armas, não matar outros pacientes. Quando as regras são quebradas, a vida de todos é colocada em risco.

É uma noite de quarta-feira no ano de 2028 e as ruas do centro de Los Angeles estão intransitáveis. Com o tumulto mais violento da história de L.A. em sua terceira noite, a força policial da cidade está espancando manifestantes pintados em guerra, cuja única demanda é água limpa. Em meio a esse caos, quatro homens vestidos com máscaras de caveira encontram-se no meio de um assalto a um banco falido. Depois de inverter a situação, Sherman Atkins (Sterling K. Brown) leva seu irmão Lev Atkins (Brian Tyree Henry) e seus dois companheiros para fora do banco – em uma luta de fogo com o policiais. Ferido e não vendo nenhuma outra opção, Sherman os leva a sua única esperança de sobrevivência… o Hotel Artemis.

A estrutura art déco de 13 andares perdeu seu prestígio com o público viajante há muito tempo, mas graças ao financiamento do mafioso The Wolfking (Jeff Goldblum), o exterior desgastado do hotel encobre um hospital de última geração. Este é um Pronto Socorro apenas para membros exclusivos de um grupo seleto de criminosos que pagam mensalidades altas e que devem seguir as regras.

Jeff Goldblum, Zachary Quinto e Jodie Foster
Jeff Goldblum, Zachary Quinto e Jodie Foster

A Enfermeira (Jodie Foster), uma mulher sensata que administra o local há 22 anos é auxiliada por um leal e gigante Everest (Dave Bautista). Ela é uma profissional de alta tecnologia que consegue lidar com quase tudo – exceto o mundo exterior devido a um trauma familiar.

Esta noite é especialmente movimentada. No momento em que Sherman e Lev chegam, a Enfermeira já fez o check-in de uma assassina francesa sensual (Sofia Boutella) e de um negociante de armas narcisista (Charlie Day). Ela fica sabendo que o proprietário, o próprio The Wolfking, e seu filho volátil Crosby (Zachary Quinto) estão a caminho do hospital. Além disso, há uma policial ferida, Morgan Daniels (Jenny Slate), implorando para a enfermeira levá-la para dentro. A chegada de Morgan obriga a enfermeira a quebrar suas próprias regras.

Todos os “hóspedes” do “hotel” possuem codinomes que remetem às suas suítes. Nos anos 20, quando o Hotel Artemis ainda era um hotel, cada suíte era batizada com o nome de um local popular para se passar as férias, sendo assim, Sherman vira Waikiki pois divide a suíte com seu irmão, Honolulu, a assassina francesa é Nice, o chefão é Niagara, e o arrogante metido a besta é Acapulco. Compromisso em garantir o anonimato, afinal, estamos lidando com bandidos aqui. Ninguém vai parar no Hotel Artemis por acaso.

Sterling K. Brown disse sobre o filme: “É simultaneamente noir e futurista; engraçado, mas com melancolia. Estamos em um ambiente interessante que revela que nem todos os criminosos são criados iguais.”

O filme é curto, não é cansativo. Seus vilões são um tanto fracos, mas as cenas de ação são divertidas e cheias de atitude. O destaque vai para sedutora Sofia Boutella enfrentando um monte de caras em seu lindo vestido vermelho e suas botas sem salto.

As regras do Hotel Artemis 10 são: 1. Enquanto estiver nas dependências, não lute ou mate outros pacientes. 2. Nenhuma palavra ou ação desrespeitosa contra o pessoal do Hotel Artemis. 3. Nenhuma arma de qualquer tipo é permitida. 4. As filiações devem ser pagas integralmente e antecipadamente. 5. Os membros anteriores, mas com pagamentos vencidos, não serão admitidos 6. Nenhuma fotografia ou vídeo é permitido. 7. Sem comida ou bebida de fora. 8. Absolutamente nenhum visitante. 9. Se for constatado que um membro tenha comprometido ou levado a um comprometimento de localização, a associação será revogada. 10. As regras do Hotel Artemis são finais e não negociáveis.

Por ser um filme relativamente curto, suas muitas questões acabam sem tanto aprofundamento, mas vale apontar que Hotel Artemis tem lá suas ambições. Ele une elementos de sarcasmo, sangue, aventura, thriller policial, ficção científica e até uma pitada de romance. Não espere uma obra prima, mas vá ao cinema de cabeça aberta, podendo se divertir com a história criativa, simpatizar (ou não) com bandidos, aquecer o coração com Dave Bautista (querido Drax) e ainda sair da sessão pensando em questões como o amor dos norte americanos pelas armas, seu descaso com o meio ambiente, a sua arrogância perante o resto do mundo… e tudo isso num filme divertido e com um bom elenco multiétnico!

Hotel Artemis

Nome original: Hotel Artemis

Elenco: Jodie Foster, Sterling K. Brown, Sofia Boutella, Jeff Goldblum, Brian Tyree Henry, Zachary Quinto, Dave Bautista

Gênero: Ação, Crime, Thriller

Produtora: The Ink Factory, Marc Platt Productions, Point of No Return

Distribuição: Diamond Films

Direção: Drew Pearce

Tags

Veri Luna

Veri Luna é fotógrafa, videomaker, formada em pedagogia e audiovisual, ama cinema, livros, comida e gatos.

Matérias Relacionadas

Close