Filmes

Musicais: Dreamgirls – Em Busca de um Sonho, 2006

Detroit, década de 60. Curtis Taylor Jr. é um vendedor de carros que sonha em deixar seu nome marcado no mundo da música. Ele deseja abrir sua própria gravadora, mas ainda não tem o formato e o produto certo para vender ao público. Curtis encontra o que procura ao conhecer o grupo The Dreamettes, formado pelas cantoras Deena Jones, Lorrell Robinson e Effie White. Elas se apresentam em um show de talentos local, usando perucas baratas e vestidos feitos em casa. Suas vidas mudam quando Curtis, já seu agente, consegue que elas façam o backup do show de James “Thunder” Early, o pioneiro de um novo som em Detroit. Posteriormente o grupo alça voo solo, mudando de nome para The Dreams. Porém, Curtis sabe que para alcançar o sucesso o grupo precisará apostar na beleza provocante e tímida de Deena, mesmo que tenha que deixar de lado a voz potente de Effie.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-60581/

Dreamgirls estreou na Broadway em 1981, e embora tenha feito um relativo sucesso, o musical só virou filme em 2006.

Em Dreamgirls – Em Busca de um Sonho acompanhamos a história de três aspirantes a cantoras, Deena (Beyoncé Knowles), Lorrell (Anika Noni Rose) e Effie (Jennifer Hudson) e de Curtis Taylor (Jamie Foxx), que sonha em produzir uma banda. O filme começa mesmo quando os quatro personagens se encontram e Curtis resolve produzir as meninas, batizadas de The Dreamettes.

A voz mais potente do grupo é a de Effie, mas ela não está exatamente dentro dos padrões de beleza vigentes e por isso, Curtis decide dar mais destaque a Deena, que é a mais bonita das três.

Anika Noni Rose, Beyoncé Knowles e Jennifer Hudson em cena do filme

Dreamgirls é inspirado nas bandas femininas de R&B, muito populares nos anos 60. Embora ninguém tenha certeza absoluta, os boatos dizem que a história seria parecida com a das Supremes e da cantora Diana Ross, mas muitas outras personalidades famosas podem ser reconhecidas na história como James Brown e Jackie Wilson.

De qualquer maneira, não existe nenhum filme com a história oficial das Supremes, então Dreamgirls – Em Busca de um Sonho é o mais perto que temos e é muito interessante conhecer uma história da qual sabemos pouco, uma vez que nem a banda, nem a carreira solo de Diana Ross são tão conhecidas nos dias de hoje.

Dreamgirls – Em Busca de um Sonho tem no elenco apenas atores negros, o que torna o musical quase único (o outro musical que tem um elenco só de atores negros é a versão para a Broadway de O Rei Leão) e muito realista, já  que o filme retrata os anos de ouro da Motown, uma gravadora criada nos anos 60, que produzia apenas artistas negros. Além das Supremes, a Motown também lançou o Jackson Five, Marvin Gaye, Stevie Wonder, The Temptations e mais recentemente, Bruno Mars. Só a ideia de uma gravadora que lançava apenas artistas negros, nos anos 60, já é muito moderna.

O elenco é composto majoritariamente de atores negros

Muito mais do que protagonistas negros, Dreamgirls – Em Busca de um Sonho tem como estrela uma personagem que está completamente fora dos padrões. Effie White, a melhor cantora das Dreamettes é gorda e considerada “descuidada” pela maioria das pessoas. No entanto, Effie é dona da voz mais poderosa do grupo e embora seja a mais talentosa, ela é colocada de lado pela beleza de Deena.

O filme também fala sobre amizade e como o sucesso pode corromper algumas pessoas, uma vez que assim que as meninas se tornam mais populares, elas passam a brigar e a inveja se instaura no grupo, as traições se tornam inevitáveis.

Dreamgirls – Em Busca de um Sonho se passa no começo dos anos 60, e o figurino é especialmente bonito e realista. Além disso, o filme usa e abusa de maquiagens e penteados que nos remetem a década.

Eddie Murphy e Danny Glover em cena do filme

O longa também tem um grande elenco, com nomes famosos como Jamie Foxx (que mais tarde, estaria no remake de Annie, também um musical), Eddie Murphy, em um papel bem diferente dos de sua carreira (e sim, ele canta), Danny Glover e Beyoncé Knowles no seu papel mais famoso no cinema. O elenco ainda conta com Anika Noni Rose, que fez a voz da Princesa Tiana em A Princesa e o Sapo e Jennifer Hudson, saída do Reality Show American Idol e com certeza, a estrela do filme.

O longa usa as músicas compostas para o musical, e entre elas estão Love You I Do, Family, Dreamgirls, Heavy, Patience, When I First Saw You, Listen, Hard to Say Goodbye e a mais famosa do musical, And I’m Telling You I’m Not Going, cantada por Jennifer Hudson.

Dreamgirls – Em Busca de um Sonho foi indicado a a seis Oscars (na categoria de Melhor Canção Original o filme teve três indicações), levando para casa os Oscars de Melhor Mixagem de Som e de Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Hudson. O musical foi indicado a treze Tonys e ganhou seis, entre eles Melhor História de um Musical, Melhor ator, melhor atriz e melhor ator coadjuvante em musical. O musical também ganhou homenagem na série Glee, famosa por fazer diversas referências a Broadway.

Amber Riley na montagem de Londres

Em 2013, outro musical sobre a gravadora Motown chegou à Broadway, com o nome de Motown – The Musical. Já Dreamgirls estreou em 2016, no West End em Londres, com Amber Riley (de Glee) no papel de Effie White.

Dreamgirls – Em Busca de um Sonho usa de músicas para contar muito mais que uma história real, mas a história de uma época.

Tags
Mostrar Mais

Fernanda Cavalcanti

Formada em cinema, apaixonada por literatura, divide seu tempo livre entre ler, escrever e dançar. Gosta especialmente de terror, mas lê/assiste de tudo. Também escreve para o blog Além da Toca do Coelho.

Matérias Relacionadas

Close