CríticasFilmes

Limites, um road movie família movido por erva e animais resgatados

Quanto mais Laura (Vera Farmiga) tenta estabelecer limites em sua vida, mais rápido esses limites são ultrapassados. Seu filho de 12 anos Henry (Lewis MacDougall) está com problemas na escola de novo. Sua própria tendência a adotar gatos e cachorros abandonados ameaça devastar seu lar em Seattle. E seu telefone não pára de receber chamadas de seu pai distante Jack (Christopher Plummer) que ela se recusa a atender.

Aos 85 anos, Jack já ultrapassou limites demais. Apesar de seu charme, ele está sendo expulso de seu lar de idosos por delitos não especificados. Após uma vida de traições e desapontamentos, Laura não quer saber dele. Mas agora, como mãe solteira e pobre, Laura precisa de ajuda. Henry, que é socialmente estranho e sofre bullying, mas é sensível, esperto e engraçado, acaba de ser expulso do colégio. Ele usou seu talento artístico para desenhar o diretor da escola nu (e criativamente posando). Henry desenha muito bem, mas não é reconhecido. Laura quer colocá-lo numa escola particular, onde sua criatividade será cultivada e suas tendências excêntricas toleradas. Mas ela precisa do dinheiro das mensalidades.

Henry, Laura e alguns dos animaizinhos resgatados
Henry, Laura e alguns dos animaizinhos resgatados

Laura faz um acordo com seu pai: se ele ajudar com o pagamento da escola do neto, ela irá ajudá-lo a não ser jogado na rua e promete levá-lo até Los Angeles, onde ele ficará (relutantemente) com sua irmã, Jojo (Kristen Schaal). Laura tira férias de seu trabalho como assistente pessoal atormentada de uma mulher muito rica e exigente (Emily Holmes) e confia seu zoológico de órfãos a um colega de trabalho apaixonado (Yahya Abdul-Mateen II) para pegar a estrada com Jack e Henry no Rolls-Royce velho de Jack, que já perdeu sua licença para dirigir há tempos.

Jack é perito em manipular e enganar Laura descaradamente. Ele consegue logo a ajuda de Henry para cumprir a confusão paralela que ele planeja para essa viagem: entregar seu estoque de maconha para clientes ao longo da costa sem que Laura perceba. Apesar de amar sua mãe, Henry aceita o trabalho de “traficante assistente” com entusiasmo. Laura quer chegar o mais rápido possível em L.A., mas no caminho eles visitam os velhos amigos e sócios de Jack. A residência acolhedora e hippie de Stanley (Christopher Lloyd), um falsificador de obras de arte, e seu filho Jed (Halldor Bjarnason) suaviza um pouco o coração de Laura. Ciclistas, punks, fazendeiros e até monges de um monastério budista fazem negócio com Jack. Por um lado, Jack está ensinando Henry a mentir para sua mãe e a infligir a lei. Por outro, ele está dando uma atenção de avô necessária a um menino cujo próprio pai declinou há anos.

Christopher Plummer é Jack, o avô desnaturado de Henry
Christopher Plummer é Jack, o avô desnaturado de Henry

A última parada de Jack é na casa de Joey (Peter Fonda), um traficante aposentado e rico. Enquanto Joey e Jack relembram os bons tempos, a casa é invadida por assaltantes armados, porém desastrados, que são afugentados pelo resgate audacioso de Laura. O episódio assustador digno de comédia pastelão reforça os laços que crescem entre Laura, Henry e Jack.

O filme é leve e gostoso de assistir. Vera Farmiga está linda como sempre, mesmo com xixi de gato na jaqueta jeans. Christopher Plummer está inteirão em seus 88 anos, sempre charmoso e competente. As participações especiais são ótimas e abraçam o coração do espectador. Christopher Lloyd (o querido Doc de De Volta para o Futuro) aparece pouco, mas arranca sorrisos! E Peter Fonda, que parece estar interpretando um Jack Nicholson aposentado? Demais…

Christopher Lloyd e Christopher Plummer
Christopher Lloyd e Christopher Plummer

Limites é um filme autobiográfico da diretora e autora Shana Feste, que resolveu externalizar a raiva que sentiu do pai por anos ausente em sua vida, de forma leve e poética em um filme que se não fosse pela maconha abundante, seria uma ótima sessão da tarde.

“Durante toda a minha carreira me disseram para nunca incluir animais, crianças e água nos meus roteiros. Eu joguei esse conselho pela janela quando escrevi “Limites” e nunca estive mais feliz.” Shana faz parte de uma equipe de voluntários para amamentar pequenos cães e gatos e sempre salvou animais pelas ruas, e assim como sua personagem alter ego, a maior felicidade de Shana no fim do dia é deitar numa cama com oito cães!

Limites

Nome original: Boundaries

Elenco: Vera Farmiga, Christopher Plummer, Lewis MacDougall, Christopher Lloyd, Yahya Abdul-Mateen II, Bobby Cannavale, Peter Fonda

Gênero: Comédia, Drama

Produtora: Automatik Entertainment, Oddfellows Entertainment, Stage 6 Films

Distribuição: Sony Pictures

Direção: Shana Feste

Tags
Mostrar Mais

Veri Luna

Veri Luna é fotógrafa, videomaker, formada em pedagogia e audiovisual, ama cinema, livros, comida e gatos.

Matérias Relacionadas

Close