Jogador Nº1
Baseado no livro de Ernest Cline, Jogador Nº1 é o novo filme de Steven Spielberg e se passa no ano de 2044, aonde a humanidade já esgotou diversos recursos e boa parte das pessoas passa seu tempo logado ao OASIS, um planeta virtual repleto de mundos e lugares diferentes e incríveis. Quando o criador do OASIS, James Halliday morre, ele deixa uma série de pistas para que os usuários encontrem um tesouro.
O protagonista de Jogador Nº1 é Wade Watts (Tye Sheridan), órfão de pai e mãe e que, como milhares de outros usuários, passa seu tempo procurando o tesouro de Halliday.
A ideia do livro já é por si só extremamente original, mas com o filme, as possibilidades para trabalhar o que está na obra original se tornam ainda maiores. Logo no começo, quando somos apresentados ao OASIS, Wade nos leva a diversos mundos dentro do sistema, todos feitos com computação gráfica e que fazem o telespectador sentir vontade de também estar dentro desse planeta.
A partir daí, o filme segue relativamente fiel ao livro, poucas coisas foram mudadas, certamente para funcionar melhor no formato de um filme.
O livro é repleto de referências aos anos 80, já que Halliday foi criança e adolescente na década, e ele mesmo colocou essas referências quando criou o seu mundo. O filme não só mantém, como multiplica isso. Há referências a Star Wars, King Kong, O Iluminado, e até ao próprio Jurasic Park, de Spielberg. Dessa maneira o filme funciona quase como o jogo que os personagens estão jogando, e deixa que o telespectador procure os Easter Eggs. Os mais aficionados certamente vão querer ver o filme mais de uma vez, para encontrar cada um dos detalhes.
Além disso, nos momentos em que os personagens estão com seus Avatares, as cenas são filmadas como um vídeo game, onde acompanhamos os personagens de costas, da maneira que se joga um jogo, tornando a sensação de estar dentro do OASIS ainda maior. Com a caça aos Easter Eggs e a câmera subjetiva típica de vídeo game, é muito fácil acreditar que você está de fato dentro do filme.
A trilha sonora se divide basicamente entre hits dos anos 80 e scores de clássicos do cinema, uma ótima forma de acompanhar a febre referente a década de 80 que ronda os dias de hoje. Mas em alguns momentos, parece que tentaram colocar músicas em todas as situações, na tentativa de encaixar o maior número possível de hits.
O elenco não tem grandes nomes, é composto basicamente de jovens adultos como Tye Sheridan (de X-men: Apocalipse), Olivia Cooke (de Bates Motel) e Lena Whaite (de Masters Of None). Mesmo o elenco mais velho, como Mark Rylance (de Ponte dos Espiões) e Simon Pegg (de Todo Mundo Quase Morto) não é composto por nomes muito conhecidos pelo público geral, mas o filme tem um roteiro tão forte e interessante que não precisa de uma grande estrela para atrair telespectadores.
No final das contas, Jogador Nº1 é um filme divertido e original, que parece perfeito para agradar quem leu o livro, quem já era nascido nos anos 80 e até mesmo as novas gerações.
Jogador Nº1 entra em cartaz no dia 29 de Março.
Jogador Nº1
Data de lançamento: 29 de março de 2018 (Brasil)
Elenco: Olivia Cooke, Letitia Wright, Tye Sheridan
Gênero: Ação, Aventura, Sci-Fi
Produtora: Warner Bros.
Direção: Steven Spielberg