Mau-Olhado
O terror dos relacionamentos abusivos
Usha Khatri (Sarita Choudhury) vive na Índia com o marido, Krishnan (Bernard White), mas está sempre preocupada com sua filha, Pallavi (Sunita Mani), que vive nos Estados Unidos. Pallavi tem 29 anos e ainda não está casada, o que na visão de Usha, é um problema.
Até que Pallavi conta para sua mãe que ela está namorando Sandeep (Omar Maskati), que parece ser o homem perfeito. Quando Usha fala com Sandeep pela primeira vez, no entanto, ela se convence que Sandeep está relacionado a um momento sinistro do seu próprio passado.
Relação mãe e filha
Mau-Olhado tem como ponto de partida a relação entre Usha e sua filha, Pallavi. Usha vive na Índia e ainda baseia muito de suas ideias nos costumes indianos, ela acredita, por exemplo, que a filha deve se casar o mais rápido possível, uma vez que já tem 29 anos. Pallavi nasceu e mora nos Estados Unidos, e já vive através de costumes mais modernos, ela trabalha, visa uma carreira e não pensa em se casar tão cedo.
Mesmo assim, Usha tenta marcar encontros para a filha o tempo todo, na expectativa de que ela encontre um marido perfeito. É assim que Pallavi conhece Sandeep, já que ela vai em um encontro às cegas, onde o rapaz que ela deve encontrar não aparece, mas Sandeep está na cafeteria e os dois começam a conversar.
Fica claro que a relação entre Usha e Pallavi é de muito amor, mesmo que muitas vezes Usha soe errada e tenha ideias um pouco antigas, o filme até implica que Usha faz tudo que é possível para que Pallavi não passe por situações difíceis pelas quais ela própria passou e que muitas vezes suas posições enfáticas vem daí.
Relacionamentos abusivos
Mas o grande tema de Mau-Olhado são os relacionamentos abusivos e, mais especificamente, a violência contra a mulher. Quando o filme começa Pallavi é uma moça solteira que eventualmente vai a alguns encontros, mas assim que ela conhece Sandeep, ela se apaixona quase que imediatamente. Sandeep, de fato, parece perfeito no começo, ele é divertido, inteligente, carinhoso, bonito e tem potencial para agradar a família de Pallavi porque também é de origem indiana.
Usha, no entanto, não gosta de Sandeep assim que fala com ele ao telefone, a mulher logo passa a acreditar que o novo namorado da filha tem uma relação com um homem que faz parte do seu passado. A princípio, isso parece loucura da mãe, que é apresentada como superprotetora desde o começo, mas as pistas vão sendo dadas aos poucos e elas estão muito mais próximas da vida real do que da fantasia.
A partir daí assistimos Sandeep em uma série de ações que são constantemente citadas quando se fala em sinais de um relacionamento abusivo: ele quer que Pallavi pare de trabalhar e viva do dinheiro dele, acha ruim quando ela recusa um par de brincos e vemos sua mão se fechar em formato de um soco, ele passa a controlar a vida de Pallavi cada vez mais e segue repetindo que faz isso “para o bem dela”. Para Usha, esses são claros sinais de alerta, e ela resolve pesquisar o passado do genro, descobrindo que nenhuma das ex-namoradas de Sandeep sequer quer falar sobre ele, o que também é um sinal de alerta.
Mas e o terror?
Mas Mau-Olhado é um filme de terror, onde exatamente o gênero se encaixa? A ideia do longa é usar o terror para falar de problemas reais, que podem, eventualmente, ser mais assustadores do que alguma trama sobrenatural. Embora Mau-Olhado use de elementos não realistas, o grande terror aqui é o relacionamento abusivo.
No entanto, é exatamente aqui que se concentra o grande problema de Mau-Olhado, ele não é um filme assustador e nem é misterioso para que possa se encaixar no gênero do suspense, não existe, por exemplo, nenhuma surpresa na trama, o filme não questiona as opiniões de Usha, por isso, o telespectador tem quase certeza desde o começo do filme, que Sandeep de fato tem relação com o passado da sogra.
Claro que o filme traz à tona temas que são muito mais assustadores do que o que normalmente vemos em filmes de terror, mas seria interessante que a trama pudesse misturar melhor o terror da vida real com o terror fantasioso, já que apesar de ser inteligente, o filme muito possivelmente não vai agradar quem espera um terror no sentido mais clássico da palavra.
Aspectos técnicos de Mau-Olhado
O roteiro de Mau-Olhado é bem pensado, mas infelizmente se perde no caminho. A questão é que o filme é um filme de terror que se propõe a falar de questões da vida real através de tramas fantasiosas, na expectativa de se tornar uma espécie de terror social, mas o longa tem pouco terror, embora fale com bastante clareza sobre relacionamentos abusivos e violência contra a mulher.
É interessante que esse seja um filme protagonizado por mulheres, e que tem como personagens principais duas mulheres bem diferentes que ainda assim possam passar pela mesma coisa. Aqui o problema é muito maior do que um karma familiar, já que Mau-Olhado não só reflete uma questão séria, como também deixa claro que mesmo mulheres independentes, como Pallavi, podem ser vítimas de um relacionamento abusivo.
As atuações de Sunita Mani e Sarita Choudhury são fortes e seguram o longa e Omar Maskati, que interpreta Sandeep, circula bem entre as duas personalidades de seu personagem.
A ideia de Mau-Olhado é bem instigante e o filme ensaia uma espécie de terror que aborda questões importantes para a sociedade e que precisam ser debatidas e exterminadas, o longa, no entanto, não entrega tudo que promete e embora seja um bom passatempo, pode decepcionar. Mau-Olhado está disponível na Amazon Prime Video.