Imagine: crescendo com o meu irmão John Lennon

Lennon do ponto de vista de Julia Baird

Escrito por Julia Baird, meia-irmã de John Lennon, Imagine: crescendo com o meu irmão John Lennon é um retrato íntimo da juventude do ex-beatle e de suas relações com sua complicada família.

Quem é Julia Baird?

Nascida em 5 de março de 1947, filha de Julia Lennon e Bobby Dykins, é a primeira filha do casal – que em 1949, teria mais uma filha, Jacqueline, mas é meia-irmã, por parte de mãe, de John Lennon. Julia Lennon e Bobby viviam juntos, mas não eram casados, já que, nessa época, a moça ainda era casada com o pai de John, Alfred Lennon, um marinheiro que fazia visitas eventuais a Liverpool.

Quando sua filha mais velha tinha nove anos, em 1958, Julia Lennon morre e como ela e Bobby não eram casados, quem ficou com a guarda das filhas Julia e Jacqueline foram Harriet, que era irmã de Julia Lennon, e Mimi, a tia que criou John, junto de seu marido, Norman Birch.

Julia se tornou professora e em 1968 se casou com Allen Baird, de quem ela escondeu seu histórico familiar. O casal teve três filhos, Nicholas, Sara e David. Além de Imagine: crescendo com meu irmão John Lennon, Julia também escreveu John Lennon, My Brother, com Geoffrey Giuliano.

Julia Baird, autora de Imagine
Julia Baird

A vida com John Lennon

O grande chamariz deste livro é a proximidade da autora com Lennon, o que pressupõe que ela tem informações sobre o músico que poucas pessoas teriam. Isso é mais ou menos o que acontece no livro.

Imagine: crescendo com o meu irmão John Lennon é focado na infância de Julia e adolescência de John, quando ele vivia com a tia Mimi e frequentava a casa da mãe e eventualmente passava a noite lá. Julia de fato tem muita coisa para contar e todas elas dizem respeito a convivência e a vida doméstica que a família tinha, com ou sem a presença de John.

É interessante acompanhar a adolescência de Lennon do ponto de vista de sua irmã mais nova, que em muitos momentos o vê como herói, mas nem por isso foge de assuntos um pouco mais espinhosos. Embora seja um ídolo, Lennon era uma pessoa e foi um adolescente comum, que cometia erros.

Imagine não é, no entanto, uma biografia extremamente cuidadosa. O livro não cobre, por exemplo, toda a vida de Lennon e nem tem muita preocupação em falar sobre a carreira do ex-beatle, mas é justamente esse o charme da obra, já que uma biografia de Lennon pode ser encontrada em qualquer lugar, mas um retrato da sua vida em família acaba sendo um pouco mais raro.

John Lennon com os primos e a irmã, Julia
John Lennon com os primos e a irmã, Julia

Os segredos de família em Imagine

John e Julia vêm de uma família complicada, que é cheia de segredos. Ele é filho de Julia Lennon com seu primeiro marido, Alfred, um marinheiro que conheceu a esposa durante uma passagem por Liverpool e que só voltou a vê-la quando John já tinha nascido, e depois passou anos sumindo e reaparecendo na vida do garoto. Julia Lennon deixou o filho para ser criado pela irmã, Mimi e também só reapareceu quando o menino era adolescente.

Julia nasceu quando sua mãe vivia com Bobby Dykins. Os dois não eram casados, mas isso não parecia um problema. Bobby no entanto, não queria que John vivesse com a família, por isso, ele só os visitava de vez em quando.

Quando Julia mergulha na sua infância e resgata seus momentos com John, ela também fala sobre a família dos dois, que era reprimida e cheia de segredos, e que não conseguia lidar com a espontânea e moderna, Julia Lennon. A autora descobre segredos e histórias que antes não conhecia e que mudam sua visão sobre sua mãe, seu pai e suas tias. O foco principal do livro é a relação de Julia e John, mas a obra tem outras tramas que chamam bastante atenção.

Aaron Taylor-Johnson como John Lennon em O Garoto de Liverpool
Aaron Taylor-Johnson como John Lennon em O Garoto de Liverpool
Na mídia

Imagine não foi publicado há tanto tempo, mas já serviu de inspiração para o filme O Garoto de Liverpool, que acompanha a juventude de John Lennon (interpretado por Aaron Taylor-Johnson) e que mesmo com um elenco que não tem tanta semelhança física com as pessoas reais, traz uma abordagem bem interessante da vida de Lennon e, eventualmente, dos outros Beatles.

Imagine: crescendo com o meu irmão John Lennon não é uma biografia no sentido mais clássico da palavra, mas quando fala sobre a família do músico, apela para o coração do leitor e traz um ponto de vista novo e diferente.

Nome Original: Imagine: crescendo com o meu irmão John Lennon
Autor: Julia Baird
Editora: Globo
Gênero: Música, Biografia, Não Ficção
Ano: 2007
Número de Páginas: 348

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar