Filmes

Musicais: A Chorus Line – Em Busca da Fama, 1985

Alunos de dança tentam uma vaga no musical Chorus Line, da Broadway. Para isso, terão de enfrentar centenas de concorrentes e o exigente diretor Zach.

Fonte: https://www.cineclick.com.br/chorus-line-em-busca-da-fama

A Chorus Line estreou na Broadway em 1975 e foi sucesso de crítica e público. Em 1985, o musical chegou ao cinema.

Em A Chorus Line – Em Busca da Fama acompanhamos um grupo de bailarinos que está fazendo teste para participar de um musical, que leva o nome, obviamente de A Chorus Line.

O filme fala sobre uma parcela do showbiz que não costuma ser retratada. Nós vemos muitos filmes que falam sobre atores ou cantores, mas, é raro ver filmes sobre dançarinos, ainda mais dançarinos que querem trabalhar especificamente na Broadway.

O musical fala sobre um grupo de dançarinos

Junto com isso, nós somos levados a todos os detalhes que fazem parte da vida de um pessoal que vive da arte. Primeiro, os dançarinos tem que enfrentar o diretor, Zach (Michael Douglas), que é exigente e uma pessoa difícil de lidar. Mais do que isso, Zach usa o teste para conhecer mais cada um dos candidatos e a partir daí, vamos descobrindo a personalidade e a vida deles. As histórias que ouvimos falam sobre a vida familiar, ou em alguns casos, a falta dela, sexualidade, amor, amizade e muitas outras coisas. O palco vira uma verdadeira sessão de terapia.

Entre eles está Cassie (Alyson Reed), que teve um relacionamento com o diretor e que mesmo assim, resolve fazer o teste.

O filme é repleto de coreografias

Além de falar sobre a história de vida de cada um, o filme também fala da paixão pela dança e de como é difícil viver de arte, seja ela qual for. Existem histórias sobre bailarinos que passam fome, pois não tem salário, de outros que vivem em uma dieta extrema para conseguir dançar e de muitos que se humilham em testes abusivos, na tentativa de uma vaga.

Mais do que isso, o filme fala sobre como mesmo com todas as adversidades e humilhações, a condição de artista se sobressai a tudo isso, ela é inerente àquelas pessoas, que preferem a incerteza de um salário nessa profissão, do que a certeza em outro trabalho.

Por se tratar de um filme sobre dançarinos, é natural que se espere muito das cenas de dança. Elas se resumem a coreografias ditadas pelo diretor e em algumas cenas, danças que evocam as memórias sobre qual cada personagem está cantando. O filme também conta com os atores cantando algumas músicas, entre elas estão I Hope I Get It, A Chorus Line: At The Ballet, Sing!, What I Did For Love, The Music and The Mirror e muitas outras, todas compostas para o musical da Broadway.

Alyson Reed em cena do filme

Na Broadway, A Chorus Line ficou em cartaz por quase quinze anos consecutivos e foi indicado a doze Tonys, levando nove.

Em 2006, o musical ganhou um revival e dessa vez foi indicado a dois Tonys. A Chorus Line é até hoje o musical de maior duração produzido originalmente nos Estados Unidos.

A Chorus Line – Em Busca da Fama é um musical que foca em um grupo que é normalmente deixado de lado, e nos apresenta ótimos números de dança e música.

Tags
Mostrar Mais

Fernanda Cavalcanti

Formada em cinema, apaixonada por literatura, divide seu tempo livre entre ler, escrever e dançar. Gosta especialmente de terror, mas lê/assiste de tudo. Também escreve para o blog Além da Toca do Coelho.

Matérias Relacionadas

Close