Luther: O Cair da Noite
Luther é um detetive brilhante que possui um comportamento obsessivo, possessivo e muitas vezes perigoso, que teve 5 temporadas, de dois a seis episódios, exibidos entre 2010 e 2019 (eu mesmo acho que só assisti as três primeiras). Engraçado a Netflix realizar um filme de Luther, sendo que a produção não consta mais em seu catálogo, o que pode dificultar o acesso de um novo público, já que a história não introduz o personagem, nem o que ocorreu com ele entre o final da série e o começo do filme.
Mas existe um assassino em série torturando e matando diversos jovens, enquanto chantageia outras pessoas. O enredo não se preocupa com os clichês do gênero de ação e o diretor Jamie Payne brinca com a cartilha, colocando o protagonista fugindo da prisão de maneira sagaz, seguindo na caça ao vilão, à medida que a policial encarregada do caso também está atrás de Luther. Suspense, mistério e ação na medida certa, com mais uma ótima atuação de Idris Elba, uma presença marcante de Andy Serkis, que se diverte no papel, além de Cynthia Erivo e Dermot Crowley.
Mesmo que pouco acessível para novos fãs, o filme ainda pode arrebatar curiosos de primeira viagem, já que Luther: O Cair da Noite entrega um filme redondinho, bem feito e com aquela cara boa do cinema dos anos 1990.