Longa Jornada Noite Adentro, um noir em 3D

Em Longa Jornada Noite Adentro, Luo Hongwu (Huang Jue) volta à sua cidade natal para procurar Wan Qiwen (Tang Wei), uma mulher misteriosa com quem ele passou bastante tempo há 20 anos. Luo, então, começa a relembrar os momentos que teve com Wan.

Noir

Pode-se dizer que Longa Jornada Noite Adentro é dividido em duas partes. Na primeira, Luo está a de procura de Wan e, na segunda, ele relembra os momentos que os dois tiveram juntos.

A primeira parte funciona mais ou menos como um filme noir, afinal, quase todos os aspectos do gênero estão lá. Luo parte em uma investigação, conversa com pessoas que já conhecia e algumas que lhe são apresentadas ao longo do filme. Essas pessoas vão lhe dando diversas informações em relação a Wan e Luo prossegue sua busca. A ideia dessa mulher misteriosa, que é motivo de tanta adoração, também é uma figura comum em filmes noir.

Huang Jue e Tang Wei em cena do filme Longa Jornada Noite Adentro
Huang Jue e Tang Wei em cena do filme

Claro que isso não é feito de uma maneira clássica, como nos filmes americanos, mas o básico está ali e isso prende o público por algum tempo.

Surreal

A segunda parte do filme, no entanto, é bem diferente da primeira e pode ser definida como onírica. Quando Luo lembra de Wan, ele o faz quase como se fosse um sonho.

Isso também faz da segunda parte um tanto quanto confusa, como os sonhos em sua maioria são. Isso pode agradar quem gosta de filmes que não seguem uma linha temporal, mas pode desagradar e confundir o resto da audiência.

No filme, Luo procura por Wan
No filme, Luo procura por Wan

Longa Jornada Noite Adentro vai se tornando cada vez mais surreal e mais complicado de manter a atenção.

Aspectos técnicos de Longa Jornada Noite Adentro

O mote do filme é certamente interessante, embora a trama se enrole no meio do caminho. Por outro lado, em relação aos aspectos técnicos Longa Jornada Noite Adentro é interessante.

A primeira parte do filme é em 2D, mas a partir da segunda, depois do momento em que Luo entra em um cinema 3D, o filme que assistimos também vira 3D, nos convidando a ver o mundo a partir dos olhos de Luo.

Longa Jornada Noite Adentro funciona mais ou menos como um filme noir
Longa Jornada Noite Adentro funciona mais ou menos como um filme noir

Esse é sem dúvida, um diferencial, que torna o filme mais curioso. É claro que a parte 3D não é um 3D de um filme de ação ou de aventura, e por isso podemos notar o 3D só em alguns momentos.

Gosta de filme noir?

O filme também consegue misturar muito bem o escuro, que combina com a sua trama, e o colorido, que aparece em algumas cenas. Tudo isso funciona muito bem e deixa a parte estética de Longa Jornada Noite Adentro muito bonita.

O filme Longa Jornada Noite Adentro mistura tons escuros e coloridos
O filme mistura tons escuros e coloridos

De uma maneira geral, o filme tem uma boa trama, mas é longo e deixa o espectador com a sensação de que a obra é maior do que de fato é e por isso, é muito fácil perder o embalo.

Longa Jornada Noite Adentro entra em cartaz no dia 9 de maio.

Longa Jornada Noite Adentro

Nome Original: Di qiu zui hou de ye wan
Direção: Bi Gan
Elenco: Huang Jue, Tang Wei, Sylvia Chang, Lee Hong-Chi, Yongzhong Chen
Gênero: Drama
Produtora: CG Cinéma
Distribuidora: Zeta Filmes
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar