Los Silencios, a vida de uma família imigrante

Los Silencios tem como pano de fundo a situação dos refugiados, mas ao longo do filme percebemos que essa é uma questão muito importante na trama.

Amparo (Marleyda Soto) chega com os dois filhos Nuria (María Paula Tabares Pena) e Fabio (Adolfo Savinino) à pequena ilha que fica entre a Colômbia, o Brasil e o Peru.

Lá, o marido dela (Enrique Diaz), que estava misteriosamente desaparecido, em razão dos conflitos na Colômbia, reaparece.

Nuria em Los Silencios
Nuria

A situação dos refugiados

Amparo sai da Colômbia fugindo do conflito que se instala em seu país natal, mas mais do que isso, a família está sofrendo ameaças devido ao envolvimento do pai com os conflitos.

Quando ela chega à ilha, acompanhamos Amparo nas diversas atividades que ela tem que realizar para se tornar uma imigrante legal. Primeiro ela precisa comprovar que seu país está em conflito e que ela e sua família correm risco de vida. Amparo deseja receber uma indenização pelo desaparecimento do marido, mas como nenhum corpo foi encontrado, ela tem dificuldade para resolver esse problema também.

Logo ela consegue matricular Fabio na escola, mas não tem dinheiro para comprar os uniformes. A família, então, começa a sofrer preconceito na ilha onde estão morando porque são imigrantes. Los Silencios dá uma boa noção de como é a vida de um imigrante.

Los Silencios se passa em uma pequena ilha entre a Colômbia, o Brasil e o Peru
Los Silencios se passa em uma pequena ilha entre a Colômbia, o Brasil e o Peru

Os silêncios

Los Silencios é, de fato, um filme de silêncios. O longa é, de uma maneira geral, bem silencioso. Nuria, a filha de Amparo, quase não fala durante a trama e isso é bem importante.

Os silêncios ao qual o título se refere são os que estão dentro da casa e da família. Nuria não emite nenhuma palavra, assim como o pai, recentemente encontrado. Na maioria das cenas, Amparo parece que está falando sozinha. Mesmo quando dá ordens a Fabio, ela é, na maioria das vezes, ignorada.

O filme tem planos não tão usuais
O filme tem planos não tão usuais

O silêncio é um fator comum nas relações humanas, mas parece que na família retratada, ele é ainda maior. Amparo culpa o marido, ao mesmo tempo que se culpa, pela necessidade de sair do seu país de origem, mas em momento nenhum, ela coloca isso para fora. Assim como Nuria que vê a aflição da mãe e a personalidade do pai, mas também não intervém em nada.

Aspectos técnicos de Los Silencios

Este não é um filme que se atém muito à sua produção, mas ele é bem feito. Boa parte dele é bem escura, especialmente no começo, quando Amparo e seus filhos acabaram de chegar à ilha e não conhecem nada. A sensação do espectador é a mesma da família.

Amparo e a família
Amparo e a família

No entanto, o filme vai ficando mais claro com o tempo e Amparo vai se sentindo cada vez mais em casa na ilha. Um dos momentos mais bonitos, em termos estéticos, é quando vários personagens usam roupas e maquiagens fosforescentes, o que dá um grande contraste com o começo do filme.

Os planos também são bem diferentes do que estamos habituados. Em um deles, vemos a parte de trás da cabeça de Nuria e a cena que se desenrola à frente dela, como se ela, assim como nós, também fosse uma espectadora. Em outra, vemos só os pés da menina, em um porto, enquanto ela brinca com um io-iô.

Marleyda Soto e Enrique Díaz em cena do filme
Marleyda Soto e Enrique Díaz em cena do filme

A trama, que no começo pode parecer um pouco parada, na verdade é bem interessante e prende o público. O filme fala de aspectos reais, como a imigração, mas também tem detalhes fantásticos, e consegue usar de um elemento para falar do outro.

O filme também tem uma história bem contada e um final que é ligeiramente surpreendente. Los Silencios entra em cartaz no dia 11 de abril.

Los Silencios

Nome Original: Los silencios
Direção: Beatriz Seigner
Elenco: Marleyda Soto, Enrique Diaz, María Paula Tabares Peña
Gênero: Drama
Produtora: Miríade Filmes, Enquadramento Produções, Ciné-Sud Promotion, DíaFragma Fábrica de Películas
Distribuidora: Vitrine Filmes
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar