Imagem e Palavra, novo filme de Jean-Luc Godard
No seu novo filme, Imagem e Palavra, Jean-Luc Godard usa de imagens e edição para refletir sobre o cinema, sem deixar de fora aspectos políticos e sociais.
Cinema
Godard sempre foi interessado no cinema de uma maneira geral, mas em Imagem e Palavra, ele vai mais fundo nisso. O diretor usa de imagens de diversos filmes para, dessa maneira, falar sobre a arte do cinema.
São usados diversos filmes, entre eles Um Cão Andaluz, de Luis Buñuel e O Pequeno Soldado, do próprio Godard. Assistimos cenas e diálogos que não batem, que nem sempre estão sincronizados.
Além disso, em diversos momentos, parece que estamos, de fato, acompanhando a montagem de um filme. Embora muitas das cenas pareçam não fazer sentido, as imagens que aparecem tem ligação entre elas. Assistir Imagem e Palavra é como assistir a edição de um filme.
Aspectos políticos
Como é comum nas obras de Godard, Imagem e Palavra também traz aspectos políticos. O diretor fala sobre desigualdade social e sobre os conflitos no mundo árabe.
Tudo isso, assim como o filme inteiro, é passado de maneira não muito clara e nem sempre compreensível. Na realidade, tudo no filme é uma grande interpretação.
É possível entender o que Godard quer dizer com seu filme, mas Imagem e Palavra tem alguns problemas. O primeiro deles é o fato de ser extremante hermético e, consequentemente, não para todos os públicos. Essa sensação fica ainda maior porque algumas das coisas que são faladas não recebem legenda, a pedido do próprio diretor.
Quem está acostumado com filmes hollywoodianos e mais dentro dos padrões, certamente não vai gostar deste. Provavelmente essa era a intenção de Godard quando fez o filme, mas até que limite é razoável fazer um filme que pouquíssimas pessoas vão apreciar ou mesmo entender?
Aspectos técnicos de Imagem e Palavra
É muito difícil analisar os aspectos técnicos de Godard, porque todas as imagens do filme são de outros filmes, e, portanto não são de sua autoria. Pode-se analisar a maneira como o diretor uniu as imagens e ele de fato o faz de uma maneira interessante, mas também cansativa.
Imagem e Palavra começa intrigante, mas como repete muitas de suas técnicas, acaba se tornando parado e por isso, é difícil manter a atenção do espectador durante 1h34.
A impressão que passa é que, embora Godard tenha o costume de fazer filmes nesse estilo e que nem sempre são compreensíveis a todos os públicos, é que em Imagem e Palavra o diretor se apoiou no fato de ter um nome grande no cinema e por isso fez um filme que só tem sentido completo para ele.
Talvez Imagem e Palavra agrade os fãs de Godard que gostam dos seus filmes mais recentes, mas com certeza vai decepcionar o público que espera um filme do diretor como os da década de 60.
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