Megarrromântico, uma piada com as comédias românticas

Megarrromântico é um dos mais novos lançamentos da Netflix. Natalie (Rebel Wilson) é uma jovem arquiteta que não acredita no amor e que acha que os filmes de comédia romântica apenas repetem bobagens para jovens mulheres.

Um dia, ela é assaltada no metrô e bate a cabeça em uma pilastra. Quando acorda no hospital, se vê presa em uma comédia romântica.

Rebel Wilson e Liam Hemsworth em cena do filme
Rebel Wilson e Liam Hemsworth em cena do filme

Clichês

Megarrromântico é um filme que faz piada com todo o gênero das comédias românticas. Para isso, ele começa como um filme que é o exato oposto dos filmes do gênero. Natalie é uma mulher que está fora dos padrões de beleza da sociedade. Ela não acredita em si mesma, e por isso, não consegue mostrar todo o seu potencial no trabalho e nem perceber quando alguém se interessa por ela.

Quando ela bate a cabeça e inexplicavelmente acorda em uma comédia romântica, começamos a ver todos os clichês típicos desses filmes. Ou seja, Nova York é maravilhosa; a protagonista sempre usa roupas incríveis; homens lindos começam a se interessar por ela depois de a verem apenas uma vez; um melhor amigo gay cheio de trejeitos aparece e ela se torna inimiga mortal de sua amiga no trabalho.

O filme usa de clichês das comédias românticas para desconstruir o gênero
O filme usa de clichês das comédias românticas para desconstruir o gênero

O diferencial de Megarrromântico é que ele também é, à sua maneira, uma comédia romântica. Ao mesmo tempo acompanhamos Natalie se relacionar com o seu chefe bonitão, Blake (Liam Hemsworth) – que é uma relação exclusiva do universo onde Natalie está presa – também acompanhamos sua relação com seu melhor amigo, Josh (Adam DeVine), que já existia antes de Natalie bater a cabeça. Megarrromântico é um filme que tira sarro de si mesmo, embora ele modernize algumas das ideias que aparecem em filmes do gênero.

Uma comédia romântica moderna

A diferença de Megarrromântico para outras comédias românticas já começa na escolha da sua personagem. Rebel Wilson é uma atriz conhecida por seus trabalhos em comédias. Ela não está dentro dos padrões de beleza de Hollywood. Tudo bem que a ideia por trás do filme é que uma mulher que normalmente não protagonizaria uma comédia romântica o faça, mas já é um diferencial.

E embora Liam Hemsworth e Priyanka Chopra pudessem certamente ser os protagonistas de uma comédia romântica, não é o que acontece aqui, já que mesmo o melhor amigo que está claramente interessado na protagonista – outro clássico das comédias românticas – é interpretado por Adam DeVine, que também é um comediante fora dos padrões de Hollywood. Megarrromântico dá o protagonismo para pessoas que normalmente são escaladas como figurantes engraçados, e isso é interessante.

Liam Hemsworth interpreta o interesse romântico da protagonista em Megarrromântico
Liam Hemsworth interpreta o interesse romântico da protagonista

A mensagem por trás do filme também é diferente. Natalie começa como uma mulher que não está buscando o amor. Ela quer crescer no trabalho. Ela só começa a procurar o amor porque imagina que essa é a única maneira de sair do universo alternativo onde ela está presa.

Mas em momento algum o filme reforça a ideia de que Natalie precisa de alguém para ser completa, ou que ela não é nada se não encontrar o amor da sua vida. Megarrromântico vai quebrando cada uma dessas ideias, dando a entender que Natalie por si só, se basta. Se ela tiver uma companhia, ótimo, mas isso não é uma necessidade. Dessa forma, o filme passa uma mensagem bem diferente.

Aspectos técnicos de Megarrromântico

Megarrromântico é um filme que tem uma proposta diferente. É uma comédia romântica que quer desconstruir o gênero e faz isso muito bem. O fato de modernizar alguns dos conceitos que as comédias românticas usam é só uma coisa a mais. A ideia do filme é passar uma mensagem diferente da que passamos a vida toda ouvindo.

Adam DeVine, Priyanka Chopra e Rebel Wilson em cena de Megarrromântico
Adam DeVine, Priyanka Chopra e Rebel Wilson em cena de Megarrromântico

Com a quebra de clichês, é quase como se a gente finalmente percebesse o quanto são absurdas as situações que os roteiros de filmes de comédia romântica nos apresentam à exaustão.

O filme também é bem divertido, o que não costuma acontecer em uma comédia romântica, que embora tenha alguns momentos engraçados é mais focada na história de amor que retrata. Nem poderia ser diferente, uma vez que o elenco tem diversos comediantes, como Adam DeVine, que é sempre divertido e Rebel Wilson, que é carismática e uma ótima escolha para a protagonista. Liam Hemsworth e Priyanka Chopra, que seriam o casal de protagonistas se o filme fosse uma comédia romântica clássica, funcionam muito bem nos seus papeis, e parecem dispostos a interpretar personagens que são propositalmente ridículos.

Adam DeVine como Josh e Rebel Wilson como Natalie em Megarrromântico
Adam DeVine como Josh e Rebel Wilson como Natalie

Gosta de filmes românticos?

É verdade que em determinados momentos o filme se torna um pouco didático, especialmente quando Natalie explica cada um dos clichês das comédias românticas e o espectador percebe que vai assistir tudo isso em alguns minutos, e que como as comédias românticas das quais o filme tira sarro, Megarrromântico não é um filme repleto de conteúdo ou interpretações diferentes, mas pelo menos é diferente e dá voz a outras pessoas para variar.

Megarrromântico está disponível na Netflix.

Megarrromântico

Nome Original: Isn't It Romantic
Direção: Todd Strauss-Schulson
Elenco: Rebel Wilson, Liam Hemsworth, Adam Devine, Priyanka Chopra, Betty Gilpin, Brandon Scott Jones
Gênero: Comédia, Fantasia, Romance
Produtora: BRON Studios
Distribuidora: Netflix
Ano de Lançamento: 2019
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar